sexta-feira, 12 de junho de 2009

Igreja celebra Corpus Christ

Por Isabel Cristina/fotos:Isabel Cristina
Durante todo o dia do feriado de Corpus Christ foi realizada adoração ao Santíssimo Sacramento (Jesus Cristo sacramentado na Hóstia) na igreja Matriz de Santana e São Joaquim (São José de Mipibu). No lado de fora da igreja, um grupo de paroquianos contruíam o tapete por onde passaria o santíssimo em procissão.
O tapete foi construído com pó de serraria e outros materiais, formando várias figuras e símbolos religiosos. No fim da tarde, uma mutidão de fiéis seguiu o Santíssimo, percorrendo em procissão as ruas ornamentadas do Centro da cidade.

O dia dedicado ao Corpo de Deus (Corpus Christi), é uma data comemorativa criada pelo Papa Urbano V, no ano de 1240. No dia várias cidades brasileiras, organizam procissões, que percorrem as ruas centrais enfeitadas com tapetes, feitos de areia ou serragem colorida, formando desenhos.

A data também sugere uma superstição popular. É sobre o encontro formidável de João e Cristo e diz que, se Corpus Christ, festa móvel, caísse no dia de São João, o mundo acabaria. E acabaria pelo fogo.
A supertição remete ao fato de a festa não se comemorar todos os anos na mesma data: Quarenta dias depois do Domingo da Ressurreição (Páscoa) é a Quinta-Feira da Ascensão (Dia da Hora). Dez dias depois é o domingo de Pentecostes, Dia do Divino Espírito Santo. O domingo imediato é o da Santíssima Trindade e na primeira quinta-feira é o Corpus Christi, Corpo de Deus.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...