sábado, 26 de outubro de 2013

CÂMARA VAI DISCUTIR SANEAMENTO BÁSICO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Foto arquivo.
A próxima quarta-feira, 30, a Câmara Municipal de São José de Mipibu realiza uma audiência pública para debater sobre as obras de saneamento básico que estão paralisadas na cidade.

A proposição é da vereadora Verônica Senra (PMDB) e deve contar com a presença de representantes da Companhia de Águas e Esgotos do estado (Caern), do Ministério Público, do prefeito Arlindo Dantas e secretários municipais, cujas secretarias estão envolvidas no assunto.


Segundo Verônica, a intenção é esclarecer as razões pelas quais as obras estão paralisadas e o que está sendo feito para que sejam retomadas. Dos 18 mil metros de rede coletora programados para a cidade, 73% foram executados e apenas 30% dos  3.457 ramais. Também está prevista uma estação de tratamento de esgoto. Contudo, a empresa executora das obras M&K Comércio e Construções Ltda paralisou os serviços.

"O município precisa avançar nessa questão. A parceria com o Estado e União é importante e através da Caern deve cumprir sua parte, executando com eficiência o projeto de saneamento destinado ao nosso município", destaca a vereadora. A audiência será realizada no plenário Luiz Barbosa, na Câmara Municipal, a partir das 9h.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ASSOCIAÇÃO PAU BRASIL PROMOVERÁ FESTA EM HOMENAGEM AO DIA DAS CRIANÇAS.

Por Isabel Cristina/ foto arquivo.       
   Amanha, 26,  Associação de Mulheres e Jovens das Comunidades do Pau Brasil e Rocinha Promoverá uma festa para as crianças das duas comunidades. Segundo a vice presidente Eliana Cardoso o evento e pra 600 crianças e terá brincadeiras com a presença de palhaços,  distribuição de lancheiras, apresentações culturais, desfilhe de roupas recicladas e sorteio de brindes.


   A festa que também é em comemoração de três anos de fundação da sede iniciará as 14h. na sede  localizada na Rua Pedro Alveres Cabral, bairro Rocinha.    

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA MARCA ANIVERSARIO DE 168 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE MIPIBU.

Durante toda esta quarta-feira, 16, a Câmara Municipal de São José de Mipibu abre suas portas para receber visitantes da exposição fotográfica "Um Olhar Sobre Mipibu", promovida com estudantes das escolas da cidade em comemoração aos 168 de emancipação política do município.

A iniciativa é desenvolvida pelo projeto Câmara Cultural que na noite de ontem entregou aos 15 estudantes participantes da atividade os certificados de participação na oficina fotográfica ministrada na semana passada pelos fotógrafos Walmir Queiroz e Canindé Soares que estiveram presentes na noite de ontem à cerimônia de entrega de certificados dos estudantes.

À cerimônia, presidida pelo presidente da Câmara Figueiredo Varela, estiveram presentes o prefeito Arlindo Dantas e a vice-prefeita Fernanda Moraes, bem como os deputados estaduais Fábio Dantas e Hermano Moares, os vereadores Verônica Senra, Janete Paiva, Alexandre Eloi, Janiel Lima, Joelmo Teles, Carla Simone, Sargento Dudu, Cida do Paredão, Márcio Freire e Jean Nerino, além de secretários municipais, diretores de escolas e dezenas de mipibuenses que foram conferir as imagens produzidas pelos estudantes.

Estão expostas 30 fotos no plenário da Câmara durante toda esta quarta-feira. As fotos retratam pontos históricos visitados pelos estudantes durante a oficina, como os casarões do centro da cidade, os engenhos, o Museu do vaqueiro, a Igreja Matriz. Quem visita a exposição escolhe doze fotos mais representativas para que seja produzido o calendário 2014 da Câmara Municipal.

Em suas palavras o presidente da Câmara Figueredo Varela disse que se sentia feliz pelo resultado e por a Câmara oportunizar o momento de aprendizado e valorização dos jovens, da arte e da cultura homenageando a cidade. "Com este projeto Câmara Cultural vamos impulsionar cada vez mais o que temos de melhor na nossa cidade. Os talentos, as belezas, a historia. Estou muito feliz por vocês, alunos, e principalmente por podermos mostrar que em São José também tem talento e cultura", disse.

O estudante Otávio Victor falou em nome dos estudantes e expressou a emoção em conhecer melhor a cidade e poder expressar isso em fotografias. "Tenho orgulho de dizer que vivenciei esse momento. Tudo agora se tornou eterno, pois tudo o que passamos foi guardado, ao som de um clique. Foram momentos que jamais serão esquecidos e que tentamos demonstrar com nosso olhar, com nossas fotos, a nossa cidade São José de Mipibu", disse.

A divulgação das fotos que irão compor o calendário será feita pelos veículos de comunicação da Câmara Municipal (sites e redes sociais).

Comunicação
Câmara Municipal de São José de Mipibu
(84) 3273-2441 // 9176-9570

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA POR PADRE MATIAS SOARES.

É sempre bom sentir que as pessoas gostam de comemorar a Emancipação Política de seus Municípios. Deveria ser uma oportunidade que os munícipes têm para fazer memória da desejosa libertação de algo que os limitava politicamente naquele presente e os impedia de avançar para o novo; para o progresso e o bem destes que estão vivendo em determinado território. Falar de Emancipação é falar antes de tudo de Libertação. A finalidade da política é promover a Liberdade dos que nela estão envolvidos. Mas esta não pode ser tratada numa ordem só objetiva, mas outrossim subjetiva. Não basta estar corporalmente livre dos cárceres prisionais, mas do mesmo modo dos da ignorância que não permite que lutemos pelo que é justo e necessário para a dignidade de todos os cidadãos que estão no cenário das cidades.

Como filhos das cidades e nestas sempre vivendo, principalmente neste nosso Nordeste brasileiro, as comemorações da Emancipação Política ainda são celebradas como a própria política é pensada pelos profissionais desta arte de gerenciar o Poder e a Coisa Pública. Basta que observemos. O analfabetismo político, que é consequência de “como” o próprio desabrochar da história brasileira começou e com quais finalidades, sempre acompanhou esta dinâmica. Talvez aqui, além de pensar na casa grande e a senzala, pudéssemos acrescentar a casa paroquial como contribuinte domesticador deste desarranjo social, para não dizer desigualdade, que hoje nas realidades é visualizado, e pelos meios de comunicação social e pela ausência duma educação de qualidade e libertadora, e progressivamente alimentado.

O que é dito não é fruto do mundo das ideias, mas da leitura da realidade que nós cotidianamente vemos nas periferias das cidades onde vivemos e nas quais servimos. É muito difícil que o Povo desperte para ver esta triste realidade sem uma educação democratizada e sem uma mídia comprometida com a ética e a justiça social. E ainda, temos que considerar que a maioria que é eleita não tem projeto de Estado, mas de manutenção de poder; sendo este não serviçal e justo, e sim corrompido e viciado.
As revoltas que estavam sendo sinal de despertar duma parcela da Sociedade são tendencialmente sabotadas por grupos políticos e vândalos que não querem o desgaste político dos seus representantes ideológicos e partidários. Sem dúvida, o nosso País vive acontecimentos sócio-políticos que ainda não cutucaram as camadas mais pobres das nossas bases. Teriamos alguma prévia se as Redes Sociais estivessem sendo mais acessadas por estas, especialmente do Norte e Nordeste do País. Estas novíssimas ferramentas devem ser usadas também para a Educação Política. Como seria importante que os educadores e os jovens tivessem esta iniciativa! Incentivemos esta atitude.

Por fim, que os habitantes das cidades possam repensar o que significa celebrar suas emancipações políticas! Vejamos se os bens que promovem a verdadeira Emancipação estão sendo oferecidos aos cidadãos que vivem nestas cidades, a saber: Educação, saúde, moradia, segurança, habitação, lazer, liberdade religiosa e serviços outros que são direito de todos. Assim o seja!

Pe. Matias Soares
Pároco de São José de Mipiu-RN
Vigário Episcopal Sul

terça-feira, 15 de outubro de 2013

MOSTRA FOTOGRÁFICA VAI MOSTRAR 168 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.

A Câmara Municipal de São José de Mipibu vai festejar os 168 de Emancipação Política da cidade oferecendo ao público, por meio do projeto Câmara Cultural, a Mostra Fotográfica "Um Olhar Sobre Mipibu" produzida com fotos de alunos do município.

A cerimônia de abertura da exposição será realizada nesta terça-feira, 15, às 19h00, na Câmara Municipal. No plenário da Câmara as fotos ficarão expostas durante todo o dia 16, dia da emancipação política da cidade. Os visitantes escolherão as 12 fotos mais representativas que irão compor o calendário 2014 a ser publicado e distribuído pela Câmara Municipal.

A Mostra é resultado das atividades da oficina de fotografia oferecidas aos estudantes da cidade durante a última semana. Num primeiro momento, na quarta-feira passada, os participantes receberam os ensinamentos dos repórteres-fotográficos Canindé Soares e Walmir Queiroz.

No dia seguinte, partiram em expedição fotografando os pontos históricos da cidade. O presidente da Câmara, Figueiredo Varela, acompanhou o grupo. "É isso que a cidade e nossos alunos precisam. De projetos e iniciativas de qualidade que estimulem a arte, o talento e a criatividade. Esta é a primeira de muitas que virão", anunciou.

No percurso, a comitiva passou pelos casarões do centro da cidade, igreja Matriz, cerâmica, Museu do vaqueiro e Engenhos. Participaram alunos das escolas Estaduais Francisco Barbosa e Hilton Gurgel de Castro; Municipal Severino Bezerra e Instituto Pio XII.

Sessão

Em virtude da cerimônia de abertura da Mostra Fotográfica, a sessão Ordinária desta terça-feira, 15, na Câmara Municipal de São José de Mipibu, muda de horário. Ao invés de ser realizada no horário regimental das 20h00, ocorrerá pela manhã, às 9h00.

Comunicação
Câmara Municipal de São José de Mipibu
(84) 3273-2441 // 9176-9570

domingo, 13 de outubro de 2013

O DIA DAS CRIANÇAS É FESTEJADO NA COMUNIDADE DO PAU BRASIL.

Por Isabel Cristina.
Deste o dia 05 deste mês que as crianças das comunidades do Pau Brasil e Rocinha são homenageadas pelo seu dia. O Centro Municipal de Educação Infantil- CMEI Pau Brasil foi o primeiro a realizar a festa no dia 05, com muitas brincadeiras, diversão.
ontem os religiosos da capela de Madre Rosa comemorar com brincadeira e sorteio de brindes. A diversão do domingo ficou por conta do grupo de Infância Missionária da capela, São Francisco de Assis, com passeio ciclístico por algumas Ruas do bairro até a capela onde houve muitas brincadeiras para as crianças e também para os pais.
A Associação de Mulheres e jovens prestará sua homenagem as crianças no dia 26 de outubro quando comemorará também o aniversario de 03 anos da sede. até o final do mês as crianças serão prestigiada, pois a Escola Clores Trigueiro estará comemorando no dia 30.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...