São José de Mipibu é o único município do estado que já está incluído no Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) e com isso, conseguiu reforçar a saúde municipal com a contratação de oito profissionais, entre médicos, dentistas e enfermeiros.
De acordo com o secretário de saúde do município, Alexandre Dantas, os profissionais trabalharão em regime de dois expedientes a partir desta sexta-feira (1º). "O município está sendo pioneiro nesta adesão, saindo na frente dos demais municípiosm uma vez que, em apenas duas semanas conseguimos concluir todo o processo de implantação do programa", explica.
Em todo o estado, 38 médicos, 24 enfermeiros e 28 dentistas foram selecionados para diversas cidades, mas o serviço só foi contratado até o momento em MIpibu. Este programa busca incentivar médicos recém-formados a trabalharem, por um ou dois anos, em municípios de maior necessidade e em periferias das grandes metrópoles.
o programa beneficia profissionais nas especialidades prioritárias do Ministério da Saúde e que optaram por atuar nas áreas mais necessitadas. Além disso, terão salários diferenciados, bônus para concursos de residência, supervisão e apoio aos profissionais.
Mipibu aderiu ainda a outros programas na área da saúde. Pelo PMAQ-CEO, receberá incentivo financeiro para melhorar o serviço odontológico especializado oferecido pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) como periodontia, canal, prótese e pequenas cirurgias. Alexandre Dantas explica ainda que já foi solicitada uma terceira equipe do NASF (Nucleo de Apoio à Saúde da família), com fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista, assistente social e mais uma do Programa Estratégia da Família que hoje conta com 16 equipes.
Alexandre Dantas (foto blog Deolhoemmipibu) |
"Na mesma data também aderimos ao Programa Saúde na Escola, visando em primeiro lugar a assistência a saúde escolar e consequente captação de recursos", anuncia Alexandre Dantas, ressaltando que o abastecimento dos postos de saúde já está sendo realizado com a chegada de anticoncepcionais pela empresa Befam, que estava sem prestar o serviço desde setembro passado quando a gestão passada não renovou o contrato.
"Foram realizadas compras de medicamentos, impressos, material de expediente e de limpeza. A demora se deve aos trâmites burocráticos, mas mais de 90% dos insumos já estão disponíveis nas unidades de saúde", finaliza o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário