domingo, 18 de abril de 2010

CRECHINHA EM CRISE NO PAU BRASIL: Acusações contra diretora podem transferir estabelecimento

Por Cláudio Oliveira/fotos

A crechinha, que já existe há 12 anos no Pau Brasil pode ser transferida para um outro espaço do bairro. O motivo são acusações feitas num blog e num programa de rádio da cidade contra a Eliana Cardoso (foto), diretora da creche. Eliana foi acusada por aquele espaço ser alugado ao seu esposo Ciro Inácio e ela ser a diretora da creche. Por esse motivo, a promotoria pública teria ordenado que a prefeitura tomasse providências e Eliana teria que escolher se prefere continuar na direção ou o espaço alugado.
Até hoje não foi notificado nenhuma irregularidade que condene Eliana à frente do estabelecimento.

A creche funcionando próximo à sua casa, possibilitou que trabalhos, além do que a prefeitura executa, pudessem ser feitos pela diretora com a ajuda do marido, como o parquinho que as crianças e mães adoram e novas salas construídas com recursos do casal. Segundo Eliana, a conta de energia também é paga por Ciro e neste ano não foi pago einda nenhum mês de aluguel.

A creche começou com um trabalho voluntário, enquanto brinquedista da Pastoral da Criança, Eliana aprendeu a reciclar e construiu vários brinquedos dessa forma, o que se tornou  mais tarde em um lúdico parquinho. O trabalho sermpre foi reconhecido pelos moradores, tanto que foi tema de um trabalho do curso de jornalismo de Francicláudio Oliveira, editor do Informativo Força Jovem, jornal do bairro.

Jovens trabalharam voluntariamente, até que uma parceria entre o SESI e a prefeitura transformou o serviço em projeto social. Quando a atual prefeita assumiu, prometeu municipalizar o espaço que já atendia às crianças de foram gratuita e torná-lo modelo na cidade. Modelo não o tornou, mas passou a ser administrado pelo município com a autora do projeto à frente. Foi assim até que acusações comprometessem o trabalho. Eliana diz que sempre primou por manter a crechinha livre de politicagens. "Sempre procurei evitar que virasse um cabide de empregos para os afilhados políticos. Quando indicava alguém que pudesse ser contratado era alguém que havia trabalhado por anos voluntariamente no projeto da creche."
Mães e familiares dos alunos da creche revoltaram-se com a ordem que foi dada a Eliana e promoveram um abaixo-assinado em sua defesa para ser entregue à promotoria. Para elas não há lugar melhor no bairro onde  seus filhos pequenos possam estudar e nem diretora melhor para administrar o espaço e como Eliana, que  cumprindo com o horário e o trabalho de administrar a creche, não seria justo que não fosse paga por isso.  "Aqui é muito bom, os meninos não ficam trancados , tem espaço livre pra brincar e aprender, além do parquinho e das atividades que Dona Eliana faz independente da prefeitura", comentava uma mãe ao deixar seu filho na creche.
Eliana explicou que para ela, o problema não é o cargo ou dinheiro, mas a falta de reconhecimento do seu trabalho. “Fico triste por outra pessoa estar no espaço em que construímos e preservamos com a para beneficiar as crianças da nossa comunidade.”
Assista à reportagem da TJTV/RN relatando sobre o trabalho de Eliana em 2009:





5 comentários:

Anônimo disse...

o problema nao e ambiente sim porque ela nao cede a direcao pra outras pessoas ja nao basta o aluguel quantos jovens tem querendo trabalha inclusive pessoas fazendo faculdade .ainda dis que que o melhor pro bairro ou pro seu bolso.

Anônimo disse...

Sabe, o problema é que já tentaram colocar gente no lugar dela e não era jovens de faculdade não. Era gente metida com os políticos. Se fosse pra uma pessoas asssim ficar tomando conta de algo que eu construi e mantenho com tanta dedicação, eu é que não queria. axo que ela tá é certa. Vai dizer que você aseitava?

corina disse...

voce está querendo a vaga é?
voce cederia um espaço seu?
o que voce faz se escondendo/
se identifique !
bolsista é caso de prefeitura e não de dona eliana sua besta!voce não é capaz e se aproveita da situação!
além do mais a comunidade conhece o trabalho dela!
corina!

celia disse...

se eu fosse dona eliana eu escolheria com o emprego!
alugava a creche para outras pessoas!
e ai a prefeitura que se virasse!
celia .

Anônimo disse...

Gente!!!! até quando vai esta discusão? As crianças querem estudar, as mães sofrem ao ver seus filhos em um espaço...poxa!!! que amor a estas crianças e ao trabalho é este? ninguém pensa nas crianças...só na proprietaria que por sua vez da o predio alugado a prefeitura se quiser, ela ñ é obrigada a isso...esta recebendo muito bem por isso, ou ñ? pq. se for de graça é só pede de volta...as crianças ñ querem favor...querem trabalho. Quando se aluga, se faz determinados acordos e se esta dentro do acordo a proprietaria ser a diretora... e ñ pode pq é de lei e tem q fazer uma escolha...decida logo e vamos para com tanto desperdicio de tempo e desumanidade com a população. CHEGAAAAA!!!!!!!! tem q. fazer uma escolha e ninguém é insubstituivel; tudo se constroi e se refaz, nossas crianças sempretiveram uma creche e pq agora estão assim??? por conta de um predio, ou capricho???Na verdade quando se fala em dinheiro...Então reflita e responda: vale a pena tudo isso? o que é mais importante para as crianças e suas famílias? CHEGA!!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...