sexta-feira, 25 de março de 2011

Comissão é formada para agilizar soluções para abrigo

Por Cláudio Oliveira/fotos
Em reunião, promovida pela Paróquia de Sanatana e São Joaquim na sexta-feira (18), no Abrigo Anísia Pessoa, formou-se uma comissão comandada pelo pároco pe. Matias Soares e composta por 12 membros das diferentes instituições que foram convidadas e estiveram presentes ao encontro.  Esta comissão será responsável por mobilizar a sociedade a se sentir responsável pelo abrigo e ajudar na campanha de arrecadação de recursos para as obras de adaptação do abrigo, que foram determinadas mediante um Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 27 de maio de 2010 pelo Ministério Público.

 
Autoridades políticas, representantes de instituições comerciais, não-governamentais e religiosas estiveram reunidas na última semana, a convite da paróquia de Santana e São Joaquim, para discutir propostas que visem agilizar as reformas para adaptações de acessibilidade do abrigo Anísia Pessoa.

DISCUSSÕES PROPOSTAS

A Prefeita Norma Ferreira participou do encontro com o vice-prefeito Arízio Fernandes e justificou que a prefeitura não pode conceder valores à instituição, mas se comprometeu a direcionar uma equipe de engenheiros para se responsabilizarem pelo projeto. “Posso pedir que os técnicos venham aqui, dentro do expediente deles e estudarem o projeto, aí depois a gente senta e discute quem executa, porque o município não pode destinar verba”, sugeriu.
O deputado estadual Fábio Dantas também participou das discussões e, junto ao pai Arlindo Dantas, contestou a impossibilidade da destinação de recursos por parte da prefeitura, alegando que havia a alternativa de firmar convênios. 

O deputado apresentou documento comprovando uma emenda de R$ 20 mil do Orçamento Geral do Governo do Estado para o abrigo. Ele também garantiu que vai incluir o assunto na pauta de discussões do parlamento estadual. Ao seu lado, o vereador Clidenor alegou que também houve destinação de mais de R$ 20 mil para o abrigo, há um ano e meio, mas essa emenda foi vetada.
O arcebispo metropolitano Dom Matias Patrício, solicitou a todos que procurassem enfrentar a situação daquele momento em diante, esquecendo o que não foi feito até então. Em suas palavras, o bispo disse que era proveitoso sair dali com questões concretas. Presente ao evento, a juíza da Comarca do município elogiou o abrigo e parabenizou a todos pelo esforço.

Na reunião também foi proposta na presença do presidente da CDL, Alcimar Cortez e do gerente do Banco do Brasil na cidade, a possibilidade de realizar programas em que os clientes dos bancos destinam o troco à instituição. A idéia parece ter sido apreciada pelos representantes presentes.

Para que todas essas iniciativas discutidas sejam realmente concretizadas, a comissão que foi formada deverá se reunir e cobrar aos responsáveis, antes que terminem os prazos.

Na ocasião do encontro onde os problemas foram discutidos...

... foi servido um almoço aos convidados ...
 
... momento de visitação às dependências do abrigo ....

... e pela segunda vez, a Intertv Cabugi produziu reportagem sobre o assunto.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...