Por Cláudio Oliveira
Hoje uma data passa despercebida na cidade. Há exatos 130 anos falecia Miguel Ribeiro Dantas, o 1º e único Barão de Mipibu. No entanto, nada da cidade relembra a data, o que reforça o esquecimento da história local.
Ele faleceu em 14 de junho de 1881 e seus restos mortais estão sepultados no cemitério local. Importante figura política e da economia local, Miguel Ribeiro Dantas recebeu uma homenagem póstuma, o prédio da Casa de Instrução construído por iniciativa dele em 1880 passou a se chamar Grupo de Ensino Barão de Mipibu, hoje, Escola Estadual Barão de Mipibu.
O rico fazendeiro tinha pelo menos 16 fazendas, entre elas destacava-se a Lagoa do Fumo, sede de seus negócios e residência do mesmo na Casa Grande da fazenda, onde administrava todo o seu vasto e patrimônio distribuído por todo o município, com o cultivo da cana-de-açúcar para a produção de açúcar mascavo e derivados.
Pertencia ao Partido Conservador da época, tornando-se vereador por algumas vezes. Foi também Juiz Ordinário. E, em 18 de março de 1877, por decreto imperial, recebeu o Título Nobiliárquico de Barão de Mipibu.
Conheça mais sobre o barão de Mipibu e a história da cidade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário