quarta-feira, 21 de agosto de 2013

APROVADA A CRIAÇÃO DO PARQUE AMBIENTAL DA MATA DA BICA EM MIPIBU.

Já está aprovado o projeto de lei que cria o Parque Ambiental da Mata da Bica e a Zona de Proteção Ambiental (ZPA) da Bica em São José de Mipibu. Após a aprovação das comissões temáticas da Câmara Municipal, os vereadores da cidade aprovaram a unanimidade em sessão ordinária nesta terça-feira, 20, o Projeto de Lei n° 34/2013, de autoria do vereador Joelmo Teles.

O projeto prevê a recuperação da mata, inclusive da mata ciliar do rio, com replantio de árvores e providências a serem adotadas contra a emissão de dejetos, além da recuperação do solo de toda a área com a substituição de fossas convencionais por fossas ecologicamente corretas. O projeto é assinado pelo Subcoordenador do Núcleo de Estudos Técnicos de alta Complexidade Ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), Thiago Mesquita.

"É um passo importantíssimo para o futuro da nossa água, da nossa mata. É a garantia de que poderemos continuar usufruindo dessa riqueza que é nossa", declara Joelmo Teles. Segundo relata, o diretor geral do Idema, Jamir Fernandes, já entrou em contato com ele e o órgão está disposto a realizar projetos no futuro parque ambiental mipibuense. "Ele disse que está ansioso para desenvolver vários planos aqui na bica", diz o vereador.

Sobre o isolamento da área da mata por dois anos, previsto no projeto, o vereador explica que é necessário porque serão plantadas mudas de árvores que precisarão desse isolamento para se desenvolverem. Como residem moradores na área em questão, estes não precisariam, segundo o autor do projeto, ser retirados do local, mas seriam parceiros na implantação deste parque, mediante um trabalho de conscientização.

Com a recuperação da área, a ZPA abrigaria um parque para lazer do mipibuense, tornando-se ainda uma área para visitantes da cidade desfrutarem de uma área verde de conservação de mata atlântica.


SOBRE A MATA DA BICA

A área da Mata da Bica é uma região considerada pelos órgãos ambientais como sendo de extrema importância para a manutenção da fauna, da flora e equilíbrio ecossistêmico da região. A mata está inserida no Centro de Endemismo de Pernambuco, região localizada no Norte do Rio São Francisco (de Sergipe ao Rio Grande do Norte).

Atualmente apresenta vegetação de Mata Atlântica em estágio médio/Avançado de degeneração. A ocupação da região com criação de animais, lançamento de esgoto doméstico diretamente no rio Mipibu, além de questões socioeconômicas das populações residentes próximas ao rio têm contribuído para o desmatamento da mata e o assoreamento do rio e de suas nascentes.

Comunicação
Câmara Municipal de São José de Mipibu
(84) 3273-2441

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...