quarta-feira, 6 de julho de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO


Vou falar bem francamente e de forma clara. Ser chamado de mentiroso não é fácil para ninguém. Mas não se pode obrigar as pessoas a agirem como você costuma agir não é mesmo. Eu, enquanto jornalista, tenho compromisso com a verdade. Entendo que a função que exerço na sociedade me torna, de certa forma, porta-voz das pessoas que não têm instrumentos suficientes para expressar os problemas e as injustiças que lhe acometem. Mas sei que fico exposto a sofrer represálias e acusações quando me proponho a tanto, já sabia disso. Não sou bobo. No caso da moradora do Pau Brasil não foi diferente, mas quero ressaltar que não se trata de nenhum boato. Conheço a realidade do lugar. Morei lá por 16 anos e frequento o lugar toda semana. Sei como as pessoas são tratadas e sei que a prática denunciada não é surpresa para ninguém.

Tudo o que foi publicado e enviado a alguns amigos foi baseado no relato de quem sofreu com tudo isso. Nada foi inventado. A mentira então é da moradora também? Ela tem testemunhas que acompanharam toda a problemática. Se poderiam confirmar e se identificar, não sei. Com tanta pressão, não seria nada estranho que também temessem. Outros blogueiros que também publicaram o assunto, como Fran Moura {ver blog} também averiguou as informações com a pessoa em questão antes de publicar as informações. Somos todos mentirosos?



Na tarde de ontem, terça-feira (05), voltei a conversar com a moradora e ela me confirmou tudo, inclusive da presença do gerente em sua casa. Vamos analisar então. Por um lado é admirável que a confusão termine em final feliz, com o funcionário contratado. Mas por outro lado, a atitude se torna muito suspeita. Não preciso entrar em detalhes. É preciso ficar claro que a culpa não é da empresa. Ela é contratada pela prefeitura. Se confirmasse que houve ordem para a demissão, ela é que poderia ser a demitida, levando-se em consideração o sistema em questão. E não sejamos hipócritas a pensar que seria diferente. Neste caso, a empresa dizer que a demissão não foi proveniente de ordem superior é algo esperado.

Quanto às casas, sugiro ao Ministério Público (se houver alguém ligado ao órgão estiver lendo esta nota) que investigue e daí a gente sabe se a " informação que foi veiculada de autoria do jornalista Cláudio Oliveira", como escreveram na nota, ainda será ou não desmentida. Há dez anos há pessoas cadastradas nestes projetos. Por várias vezes em períodos ou próximo ao período de eleições pessoas ligadas aos políticos realizam novos cadastros (provavelmente para trocar por votos) e ninguém justifica o fato de que até hoje há pessoas cadastradas morando em casas deploráveis. No blog Informativo Mipibu a situação destas pessoas sempre foi divulgada, mas quem se lembra do caso da moradora em que o barraco pegou fogo, sabe que ela só recebeu uma destas casas, quando houve pressão da imprensa local.  Eu mesmo enviei tal informação para todos.

Enquanto isso familiares destas mesmas pessoas ligadas aos políticos receberam as suas, sabe-se lá se estão tão enquadradas no programa quanto as que estão com as casas caindo. Muitas vezes, as casas que receberam não são utilizadas pelas pessoas, algumas são cedidas para outros familiares. Enfim. Casos que eu, enquanto jornalista, não posso assumir o papel da Justiça, da polícia ou de detetive. Só me resta ouvir as pessoas que passam por estas situações e  divulgar, sem citar seus nomes, porque na maioria das vezes elas têm medo de se complicar. E com razão, não é mesmo?

Ora, repito, não vamos ser hipócritas. Nada que estou escrevendo é desconhecido em qualquer parte da cidade. Portanto sejamos realistas. Mentiroso eu???? Não sou eu quem divulga informações em publicação da prefeitura sobre ações que supostamente foram realizadas, como o blog Digital Mipibu mostrou que eram informações desencontradas. {ver postagem}. Tenho minha consciência que não e acredito que as pessoas de bem que leram rapidamente tudo o que já foi divulgado sobre o assunto concordará comigo. Mentiroso, eu??? Este tipo de pretensão não parece vir de mim!!!!!! 
Cláudio Oliveira
Jornalista
Administrador do blog Informativo Mipibu
Editor e redator do jornal do Pau Brasil O Informativo

Entenda o motivo de tanta discussão:

2 comentários:

Anônimo disse...

se a TCL não tinha interesse de prejudicar o funcionario; porque o demitiu?
e poque derrepente querem recontrata-lo?
não era so para cobrir a folga do outro funcionario!!!
querem tapar o sol com a peneira!

Anônimo disse...

é normal esse procedimento num final de governo sem planejamento que sobrou omissão , incompetencia e desmandos e com a anuencia dos nossos velhos viriadores agora é perseguição

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...