sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

MIPIBU RETRÔ 2009 (Parte III)

Por Francicláudio Oliveira
As festas em Mipibu são sempre muito animadas. A folia do carnaval foi marcante, mais blocos, mais máscaras, bem que podia ter sido mais organizada para a passagem dos blocos, né! Uai, no são João foi! Cada bairro fez o seu; no Pau Brasil a festa da Fogueira veio com Pau de sebo, casal matuto e atrações do bairro. E na cidade, mesmo sem os dois filhos de Francisco, a festa atraiu milhares de pessoas, com uma estrutura que rendeu elogios.


Milhares também foram ver a Parada da Diversidade do agreste, realizada pela sociedade Terra Viva, que realizou ainda um Seminário de Direitos Humanos. Direito também a Paz, foi o que os jovens do Pro Jovem pediram na Marcha pela Paz.

Porém, a cidade festeira esteve mais contida em seu aniversário. Os 164 anos do município foram celebrados com inaugurações de obras públicas e show. E faltou caprichar um pouquinho mais nas festividades de fim de ano. Depois de várias críticas, a decoração natalina enfeitou o centro da cidade faltando menos de uma semana para o Natal. Mas não houve nenhum evento que remetesse à data. Diferente do Pau Brasil que realizou pela nona edição o auto ‘Então é Natal’ e conseguiu apresentá-lo em Laranjeiras dos Cosmes, além de uma árvore de Natal com 7 metros de altura feita de garrafas pet e erguida no bairro.
E as crianças ganharam presentes dos amigos da Valcred no seu dia e também no Natal pela Sociedade Terra Viva e no engenho Olho D’água.

Quanto ao reveillon, nenhuma novidade ... parece que nosso forte está mais para Carnaval e São João. Não é uma empresa de telefonia móvel, mas é “Simples assim”! Falando nisso uma nova empresa desse ramo passou a atuar na cidade: “Viva a Vivo chegou!”.

Viva mesmo para o grupo mipibuense ‘Lêda Empório’ que rompeu os limites da aldeia e abriu loja na cidade vizinha de Goianinha, lançou promoção permanente para os clientes e um espaço com produtos entre R$ 0,65 e R$ 1,99. Bons negócios evidenciaram outra empresa: A Coco e Cia se destacou nacionalmente.
Ah, Destaque??? Mipibu viu filhos seus mostrando que podem ir além: Haendel Dantas, estudante de publicidade, teve seu blog reconhecido nacionalmente. Foi o “Blog do Mês” da edição 70 (Out/09) da Revista Webdesign, principal veículo de comunicação sobre o design para web no país. A cidade ganhou um repórter de TV, visto em todo o estado: Francicláudio Oliveira, estudante de jornalismo, apareceu de vez e continua no ar. A jovem cantora Liana Viana ficou em excelente classificação no festival da Canção da Assembléia Legislativa. Motivos para comemorar mesmo!

Comemorando ficou o Flamengo de Laranjeiras dos Cosmes no Campeonato Municipal de Futebol, vitorioso sobre o Vasco do Pau Brasil. Os melhores jogadores do Campeonato foram escalados para a seleção mipibuense de futebol que jogou contra o ABC Junior de Natal.

E se é pra comemorar, que tal 29 anos? O jornal O Alerta celebrou seu 29º aniversário em edição especial. Especial também foi o 2º aniversário do Informativo Força Jovem, que evidenciou o trabalho da equipe e valorizou os jovens do seu bairro, Pau Brasil, que escolheu os rapazes e moças mais belos num desfile de beleza e ao som de banda musical. Além disso, a equipe realizou diversas festas valorizando a o talento e cultura dos moradores, com apresentações em eventos religiosos e datas comemorativas. Pena que as autoridades não valorizem estas iniciativas. Por duas vezes, a Secretaria de Transportes não mandou um veículo que garantiu para que os grupos do bairro se apresentassem em outros locais da cidade: A primeira vez foi para uma quadrilha junina e a segunda para o grupo que realiza o auto do Natal. Um desrespeito a quem faz cultura.

Cultura! Nunca esse assunto foi tão discutido na cidade. A Câmara municipal lançou o Programa Câmara Cultural que deu visibilidade aos artistas e valorizou pessoas que algum serviço tenham prestado ao município. O jornalista José Maria (Nilson) relançou o documentário ‘Terra de Engenhos’. O artista plástico José Estelo lançou seu livro e foi homenageado pelos vereadores, assim como a professora Lúcia Amaral com o livro orgulho Mipibuense. E a quase desconhecida Fundação Mipibu de Cultura ganhou visibilidade, graças a um proposto aumento no salário do seu presidente, Manoel Nicodemus. E ele hein?! Mal acabou essa polêmica foi alvo de críticas por não ter comparecido ao lançamento do livro da Orgulho Mipibuense. Detalhe: seu representante estava lá, mas não foi anunciado pelo mestre de cerimônias do evento. Mas a Fundação esteve no I Fórum de Cultura em Parnamirim e, na cidade, a Conferência Municipal de Cultura leva um representante à conferência estadual. Enquanto isso, a Associação Cajupiranga se tornou Ponto de Cultura e inaugurou suas instalações com promessas de bons serviços para a população na área.

 Outras entidades foram contempladas: A Associação de Mulheres e Jovens teve seu projeto de geração de renda e construção de sua sede aprovados, assim como a associação de Curral Novo. Outras contemplaram a população: A Associação Comunitária de Comunicação e Cultura saiu por alguns bairros com a Escola Móvel de Informática, atendendo a população no tocante às aulas gratuitas de informática básica e sorteio de computadores e a Fundação Zé da Bicicleta abriu a Escola Nascedoura de Talentos, no Pau Brasil, com espaço para festas e salas para cursos gratuitos. Foi uma festa a inauguração que levou milhares de pessoas ao local, inclusive a governadora Wilma de Faria.

É... as festas em Mipibu são sempre muito animadas!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...