segunda-feira, 16 de maio de 2011

Surgem explicações oficias para a falta de médicos

Secretária de Saúde Solane Costa explicou o que ocasiona a falta de médicos
Por Cláudio Oliveira

Os médicos são poucos e os que aceitam trabalhar nas cidades distantes da capital, como Mipibu, concordam mediante acordos com a prefeitura que se torna refém das condicções que lhes sao impostas pelos profissionais. Esta foi a principal explicação da secretária municipal de saúde Solane Costa, que também preside o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RN).
ilustração
O problema não é só em São José de Mipibu. Cerca de 20% das equipes implantadas no Rio Grande do Norte estão incompletas. De acordo com Solane Costa, acontece um verdadeiro leilão de quam oferece mais vantagem e salário para os médicos aceitarem o trabalho e o(s) município (s) não têm mais recursos do que eles já disponibilizam para as contratações. Por essa rezão, acordos de redução de carga horária são comuns.


Em Mipibu, das 16 equipes do Programa Saúde na Família, três estão sem médico. Para Solane, os problemas forçam uma mudança para que o sistema melhore e, até que isso aconteça, o défict de médicos nas unidades de saúde do PSF continuarão.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu não sei o que ela quis dizer com cidade distante estamos a 35 km de natal ou 40 minutos de carro, vai ver que se estivessemos proximos a venha ver,patu,pau dos ferros,alexandria e outras cidades a 400 km de natal não faltaria medicos mais aqui falta até esparadrapo para tapar a boca da incompetencia administrativa dos serviços publicos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...