quarta-feira, 13 de março de 2013

ESCOLAS DE MIPIBU ESTÃO PROIBIDAS DE PEDIR MATERIAIS DIDÁTICOS AOS ALUNOS

As escolas municipais e centros de educação infantil de São José de Mipibu estão proibidas de solicitar aos pais de alunos materiais didático-pedagógicos. A determinação está na portaria 002/2013, assinada em 03 de fevereiro passado pela secretária municipal de educação Lúcia Martins.

A determinação se justifica pelo fato de que todas as escolas que possuem a partir de 50 alunos são contempladas com recursos do programa Dinheiro Direto na Escola, que devem ser utilizados para suprir as necessidades prioritárias da infraestrutura física e pedagógica do estabelecimento.

Dessa forma, apostilas, livros e lista de materiais didáticos não podem ser exigidas pelas escolas, tampouco fardamento escolar. Se isso ocorrer, a escola poderá ser punida.


terça-feira, 12 de março de 2013

SEMÁFOROS SÃO INSTALADAS NA BR 101 EM MIPIBU


Na manhã de hoje começaram a ser instalados na BR 101 em São José de Mipibu os semáforos previstos no projeto de duplicação da via.

fotos Catarina Pinheiro Franco

A antiga reivindicação dos moradores e autoridades representativas da cidade demorou para se concretizar. As placas de sinalização já estavam indicando a presença dos semáforos, mas os equipamentos ainda não estavam lá. Estavam previstos para meados de fevereiro passado e hoje foram instalados.


Os semáforos estão localizados no retorno próximo à indústria Coco e Cia e devem garantir uma passagem reorganizar o transito naquele trecho. Mais adiante nas imediações da rodoviária, uma passarela também atende à população afim de proporcionar uma passagem mais segura. Outra passarela seria necessária nas proximidades da indústria Inesmol, próximo ao Bairro Novo, mas não há previsão para a construção desta.

A BR 101 duplicada corta o trecho urbano da cidade por cerca de três quilômetros.

terça-feira, 5 de março de 2013

CÂMARAS MUNICIPAIS DA GRANDE NATAL FORMARÃO FEDERAÇÃO

As câmaras municipais da região metropolitana de Natal estão se preparando para fundar uma federação. Os presidentes das câmaras de Natal, Albert Dickson; Parnamirim, Rossano Taveira; São Gonçalo do Amarante, Geraldo Veríssimo; Macaíba, Gelson Lima; e Extremoz, Joaz Oliveira iniciaram, no início desta semana os diálogos pra tratar da formalização da entidade.

Divulgação
Rosano Taveira (Parnamirim),  Geraldo Veríssimo(São Gonçalo do Amarante), Albert Dickson (Natal) e Gelson Lima (Macaíba)
Na próxima semana ocorrerá uma reunião com os presidentes das outras câmaras municipais que integram a região Grande Natal. O presidente da Câmara de Natal, Albert Dickson argumenta que é preciso unir forças porque há muitos interesses e problemas em comum entre as Câmaras da Região Metropolitana que representam mais de 45% da população do estado.

sexta-feira, 1 de março de 2013

MIPIBU É PIONEIRA EM PROGRAMA DA SAÚDE. SECRETÁRIO ANUNCIA REFORÇO NA ÁREA


São José de Mipibu é o único município do estado que já está incluído no Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) e com isso, conseguiu reforçar a saúde municipal com a contratação de oito profissionais, entre médicos, dentistas e enfermeiros.

De acordo com o secretário de saúde do município, Alexandre Dantas, os profissionais trabalharão em regime de dois expedientes a partir desta sexta-feira (1º). "O município está sendo pioneiro nesta adesão, saindo na frente dos demais municípiosm uma vez que, em apenas duas semanas conseguimos concluir todo o processo de implantação do programa", explica.

Em todo o estado, 38 médicos, 24 enfermeiros e 28 dentistas foram selecionados para diversas cidades, mas o serviço só foi contratado até o momento em MIpibu. Este programa busca incentivar médicos recém-formados a trabalharem, por um ou dois anos, em municípios de maior necessidade e em periferias das grandes metrópoles.

o programa beneficia profissionais nas especialidades prioritárias do Ministério da Saúde e que optaram por atuar nas áreas mais necessitadas. Além disso, terão salários diferenciados, bônus para concursos de residência, supervisão e apoio aos profissionais.


Mipibu aderiu ainda a outros programas na área da saúde. Pelo PMAQ-CEO, receberá incentivo financeiro para melhorar o serviço odontológico especializado oferecido pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) como periodontia, canal, prótese e pequenas cirurgias. Alexandre Dantas explica ainda que já foi solicitada uma terceira equipe do NASF (Nucleo de Apoio à Saúde da família), com fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista, assistente social e mais uma do Programa Estratégia da Família que hoje conta com 16 equipes.

Alexandre Dantas (foto blog Deolhoemmipibu)

"Na mesma data também aderimos ao Programa Saúde na Escola, visando em primeiro lugar a assistência a saúde escolar e consequente captação de recursos", anuncia Alexandre Dantas, ressaltando que o abastecimento dos postos de saúde já está sendo realizado com a chegada de anticoncepcionais pela empresa Befam, que estava sem prestar o serviço desde setembro passado quando a gestão passada não renovou o contrato.

"Foram realizadas compras de medicamentos, impressos, material de expediente e de limpeza. A demora se deve aos trâmites burocráticos, mas mais de 90% dos insumos já estão disponíveis nas unidades de saúde", finaliza o secretário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...