sábado, 27 de dezembro de 2008

NOTA DE INDIGNAÇÃO

Moradores do Pau Brasil, participantes do 'Então é Natal 2008' (apresentação natalina que conta a história do nascimento de Jesus) fazem questão de que seja do conhecimento de todos o constrangimento pelo qual passaram no último dia 26 de dezembro, quando estavam programados para apresentar o evento na comunidade de Curral Novo:
Há semanas, um ônibus foi solicitado à Secretaria Municipal de Transportes, que se interessou e garantiu um veículo para transportar a equipe de 50 pessoas que apresentam voluntariamente o nascimento de Jesus. O ônibus, segundo o secretário municipal de transportes, Nilton Fagundes, seria o que atende ao Pau Brasil, aquele de propriedade de Chico de Longa. Porém, quando tentou-se confirmar com o proprietário, este informou que não sabia de nada e que o ônibus encontrava-se sem combustível. Durante toda a sexta-feira(26) tentou-se entrar em contato com Nilton Fagundes e o que se ouvia dele era que procurasse Chico, pois este já sabia que deveria fazer a viagem. Chico respondia que só iria por R$ 50 para pagar a gasolina. Percebam que até aí o jogo de empurra já constrangia a todos os que esperavam uma decisão na calçada da capela do Pau Brasil, local de onde o ônibus sairia às 17h.

Participantes à espera. Ao fundo (à esquerda) o ônibus liberado para levar a equipe, mas só saíria se fosse pago

Já chegava às seis horas da noite quando crianças, jovens e adultos passavam pela humilhação de não saber o que fazer e de perceberem a forma vergonhosa como estavam sendo tratados. Enquanto isso, moradores da comunidade de Curral Novo, do outro lado da cidade, esperavam para ver a apresentação que não chegava. Ao tomarem conhecimento do problema, se disponibilizaram a pagar uma parte do valor exigido, já que tudo lá estava programado para receber o 'Então é Natal'.

Após horas de espera, os participantes pagaram o combustível e seguiram viagem

Enfim os organizadores sentiram-se obrigados a pedir a colaboração dos participantes que, além de realizarem voluntariamente o evento, pagaram o que puderam para que o ônibus fizesse a prometida viagem.


O fato é que, se era para pagar teríamos nos organizado antes (com o sempre fazemos) e evitado tanto constrangimento, até porque, esta não é a primeira vez que se enfrenta dificuldades´para utilizar o ônibus do Pau Brasil (que é agregado à prefeitura) para transportar eventos parecidos.
Sabemos que quem deveria incentivar estes eventos comunitários, não incentiva, mas fazer todo mundo de 'besta' já é demais. E o que dizer de um homem (Chico de Longa) que por 12 anos foi vereador da comunidade, teve recentemente a filha como candidata à vereadora, é o representante reconhecido pela pela prefeitura para 'resolver' assuntos entre a instituição e o bairro e age desta forma com quem só queria levar o nome da comunidade a outros lugares, animando pessoas que não têm acesso a teatros ou eventos parecidos?


Como tudo parece girar em torno de política, fica a lição: 'é depois das eleições que se reconhece quem é político de verdade e quem é politiqueiro. Para estes, os politiqueiros, só nos resta dar o troco na próxima ida às urnas e lembrar que, votar em quem eles apoiam ou em quem os apoia, é votar neles de novo.'

E depois ainda criticam quem prefere escolher pessoas que não são da comunidade para representá-la de verdade!


Com total insatisfação,
Francicláudio Oliveira e equipe do 'Então é Natal 2008'

3 comentários:

Anônimo disse...

É lamentável que uma comunidade politizada como a Pau Brasil ainda esteja revem desse tipo de "gente" e desse tipo de "MANOBRA"

Informativo Força Jovem disse...

o fato é que, não se pode mais aceitar esse ti´po de tratamento. Propomos a todos que, não se calem diante de injustiças por parte de quem ganha às custas do povo!

Anônimo disse...

Meus caros jovens do Pau Brasil,

O descaso com a cultura no desgoverno de São José de Mipibu é praxe desde o dia em que os mesmos tomaram posse, diga-se de passagem, já vamos para o quinto ano.
Recentemente vivemos situação idêntica a sofrida por voces, quando realizamos o VII FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU. Após vários contatos com a Sec. de Transporte do município, fomos informados, no último dia, que não seria possível conseguir um simples ônibus para transportar os dois grupos folclóricos da comunidade de Manimbu.
Esta é a dura realidade da terrinha.
Muita força pra voces em 2009.

Sds,
Amauri Freire
Ex-vereador e Presidente da Associação Cajupiranga.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...