terça-feira, 24 de maio de 2011

POPULAÇÃO DEVE ESTAR ATENTA SOBRE SISTEMA DE MEDICAMENTOS NAS PREFEITURAS

Por Cláudio Oliveira
Depois da reportagem exibida no programa Fantástico, no último domingo, pela TV Globo, a população e órgãos fiscalizadores precisam estar atentos quanto à forma em que as prefeituras trabalham com entrega de medicamentos.
 

Dentre as características de fraude nos medicamentos a principal era a ausência de remédios quando a população precisava. Tal ausência, comum nos muncipio onde há o programa de distribuição gratuita ou a baixo custo (farmácias populares) dos medicamentos acabou, após investigações, resultando no superfaturamento no preço dos remédios vendidos às prefeituras; ou compra de remédios quase vencidos pelas distribuidoras a preços baixíssimos que repassa às prefeituras pelo valor de mercad, ou ainda, fazem a entrega de quantidades menores do que as registradas nas notas fiscais.

Muitas vezes, tudo isso acontece  com particpação de funcionários das prefeituras que recebem propina pela corrupção. Para enfrentar esse desvio de dinheiro público que acaba prejudicando a saúde da população que precisa dos medicamentos, é necessária a vigilância dos órgãos e principalmente da população. As denúncias podem ser encaminhadas ao Ministério Público do município, no Tribunal de Contas do Estado (TCE) ou da União (TCU).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...