sexta-feira, 30 de agosto de 2013

HOJE TEM CÂMARA CULTURAL NO CENTRO DE MIPIBU.

Na noite desta sexta-feira, 30, a Câmara Municipal de São José de Mipibu retoma o projeto Câmara Cultural e leva para o centro da cidade apresentações de Boi de Reis, Pastoril, Carimbó, grupo de dança e show de sanfoneiro.

"Queremos formar platéias valorizando e apresentando as manifestações culturais da nossa cidade", declara o presidente da Câmara Figueiredo Varela. Segundo conta, este será o pontapé inicial para dar ao projeto uma nova roupagem nesta legislatura.

Para a noite de hoje estão previstas apresentações do Boi de Reis (Manimbu), Carimbó e Pastoril (Pau Brasil), Grupo de Danças Passus (Centro), grupo de violoncelo (Pronatec/UFRN), orquestra de sanfoneiros mirins (Museu do Vaqueiro), além de show de sanfoneiro e do músico Isaac Barros (Laranjeiras dos Cosmes).

O Câmara Cultural inicia as apresentações a partir das 19h em frente à Câmara Municipal no Centro da cidade e conta com o apoio da prefeitura municipal.

Comunicação
Câmara Municipal de São José de Mipibu
(84) 3273-2441
foto: Divulgação.

DETRAN/RN ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE MOTOTAXISTA.

O Detran/RN abriu inscrições para as turmas de setembro do Curso de Capacitação de Motofretista, oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado em parceria com o SEST/SENAT. As aulas vão ser realizadas na unidade do SEST/SENAT em Natal e tem duração de duas semanas. 
Para realizar o procedimento, os interessados devem acessar o site do DETRAN e fazer o pré-cadastro. Em seguida, os profissionais devem se dirigir ao Órgão para abrir o serviço de alteração de dados para inclusão do curso na sua habilitação, a exemplo do que ocorre com a observação de que o habilitado exerce atividade remunerada. 


Segundo a subcoordenadora da Controladoria Regional de Trânsito do DETRAN, Márcia Marques da Rocha Costa, para ter a inscrição deferida é preciso que o profissional seja maior de 21 anos, esteja habilitado na categoria "A" há mais de dois anos, não cumpra pena de suspensão de direito de dirigir, cassação de Carteira Nacional de Habilitação - CNH, decorrente de crime de trânsito ou que esteja impedido judicialmente de exercer seus direitos. Caso não tenha registrado na CNH a atividade remunerada, é necessário abrir uma solicitação no Departamento Estadual de Trânsito para o registro desta informação.

A exigência da capacitação se encontra delimitada na Resolução 410/2012 do Denatran, que atende ao que determina a Lei Federal 12.009/2009, norma legal que regulamentou o exercício das atividades dos motofretistas e mototaxistas e que impõe a necessidade de aprovação em curso especializado para trabalhar nas funções.

A falta do curso gera multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira. Se chegar a 20 no período de um ano, o condutor perde a carteira de habilitação.

O Curso é composto de 30 horas/aulas, sendo 25 instruções teórica e outras 05 práticas. São abordadas as disciplinas de Ética e Cidadania na Atividade Profissional, Noções Básicas de Legislação, Transporte de Pessoas, além de Gestão do Risco sobre Duas Rodas, e Prática Veicular Individual Específica de Pessoas. Desde fevereiro, o DETRAN já formou gratuitamente 465 profissionais.

Assessoria de Comunicação Detran/RN
3232 2999
foto divulgação.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ASSOCIAÇÃO DE MULHERES E JOVENS PROPORCIONA MAIS UM CURSO.

Por Isabel Cristina.
Durante está semana 15 jovens das comunidades do Pau Brasil, Rocinha e Zuador, estão fazendo um curso de serigrafia na Associação de Mulheres e Jovens, a qual mantém uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR há três anos. Com essa turma serão capacitados 45 jovens e mulheres.  O curso tem duração de uma semana e no final os participantes receberão certificado.

“Eu já fiz este curso agora estou só como ouvinte, pois pretendo aperfeiçoar meus conhecimentos para juntos com outras pessoas trabalharmos na Associação visto que já temos o maquinário.” Diz a sócia Maria de Fátima.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

FIGUEIRODO DESMENTE BOATO SOBRE SUBMISSÃO DA PRESIDÊNCIA E VEREADORES REAGEM A SEU FAVOR.

Durante a sessão ordinária da última terça-feira, 27, o presidente da Câmara Municipal de São José de Mipibu, Figueiredo Varela, desmentiu especulações publicadas em blogs locais que o acusam de ser submisso à bancada de oposição da Casa em detrimento dos colegas da base governista ao qual pertence e ainda reforçou seu apoio ao governo municipal a quem disse "acreditar no projeto político".


O presidente relembrou que ao tomar posse do cargo de vereador e presidente do legislativo mipibuense se comprometeu e convidou os demais parlamentares a evitar embates político-partidário para que executassem um trabalho em favor do povo mipibuense. "Estou agindo em coerência com meu primeiro discurso nesta Casa. Não se trata de política da boa vizinhança, é política em prol do povo mipibuense. São José de Mipibu não precisa de vereadores brigando entre si, precisa de ações, trabalho em conjunto e resultados e não de pessoas promovendo intriga, desentendimentos e situações desconfortáveis que não nos levarão a lugar nenhum", declarou.

Ele elogiou a forma como os vereadores têm buscado em conjunto os pleitos da população e disse aos colegas de bancada que era preciso estarem unidos para evitar especulações "de pessoas que parecem não querer que as coisas aconteçam sem intrigas". À oposição, mostrou-se aberto ao diálogo e declarou que respeita os posicionamentos políticos contrários de cada um "desde que seja pelo interesse das pessoas que nos elegeram".

Figueiredo reiterou apoio ao prefeito Arlindo Dantas e disse que acredita no seu projeto político para a cidade. "O ajudei a se eleger e assim permanecerei. Os projetos do executivo que aqui chegam, são aprovados com a perspectiva de que tragam resultados positivos para nossa cidade", completou.

Oposicionistas e governistas aplaudiram o pronunciamento do presidente, repudiaram publicações em blogs locais que apontavam para uma crise na base governista e declararam apoio à atuação de Figueiredo. Da bancada de situação, a vereadora Verônica Senra fez questão de reforçar esse apoio. "Nunca houve nenhum tipo de problema pessoal que tenha interferido no trabalho da Câmara. Qualquer pronunciamento contrário a isso não é verdadeiro", disse.

Jean Nerino também fez questão de negar os boatos. "Em nenhum momento se colocou algo contrário à situação ou oposição. Esta casa é uma casa unida". Discurso reiterado pelo vereador Jota Veras que sugeriu ao presidente estar atento à situações como esta. "Se a Câmara foi exposta devemos nos reunir e discutir o assunto. O senhor precisa pensar melhor e ficar de 'antenas ligadas' com essas ações". O vereador Janiel Lima elogiou o trabalho do presidente, assim como a vice-presidente Magna Barreto que disse desacreditar que os boatos partiram de algum parlamentar. "Nenhum vereador deve ter falado algo para denegrir a nossa imagem. Creio que não partiu dos vereadores. Temos que nos fortalecer e não dá ênfase a isto", declarou.



Oposição

Os vereadores da oposição também se solidarizaram com Figueiredo. Alexandre Elói, que iniciou as discussões confirmou o tratamento igualitário na casa, relembrando diversos pleitos que já levou os vereadores em grupo a saírem dos gabinetes e procurarem os gestores afim de solucionar problemas na cidade."O senhor sempre tratou todos igualdade pelo bem do nosso município', disse. Joelmo Teles também defendeu o presidente. "Ele está vestindo a camisa da casa e não de interesse A ou B. Teve um fator positivo neste fato que ele saiu fortalecido porque tem o apoio de todos os vereadores", destacou.

O vereador Eduardo Simplicio expressou seu repúdio contra os boatos. "Deixo aqui meu repudio a quem tentou denegrir a imagem do presidente. Estou aqui para o apoiá-lo". Assim como Aparecida Maria que também negou que boatos contra o presidente fossem de seu conhecimento dentro da Câmara. "Não esta acontecendo isso na Câmara. Se alguém está insatisfeito deve ser problema pessoal, não do trabalho na Câmara", disse.

A vereadora Carla Simone também mostrou-se indignada com os boatos. "Esta Câmara tem que trabalhar pelo bem comum de São José. Nós temos que nos dar as mãos. Estou indignada. Se voltássemos a tempos passados onde oposição se situação viviam brigando, quem sofreria não eram os vereadores mas o povo", ressaltou. Ela relembrou o programa Câmara Cultural,criado na legislatura passada e que a partir da próxima sexta-feira retoma suas atividades, para dizer que a Câmara "não parou no tempo.

Comunicação
Câmara Municipal de São José de Mipibu
(84) 3273-2441

terça-feira, 27 de agosto de 2013

O MURO DA ESCOLA CLORES TRIGUEIRO FOI CONSERTADO, MAS AS AULAS FORAM SUSPENSAS.

 Por Isabel Cristina. 
Semana passada este meio de comunicação divulgou que parte do muro da Escola Municipal Clores Trigueiro Peixoto da comunidade do Pau Brasil havia caído e os alunos estavam sendo  prejudicados, hoje este problema foi resolvido o muro foi consertado. Mas mesmo assim as aulas foram suspensas por quatro dias, por causa da caixa de água que estar com a estrutura condenada há meses. 



Hoje os profissionais da escola juntamente com um grupo de pais decidiram interromper as aulas até segunda feira, 02 de setembro.  Nesse período a caixa será demolida e a diretora Vivian Carla se comprometeu comprar três  caixas de água de mil litros cada e resolver mais esse problema,  segundo a diretora já existe dinheiro no caixa da escola para a compra destas caixas. 



segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CÂMARA CULTURAL EM NOVA EDIÇÃO PRÓXIMA SEXTA FEIRA.

Na próxima sexta-feira, a Câmara Municipal de São José de Mipibu, com o apoio da prefeitura municipal, estará voltada para a cultura local e encerrará o mês de agosto com abertura de mais uma edição do programa Câmara Cultural. O evento levará para o centro da cidade grupos culturais que mantém viva a tradição do povo mipibuense.

"Queremos abrir o espaço para mostrar um pouco da arte que existe em nossa cidade, mas o Câmara Cultural não será somente isso. Outras atividades serão desenvolvidas dentro do programa nos próximos meses", declara o presidente da Câmara Municipal, Figueiredo Varela. Ele nomeou uma comissão específica para planejar o programa nesta nova etapa. O evento da próxima sexta-feira será realizado em frente à Câmara Municipal da cidade, aberto ao público.

Na ocasião estarão se apresentando grupos de Boi de Reis, Coco de Roda, Pastoril e Carimbó, convidados da zona rural do município. Além destes, show de sanfoneiro com Marcos Lopes e sua orquestra de sanfoneiros, fruto do projeto Museu do Vaqueiro também estarão presentes. A arte coreográfica e musical também se encontrará em outros estilos com a apresentação do grupo de danças católico Passus e do estilo clássico do grupo de violoncelo do Pronatec.


Comunicação
Câmara Municipal de São José de Mipibu
(84) 3273-2441

UM SER EXEMPLAR INSTITUIR PROJETO SOCIAL E BENEFICIAR FAMÍLIAS CARENTES.

Por Isabel Cristina.  
  O Senhor Francisco das Chagas (Liquinho) a cerca de um mês fundou o bazar beneficente na própria residência localizada na travessa dos Eucaliptos na comunidade do Pau Brasil, nesse período já ajudou 18 famílias carentes dos bairros do Pau Brasil e Rocinha, com medicamento, transporte para hospital, alimentação, óculos. 

 O bazar é mantido por doações de pessoas da própria comunidade e do centro da cidade. “Estamos precisando renovar o estoque , pois o que temos já esta muito escolhido.” Relata Liquinho  o mesmo explicar que para doar é só ligar para o número , 94581754. Que ele vai pegar as doações. 
Próximo sábado, 31, haverá a queima de estoque qualquer peça por apenas R$ 0,50. No estoque tem, calçados, bijuteria, roupas masculinas, femininas e infantis.

Para serem beneficiadas as famílias recebe visita domiciliar do próprio fundador do projeto que também elaborou uma ficha de cadastro onde mantém o controle das pessoas que são favorecidos.


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PARÓQUIA DE MIPIBU ABRIR INSCRIÇÕES PARA CASAMENTO COMUNITÁRIO.

Por Isabel Cristina, foto ilustrada. 
Estar aberta as inscrições para casamento comunitário na paróquia de Santana e São Joaquim , São José de Mipibu. Os interessados em participar deve se dirigir a secretaria paroquial no horário comercial de segunda a sexta e ao sábado até o meio dia.

Os casamentos acontecerão dia 07 de dezembro de 2013 às 10h. na igreja matriz da cidade.  Este ano já houve alguns casamentos comunitários, porém segundo a secretária paroquial uma grande quantidade de casais estavam procurando o serviço por isso foi aberta novas inscrições. 

O ARSENAL SPORT CLUB COMEMORA 60 ANOS.

Por Isabel Cristina. 
O Arsenal SPORT CLUB esta fazendo 60 anos de fundação esta semana e vai comemorar em grande estilo com uma vasta programação que terá inicio amanha, 24, com uma Corrida pelas principais Ruas da cidade as 15h. Quem desejar participar deve procurar o secretário de esporte Dalmo Pereira até duas horas antes do inicio da corrida ou pelo telefone, 9145-6917 a inscrição esta custando R$ 5.00.  Neste mesmo momento horária a partida da semifinal da Copa de Quarentões entre  Arsenal X Unidos.

A programação do Domingo tem inicio às 5h. Com a alvorada, logo após as 7h. Missa em Ação de Graças. Dando continuidade às festividades às 9h. Peladão no Estádio Moizaniel de Carvalho os participantes deve contribuir com uma taxa de R$ 5.00 que também dará direito a participar da feijoada na quadra do clube com  Pagode Puro Encanto e Márcio e Banda Fênix. E assim  finaliza- se  as festividades de comemorações.


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O MURO DA ESCOLA MUNICIPAL CLORE TRIGUEIRO PEIXOTO CAIU PREJUDICA AS AULAS.

Por Isabel Cristina. 
Há um mês parte do muro da Escola Municipal Clore Trigueiro Peixoto da comunidade de Pau Brasil, caiu e isso vem prejudicando as aulas, pois vários alunos fogem das dependências da escola, e muito jovens que não faz parte da classe estudantil entram no colégio e ficam nos corredores prejudicando as aulas. 
os funcionários colocaram pedaço de compensado para deter a entrada e saída desses indivíduos, mas com as chuvas o compensado envergou.   



Segundo o vice diretor Walnei Gondin já foi enviado um ofício para secretaria de obras com uma via para secretaria de educação além de várias ligações telefônicas os responsáveis prometem resolver. Há dez dias um pedreiro esteve no local fez o levantamento do material necessário mais nem uma providencia foi tomada. “já pensamos até em paralisar as aulas para ver se resolver este problema.” Diz o vice direto preocupado com os alunos, pois  há outra parte  do burro que esta com a estrutura abalada. 


A escola atende cerca de 700 alunos entre 07 e 50 anos de idade dividido nos três turnos, para os funcionários o pior horário é o noturno por que os vândalos entram na escola  fazendo  baderna .



TRADIÇÃO DO BOI DE REIS DE MANIMBU VAI ESTAR NA CÂMARA CULTURAL.

O Boi de Reis e o Coco de Roda da comunidade de Manimbu, zona rural de São José de Mipibu, são algumas das atrações que se apresentarão durante o lançamento do Programa Câmara Cultural, da Câmara Municipal da cidade. O lançamento ocorrerá no próximo dia 30, em frente à sede do poder legislativo da cidade. Ontem, a comissão do programa assistiu às apresentações do grupo em Manimbu, onde os moradores promovem o I Festival de Cultura em comemoração ao mês do Folclore.


Lá, a tradição do Boi de Reis e do Coco de Roda ainda é mantida pelas novas gerações em conjunto com os moradores mais velhos. Os moradores conseguem, mesmo com o avanço da tecnologia, atrair a atenção para a cultura popular que ainda é forte naquela localidade.


O Boi de Reis e o Coco de Roda foram resgatados na comunidade e o grupo, composto por cerca de 20 participantes atua nesta nova fase que já dura oito anos.

O grupo envolve alunos das escolas próximas, num trabalho de resgate da cultura popular. Os idosos da comunidade também participam e passam seus ensinamentos para os jovens, promovendo um encontro de gerações.

Instrumentos como violino, bumbo e triangulo se misturam ao som das vozes dos participantes. O líder do grupo apresenta as danças, a história, todo contexto da apresentação. O festival de cultura de Manimbu termina na noite desta quinta-feira, depois de três dias de atrações culturais.

Comunicação
Câmara Municipal de São José de Mipibu
(84) 3273-2441

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

VEREADORES REFORÇAM APOIO NO COMBATE ÀS DROGAS DURANTE O SEMINÁRIO.


Durante o I Seminário de Políticas Sobre Drogas, realizado na tarde de hoje, os vereadores de São José de Mipibu participaram ativamente demonstrando o interesse do legislativo municipal em ajudar a combater o avanço das drogas na cidade. O Seminário foi promovido pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas na Escola Municipal Severino Bezerra de Melo direcionado aos alunos daquele estabelecimento de ensino.

Na ocasião, a vice-presidente da Câmara, vereadora Magna Barreto, relembrou que já foi instituído na cidade o Dia Municipal de Combate às Drogas, projeto de sua autoria. Ela destacou que o envolvimento de jovens com as drogas atinge não apenas os usuários mas toda a sociedade. "É um problema grave que traz sofrimento para quem usa, para as famílias e para toda a sociedade que sofre as consequências com o avanço da violência", destacou a vereadora.

Durante o seminário um grupo de crianças fez uma apresentação teatral de como a droga destrói a vida dos jovens. No seminário também estiveram presentes representantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a promotora de justiça Heliana Germano, além de conselheiros tutelares, profissionais que trabalham na defesa da Criança e do adolescente, o chefe de gabinete da prefeitura Clidenor Ferreira e os vereadores Alexandre Eloi, Maria Aparecida e Jota Veras.



Este último foi convidado a proferir palestra sobre o assunto e destacou como as drogas agem no organismo, fatores de risco que levam ao vício e exemplos de como as drogas destroem o organismo das pessoas. "O futuro que queremos depende de como tratamos nossos jovens. Já estamos elaborando um projeto de lei que institucionaliza o Proerd (Programa de Educacional de Resistência às Drogas) nas nossas escolas para que a prevenção seja permanente e livre nossos alunos desse mal", destacou o vereador Jota Veras.

Convidados a testemunhar sobre o trabalho de reabilitação na Comunidade Boa Nova, que trabalha com o resgate de pessoas que se envolveram com drogas, os jovens Artur, Everton e Amauri destacaram que a desobediência na adolescência é um dos principais motivos que levam os jovens a se envolverem com drogas. Com seus exemplos de vida eles mostraram o mal que a drogas lhes causaram, mesmo tendo eles toda a estrutura financeira, familiar e de educação.

O presidente do Conselho de Políticas Sobre Drogas, João Ventura, relatou que a formação do conselho é um passo importante no combate às drogas e que é formado por diferentes órgãos. "Todos estes órgãos juntos podem encontrar soluções. O conselho está trabalhando e partindo para ações práticas. Já estamos aqui, agora temos que trabalhar", enfatizou.  De acordo com João, o Seminário faz parte de uma série de ações que se estenderá por outras escolas do município.


Comunicação
Câmara Municipal de São José de Mipibu
(84) 3273-2441

APROVADA A CRIAÇÃO DO PARQUE AMBIENTAL DA MATA DA BICA EM MIPIBU.

Já está aprovado o projeto de lei que cria o Parque Ambiental da Mata da Bica e a Zona de Proteção Ambiental (ZPA) da Bica em São José de Mipibu. Após a aprovação das comissões temáticas da Câmara Municipal, os vereadores da cidade aprovaram a unanimidade em sessão ordinária nesta terça-feira, 20, o Projeto de Lei n° 34/2013, de autoria do vereador Joelmo Teles.

O projeto prevê a recuperação da mata, inclusive da mata ciliar do rio, com replantio de árvores e providências a serem adotadas contra a emissão de dejetos, além da recuperação do solo de toda a área com a substituição de fossas convencionais por fossas ecologicamente corretas. O projeto é assinado pelo Subcoordenador do Núcleo de Estudos Técnicos de alta Complexidade Ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), Thiago Mesquita.

"É um passo importantíssimo para o futuro da nossa água, da nossa mata. É a garantia de que poderemos continuar usufruindo dessa riqueza que é nossa", declara Joelmo Teles. Segundo relata, o diretor geral do Idema, Jamir Fernandes, já entrou em contato com ele e o órgão está disposto a realizar projetos no futuro parque ambiental mipibuense. "Ele disse que está ansioso para desenvolver vários planos aqui na bica", diz o vereador.

Sobre o isolamento da área da mata por dois anos, previsto no projeto, o vereador explica que é necessário porque serão plantadas mudas de árvores que precisarão desse isolamento para se desenvolverem. Como residem moradores na área em questão, estes não precisariam, segundo o autor do projeto, ser retirados do local, mas seriam parceiros na implantação deste parque, mediante um trabalho de conscientização.

Com a recuperação da área, a ZPA abrigaria um parque para lazer do mipibuense, tornando-se ainda uma área para visitantes da cidade desfrutarem de uma área verde de conservação de mata atlântica.


SOBRE A MATA DA BICA

A área da Mata da Bica é uma região considerada pelos órgãos ambientais como sendo de extrema importância para a manutenção da fauna, da flora e equilíbrio ecossistêmico da região. A mata está inserida no Centro de Endemismo de Pernambuco, região localizada no Norte do Rio São Francisco (de Sergipe ao Rio Grande do Norte).

Atualmente apresenta vegetação de Mata Atlântica em estágio médio/Avançado de degeneração. A ocupação da região com criação de animais, lançamento de esgoto doméstico diretamente no rio Mipibu, além de questões socioeconômicas das populações residentes próximas ao rio têm contribuído para o desmatamento da mata e o assoreamento do rio e de suas nascentes.

Comunicação
Câmara Municipal de São José de Mipibu
(84) 3273-2441

terça-feira, 20 de agosto de 2013

PROFESSORES FAZEM PROTESTO ENFRENTE A ESCOLA BARÃO DE MIPIBU.

Por Isabel Cristina.
Há uma semana os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte entraram em greve. Hoje, 20, os profissionais fizeram uma manifestação enfrente a Escola Estadual Barão de Mipibu, no centro da cidade, visto que esta escola há três meses teve o teto de duas salas desabado e a mesma desde então vinha mantendo as aulas normalmente, porém em salas improvisadas no galpão da mesma que segundo professores quando chove molha os estudantes, e nos dias de sol a partir do meio dia o sol bate na maioria dos alunos. 

   Segundo alguns pais a parte elétrica da escola também esta comprometida. “todos os dias deixo minha filha aqui mais saiu com muito medo vendo a hora haver uma tragédia e não tem como os alunos saírem pois a escola só tem uma saída que é na parte lateral” diz a Senhora Paula mãe de uma aluna de oito anos. 

Em seu discurso a coordenadora geral Sindicato dos Trabalhadores e Educação Pública- SINTE/RN Fátima Cardoso relata  “ o sucateamento das escolas é um dos pontos que o SINTE/RN tem tentado conversar com o governo, mas não tem obtido resposta. Nos últimos dois anos apenas 20 escolas foram reformadas e apenas algumas receberam reparos”.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PROGRAMA ECONOMIA SOLIDÁRIA BENEFICIARÁ CINQÜENTA EMPREENDIMENTOS.

Por Isabel Cristina. 
Cinqüenta empreendimentos, entre urbanos e rurais, voltados à geração de emprego e renda, localizados em cinco áreas territoriais no Estado do Rio Grande do Norte foram siliconados pelo projeto de economia solidária da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social –SETHAS, entre ales a Associação de Mulheres e Jovens das Comunidades Pau Brasil e Rocinha- São José de Mipibu  e a Associação das Rendeiras de Alcaçus  da cidade de Nísia Floresta.

Hoje, 19, foi realizado o pré- cadastro das sócias para que os técnicos do programa economia solidária realizem visita mensalmente na Associação repassando formação com objetivo de fortalecer os empreendimentos de geração de trabalho e renda dos associados.

domingo, 18 de agosto de 2013

DNIT GARANTE AOS VEREADORES NOVA PASSARELA PARA MIPIBU

Mais uma vez os vereadores de São José de Mipibu saíram em comitiva para cobrar ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) as melhorias no trecho da BR 101 que corta a cidade e receberam a afirmativa de que a cidade receberá uma nova passarela. A vice-presidente da Câmara Magna Barreto, liderou a equipe que recebeu do superintendente do órgão, Walter Fernandes respostas animadoras.  

Segundo Walter Fernandes, até o final deste ano haverá licitações para a finalização da BR, os redutores de velocidade é uma questão pontual pontual e disse que está sendo solucionado. No semáforo instalado em Mipibu, por exemplo, pardais já estão sendo implementados com redutores de velocidade

"Ele nos disse que para a iluminação irá rever o projeto inicial para atender o que não foi feito e o mais animador é que uma passarela de 60 metros já esta garantida", revela a vice-presidente Magna Barreto. Quanto às paradas o superintendente disse que vai rever todo o processo

Os vereadores se comprometeram a levar ao superintendente outras solicitações, entregando-lhes requerimentos anteriores na próxima visita a ser agendada.

Comunicação
Câmara Municipal de São José de Mipibu
(84) 3273-2441

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A ESCOLA CLORES TRIGUEIRO FOI CONTEMPLADO PELO PROGRAMA PDE E FORMA ABANDA MARCIAL.

Por Isabel Cristina. 
No ano passado a Escola Municipal Clores Trigueiro Peixoto da comunidade do Pau Brasil foi contemplada pelo Programa Plano de Desenvolvimento da Educação- PDE, onde a mesmo comprou instrumento musical, material esportivo e tecidos para confecção de roupas e formação de um grupo de dança. Segundo a diretora Vivian Carla a escola tem dois anos para executar os projetos, no entanto já está com o grupo musical em ação, pois desde março deste ano que 16 alunos das series 6º ao 9º ano formaram uma banda marcial. Eles foram selecionados atreves de uma redação e da avaliação do professor de música.

A primeira apresentação da banda será dia 06 de setembro no centro da cidade de São José de Mipibu em um desfile promovido pela secretaria de educação em comemoração ao dia da independência do Brasil com a participação de diversas escolas do município. 
No dia 12 de setembro eles se apresentarão no bairro do Pau Brasil em um desfile organizado pelo colégio o qual apresentará varias alas sobre reciclagem e sustentabilidade um projeto que a escola está trabalhando.  


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

TORNEIO EM HOMENAGEM AOS PAIS.

Por Isabel Cristina, foto ilustrada.
   Próximo domingo, 18, haverá dois torneios de futebol em homenagem aos pais um promovido pelo o vereador Jota Veras que será realizado no campo do Arsenal. O  torneio é beneficente cada participante deve doar um quilo de alimento não perecível que serão doados a famílias carentes da cidade de São José de Mipibu. Para os times de primeiro e segundo lugar haverá premiação.

     O outro será realizando pela equipe do Centro Municipal de  Educação Infantil- CMEI Pau Brasil, o jogo acontecerá no campo da comunidade do Pau Brasil entre os pais dos alunos da creches e outro moradores do bairro, após a partida de futebol todos se confraternizarão na creche onde haverá uma feijoada. Ambos iniciarão a partir das 8h.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) ANUNCIOU A DIVULGAÇÃO DA LISTA DE APROVADO DO SISUTEC.

O ministério da Educação (MEC) anunciou a divulgação dos aprovados em primeira chamada Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) de 2013. Dessa forma, os candidatos já podem conferir, na página do Sisutec, se estão ou não entre os selecionados.
Os convocados nessa primeira chamada devem ficar atentos, pois deverão providenciar a matrícula na respectiva instituição nesta quinta-feira, 15 de agosto, e na sexta, 16. Caso contrário, perderão a vaga.
Já a segunda chamada tem previsão para a próxima segunda-feira, dia 19 de agosto, com matrículas na terça, dia 20.

Após as duas chamadas, as vagas não ocupadas ainda poderão ser preenchidas através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a partir do dia 22 de agosto. O início das aulas será entre os dias 22 de agosto e 21 de outubro.
O Sisutec 2013 registrou 737.229 inscrições de 383.080 candidatos. Nesta primeira edição, foram ofertadas um total de  239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos para estudantes concluintes do ensino médio. Do total de inscrições, 43% foram feitas por candidatos do sexo masculino.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

VEREADORES INTEGRAM PARLAMENTO COMUM DA REGIÃO METROPOLITANA.

Os vereadores Jean Nerino, Jota Veras, Magna Barreto, Alexandre Elói e Márcio Freire passam a compor o Parlamento Comum da Região Metropolitana, entidade criada para integrar as Câmaras Municipais da Grande Natal afim de planejar a gestão urbana na Região Metropolitana de Natal (RMN).


O Parlamento comum é formado por vereadores de dez Municípios que buscam superar o atraso econômico, com foco no desenvolvimento sustentável, nas políticas de desenvolvimento sustentável e nas pessoas: trabalho e renda digna.

Semana os vereadores de São José de Mipibu estão em uma das maiores comitivas das câmaras municipais da Grande Natal participando do Seminário do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal.  O encontro é promovido pelo Parlamento em parceria com o Observatório das Metrópoles e começou desde ontem no auditório da Reitoria da UFRN. Objetiva reunir cidadãos, técnicos, estudantes e gestores oriundos das 11 cidades que compõem a metrópole natalense, para debater os desafios da formação de uma agenda metropolitana que busque aprimorar o planejamento da gestão urbana na Região Metropolitana de Natal (RMN). 

Nesta quarta-feira, 14, o presidente da Câmara Municipal de São José de Mipibu, Figueiredo Varela, vai debater "A Cidade e a Metrópole – Agenda dos Vereadores", com os outros presidentes das Câmaras Municipais.

Comunicação
Câmara Municipal de São José de Mipibu
(84) 3273-2441

PARÓQUIA, COMUNIDADE DE COMUNIDADES

Mesmo que seja afirmado que vivemos uma época de individualismos e egolatrias, fruto da emancipação da subjetividade em detrimento da comunidade e do institucional, o valor da comunidade não pode ser renegado, nem relativizado. Os paradigmas culturais que formaram a civilização ocidental, a saber, o grego e o hebraico, sempre tiveram clarividente que o ser humano está na comunidade como ser político (Aristóteles) e como aquele que não pode estar só (Gn 2,18). Esta consciência de que é com o outro, na comunidade, que a realização humana e existencial acontece, sempre foi referência da condição humana em todos os tempos. Este fato social não pode ser desfeito, no que é essencial para as perspectivas da Humanidade, nem muito menos no que acidental para a História das Civilizações.
Autores como Zigmunt Bauman e Michel Maffesoli retomam esta questão sobre o fenômeno da vida em comunidade na Posmodernidade. O primeiro a descreve como fato social que existe de modo líquido, ou seja, de modo banal, superficial e objetual; em contrapartida, o segundo a enfatiza como realidade efêmera, de composição cambiante, com inscrição local e com ausência de organização, ou seja, com configurações tribais e grupais. Mesmo com prerrogativas da subjetividade moderna, estes pensadores retomam, mais uma vez, a importância da vida em comunidade como lugar imprescindível da realização humana na contemporaneidade. Poderiamos dizer o seguinte: se no período clássico a comunidade era constitutiva do estatuto ontológico da pessoa, na época hodierna a comunidade é constitutiva das relações individuais das pessoas.
A Igreja não pode desconsiderar esta mudança de mentalidade que vai gerar a mudança de época. Esta conjuntura não é mais institucional; mas individual e pessoal. Aliás, desde o Concílio Vaticano II, com a reviravolta bíblica e litúrgica, veio também a personalista (Hans Balthasar), a nossa mãe e mestra já reconhecera que a pessoa é centro de toda a sua vida pastoral e missionária. Por isso, convocou a todos que a compõe para uma renovação interna “sem ruptura”, que a levasse a um profícuo diálogo com o mundo, para o qual ela deveria ser Sacramento de Salvação.
A Paróquia é o lugar capilar da vida da Igreja. É nela que estas mudanças começam a acontecer. Ela é esta célula constitutiva das igrejas particulares e, consequentemente, da catolicidade da Igreja. A adequação das suas práticas missionárias e pastorais às provocações da atualidade são urgentes e desafiadoras. A V Conferência de Aparecida falou da necessidade da Conversão Pastoral (N. 356-66). Atentos aos sinais dos tempos, os nossos pastores afirmaram que esta mudança estrutural não aconteceria se não houvesse uma conversão dos batizados que estão na Igreja e que precisam ser Discípulos/Missionários de Jesus Cristo.  A paróquia só será Comunidade de comunidades se a mesma se tornar lugar do encontro dos que a compõem com Cristo e destes entre si. Para haver renovação das paróquias elas precisam ser comunidades de amor e do encontro; precisam urgentemente ser mais “humanizadas”; devem ser casa de acolhimento por excelência da vida do Povo de Deus.
Por fim, nos empenhemos todos para que a vida da Igreja retome o caminho das primeiras comunidades cristãs! (At. 2,42-47). A resposta mais coerente para o Mundo de como podemos e devemos viver em comunidade, os primeiros e mais autênticos cristãos já o fizeram, renovando assim, a vida de todas as instituições e comunidades. As paróquias podem retomar esta caminhada de Discípulos/Missionários de Jesus Cristo. Assim o seja!
Pe. Matias Soares
   Vigário Episcopal Sul da Arquidiocese de Natal-RN 

IGREJA CATÓLICA CELEBRA O MÊS VOCACIONAL AS MISSÕES.

Por Isabel Cristina foto arquivo.
O mês de agosto é dedicado às vocações para Igreja católica, e esta semana varias famílias do centro da cidade de São José de Mipibu e da zona rural estão sendo visitadas pelos católicos leigos e religiosos que fazem celebrações nas residências e convidam as famílias a participar dos grupos existentes na igreja e falam também da importância das missas dominical.

Próximo sábado, 17, será o encerramento do XIII zonal da semana Nacional da família às 16h. Na Matriz de Mipibu. "Todas as comunidades, setores missionários e povo santo de Deus é convocado para participar deste especial momento de celebração pelas nossas famílias. Sejamos promotores do bem das nossas famílias e das famílias do mundo inteiro." Diz o pároco.

De 20 a 24 deste mês é celebrada da semana catequética onde haverá encontro de formação. 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SENHOR É ENCONTRADO VAGANDO NAS RUAS DE MIPIBU.

Por Isabel Cristina. 
 Um idoso foi encontrado por populares ontem,11, vagando pelas Ruas de São José de Mipibu. Segundo noticiou o blog de Fran Moura ele se encontra se abrigado  no Abrigo Anízia Pessoa.


Quem souber qualquer paradeiro dos parente do idoso deve entrar em contato (84) 9166-5998. O Senhor se diz se chamar José Emídio da Costa, falou que mora nas proximidades da Lagoa do Bonfim.


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

COM ARTISTAS LOCAIS FIGUEIREDO VAI LANÇAR O PROGRAMA CÂMARA CULTURAL 2013.

O presidente da Câmara Municipal de São José de Mipibu, vereador Figueiredo Varela, lançará no próximo dia 30 de agosto a edição 2013 do Programa Câmara Cultural, num evento, em alusão ao mês do Folclore, que contará com a participação dos grupos culturais da cidade. Para tanto iniciou contato com os grupos e recebeu em seu gabinete representantes do grupo de violoncelo que está sendo formado na cidade por meio de um projeto de extensão da escola de Música da UFRN e do Pronatec.


"Será o primeiro momento das ações do Câmara Cultural, que pretendemos desenvolver neste semestre. Já temos uma comissão formada trabalhando com isso e formando um banco de dados dos grupos culturais", declara o presidente.

O evento vai ocorrer em frente à Câmara Municipal com apresentações artísticas e folclóricas que serão concluídas com um show de sanfoneiro. O Programa Câmara Cultural foi instituído em 2009 visando o fortalecimento dos artistas locais em todos os seus aspectos.

Durante o lançamento, a comissão instituída para coordenar as ações do programa apresentará um cronograma de atividades a serem desenvolvidas nos próximos meses.

Comunicação
Câmara Municipal de São José de Mipibu
(84) 3273-2441


COMUNIDADE DO TANCREDO NEVES CELEBRA SUA PADROEIRA.

Por Isabel Cristina. 
A Comunidade do Tancredo Neves, já iniciou a festa de sua Padroeira, Nossa Senhora da Assunção, com o tema “Jovens Cristão no ano da Fé ide e fazei discípulos missionários de Jesus Cristo em toda paróquia”.  A programação que começou ontem, 08, seguir até  dia, 15, deste mês esta com a programação bem extensa  contendo, caminhada penitencial, oficio de Nossa Senhora, celebração da palavra, missa, procissão. Na parte social haverá passeio ciclístico, leilão, apresentações culturais, sorteio, Além da quermesse que funciona todas as noites ao lago da capela.


 Hoje os religiosos se encontraram na capela para celebrar a segunda noite de festa a qual teve como celebrante Pe. Josenildo Bezerra, pároco da cidade de Touros. Em sua homilia o padre orientou os grupos, pastorais e movimentos sobre a importância de realizar visita nas casas das famílias para pregar o evangelho. 




I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU.

A vice-presidente da Câmara Municipal de São José de Mipibu, Magna Barreto,  acompanhada pelo vereador Jota Veras, estiveram presentes na manhã de hoje ao I Seminário de Educação Inclusiva de São José de Mipibu, evento organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Municipal de Educação / Salas de Recursos Multifuncionais e Colaboradores.

O evento realizado no prédio da Loja Maçônica da cidade levou os educadores a discutirem a inclusão de alunos com necessidades especiais na escola , preparando os profissionais para melhor atender a estes estudantes.

De acordo com a Secretária de Educação da cidade, Lúcia Martins, o tema do seminário "Aprender para incluir e incluir para aprender" demonstra o desejo do município em olhar para estes estudantes, com suas capacidades, para que também tenham direito ao conhecimento. "Pretendemos sensibilizar a sociedade e desejamos construir no respeito às diferenças e uma escola mais inclusiva", declara a secretária.

Para o vereador Jota Veras, o evento é um passo importante para que os alunos com limitações sintam-se melhor acolhidos no ambiente escolar. "Cada vez que o professor pára para discutir este assunto, reforça e os incentiva no trabalho de fazer todos os alunos se sentirem iguais", reforça. A vereadora Magna Barreto, que também é educadora, destacou a importância da iniciativa. "Discutindo o assunto, o professor tem maior segurança para fazer com que os alunos interajam e se tratem de forma igualitária, sem discriminação. Isto contribui muito para o aprendizado de todos e a formação de cidadãos conscientes", destaca a vice-presidente.

O seminário, que ocorre desde ontem, termina na tarde de hoje com palestras, apresentações culturais, roda de conversas de relatos vivenciados nas escolas e entrega de certificados.


Comunicação
Câmara Municipal de São José de Mipibu
(84) 3273-2441



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O TRANSITO DE MIPIBU CADA DIA MAIS DESORDENADO.

Por Isabel Cristina

O trânsito na cidade de São José de Mipibu sempre foi caótico, mas ultimamente a situação se agravou principalmente na Rua principal a James Sales onde estar sendo feito um calçadão para caminhada. Por este motivo a rua  ficou mais estreita dificultando o percurso para os carros, motos, bicicletas e os pedestre que precisam caminhar no meio do transito. 


Os pedestres reclamam da quantidade de veículos que ficam estacionados no decorrer da Rua James Sales desde a Praça da Saudade até o final do calçadão. Segundo alguns moradores os carros ficam estacionados naquela localidade das 06h. Até a noite.

 Os pedestres solicitam das autoridades competentes que orientem os guardas de transito para que eles organizem o transito naquele trecho, e sugerem que os carros pelo menos sejam  estacionados nas Ruas laterais. 
Ontem, 07, uma Senhora da Comunidade do Pau Brasil foi atropelada naquela via, porém a mesma só teve ferimentos leves foi socorrida pelo motorista que a levou ao hospital.

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE TRABALHO HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL – SEMTHAS REALIZA A 5ª CONFERÊNCIA.

Por Isabel Cristina
A Secretária Municipal de Trabalho Habitação e Assistência Social – SEMTHAS realizou hoje, a sua V conferencia abordando o tema “A gestão e a Financiamento do SUAS”. Com o objetivo de esclarecer sobre esse programa a população e escolher representantes do município para representá-lo na conferencia estadual que ocorrerá em Natal.

Estiveram presentes no evento o deputado Estadual Fabio Dantas, vereadores, secretarios, representantes de Associações, coordenadores dos programas sociais, Centro de Referencia de Especializado de Assistência Social- CREAS, Centro de Referencia de Assistência Social- CRAS, Cadastro Único, lideres comunitários entre outros. 

Os participantes se dividiram em grupos para discutir sub temas e elaborar proposta que serão abordadas pelos delegados na conferencia estadual os quais defenderão para que as mesmas sejam aprovadas e discutidas e aprovadas na conferencia federal desta forma o município poderá adquirir novos recursos para esta secretária.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...