segunda-feira, 26 de julho de 2010

Festa dos padroeiros alcança expectativas: Padre fala sobre a festa social

Por Cláudio Oliveira e Isabel Cristina/foto Cláudio Oliveira
A festa de Santana e São Joaquim, padroeiros de São José de Mipibu chega ao seu último dia. Hoje acontece, a partir das 16h missa e procissão pelas ruas do Centro da cidade e Louvor com Amigos de Cristo. Na avaliação do pe. Matias Soares, em seu primeiro ano na festa dos padroeiros como pároco,  o evento alcançou as expectativas. "Pudemos fazer com que o reino de Deus aconteça. A participação popular foi muito positiva tanto do ponto de vista espiritual como na confraternização da festa cultural".

Sobre a polêmica a respeito da festa cultural, realizada no largo da matriz, o padre apontou algumas diferenças quanto à eventos maiores como São João e carnaval, que também eram realizados no mesmo local e, após solicitação da paróquia, foram transferidos para outro espaço.
"A festa dos padroeiros é uma festa onde as famílias participam.", disse referindo-se à presença mais tranquila de vovôs e vovós, pais, mães e crianças pequenas que frequentaram a festa cultural. Padre Matias lembrou, ainda, do horário de término dos shows (quase todos os dias até à meia noite) e o tamanho do público que propicia um maior controle por parte dos organizadores. Além disso, as atrações culturais seriam outro diferencial no estilo da festa, pois não desrespeitam a dignidade das pessoas e nem fazem apologia à droga ou prostituição.

Segundo o pároco, o formato da festa elaborada foi decidido por todos os membros da comissão organizadora, inclusive a bebida alcoólica vendida pela barraca da paróquia. Apenas cerveja, por ter um teor alcoólico fraco, de forma a ser bebida socialmente. "Se havia pessoas bebendo algo mais forte, não foi comprado na barraca da paróquia. Certamente compraram em outro local e se misturaram ao público da festa", explica pe. Matias. Em alguns casos, o próprio padre se dirigia às pessoas e pedia-lhes que não tomasse bebidas fortes no ambiente da barraca. Quem compreendia, atendia ao pedido, outros se retiravam para as margens da movimentação.

Padre Matias disse que não foram verificados casos de edepredação do prédio da Igreja Matriz, como acontecia em outros eventos e o estilo cultural não confrontou a fé dos cristãos. "A festa social atendeu às expectativas.Tentamos melhorar a estrutura e a intenção foi reunir a comunidade."

Segundo o padre, a arrecadação da festa dos padroeiros será destinada à limpeza externa da Igreja Matriz, que necessita de doações de materiais dos paroquianos que se sentirem interessados.

2 comentários:

Anônimo disse...

é...faz sentido

Anônimo disse...

Até que enfim o padre se pronunciou, isso é bom porque quem cala consente e vcs ~estão de parabéns por tê procurado ouvr o outro lado

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...