quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

MIPIBU RETRÔ 2009 (Parte II)

Por Francicláudio Oliveira
Eles tomaram posse. O ano começou vereadores novatos e veteranos e a mesma administração da prefeita Norma Ferreira.

Uma administração que, segundo enquete deste blog, foi avaliada como péssima no primeiro mandato. Mas Norma inaugurou várias obras: ampliação e reformas de prédios públicos, como escolas e postos de saúde, ruas pavimentadas, casas populares, material para a agricultura, peixe e festa para o povo e vai urbanizar e construir quiosques na avenida Olavo Feliciano. Embora algumas obras tenham ficado incompletas como o estádio Ferreirão (Sem iluminação) e a quadra de esportes do Pau Brasil (vira uma piscina quando chove, pois não há para onde a água escorrer). Mas o ex-vereador-oposição, Liquinho do Pau Brasil, declara publicamente que agora apóia o grupo de Norma Ferreira. Grupo este que, assim como outros, se articula para as próximas eleições, inclusive 2012.

A prefeitura permitiu, por meio de parcerias com outros poderes a construção do novo fórum de justiça e do Fórum do TRE e doou o terreno para a construção de uma agência do INSS.
A Câmara Municipal ganhou grande visibilidade em 2009 e saiu por bairros com o projeto Câmara Intinerante. Apesar do presidente da Casa, Vereador Kerinho mostrar trabalho, o destaque maior, foi o novato Jamaci Oliveira e suas inovações políticas. Ele fez reuniões com moradores, lançou um site pessoal, acampou lutas pesadas como os acessos na duplicação da BR 101, irritou e agradou ‘gregos e troianos’, desafiou e chamou aliados de oportunistas e ganhou espaço na mídia local e até estadual, devido aos requerimentos sobre a BR 101.

Ah, essa duplicação! Ô assunto pra render! O ministro visitou o trecho até então não-liberado. A liberação desse trecho não aconteceu na data anunciada. Para os mipibuenses, um túnel de aceso foi confirmado, mas depois substituído por um semáforo e passarelas. Norma foi então à Brasília (desta vez para tratar desse assunto), ministro confirma acessos ao centro da cidade, mas não para logo, pois a liberação do trecho seria até o final do ano. Só se for de 2010, pois 2009 acabou com as obras atrasadas.

E como atrasaram! DNIT diz que atraso deve-se às desapropriações, mas o atraso causa transtornos aos moradores e motoristas. Lagoas se formaram em frente às casas quando choveu. E nada de conclusão das obras. Ah, um novo motivo: A CAERN seria a culpada com suas obras de saneamento.

Ah essas obras! Outro problema: Faltou água em Mipibu e todos acusam a prefeita, que se sentindo injustiçada cobra da CAERN. E, vejam só! Segundo a CAERN, a culpa da falta d’água é do DNIT com as obras da BR. Mas, e os buracos nas ruas, alguns das obras de saneamento, outros não? O Boneco João Buracão foi lá cobrar satisfações. Parece que ele ajudou bastante.

De muita ajuda precisou a segurança da cidade, muito discutida em audiências na Câmara Municipal. Fuga em massa da delegacia e assassinatos provam que nada de concreto acontece e a imprensa do estado publica. Passageiros sofrem com assaltos entre Parnamirim e São José. E em evento público, Norma cobra reforço na segurança à governadora Wilma de Faria, que promete atender ao apelo.

Apelo maior fizeram os servidores do Hospital Regional Mons. Antônio Barros, condenado a fechar as portas. Por que? Faltava tudo. O atendimento péssimo. E olha que o grupo político responsável pelo estabelecimento havia sido trocado, parece que era para melhorar os serviços. Um caos que foi visto por todos na mídia estadual. Visto (e como foi visto) também o medo e os casos de gripe suína aumentando. Anunciaram a morte de um bebê em Mipibu devido a esta doença.

Mas não só de desgraça vive a Saúde em Mipibuense, que realizou relevantes encontros para discutir assuntos como saúde mental, saúde popular. Um Conselho de Saúde se firmou, bons índices de vacinação de crianças e idosos nas campanhas ao longo do ano e baixos números de dengue tranqüilizaram a população.

População que recebeu o bispo de Natal Dom Matias Patrício. Ele passou uma semana na paróquia visitando e reunindo os fiéis católicos. O blog seguiu e divulgou cada passo do religioso na cidade de religiosos. Religiosos, como os Filhos de Santana que prestaram votos em Mipibu, confirmando sua vocação. E foi pela vocação que o coordenador do Shalon, Washington, foi embora. Quem também irá é o padre Josenildo, que foi homenageado pelos seus 10 anos de ordenação e trabalhos a frente da paróquia.

A paróquia que cresceu construindo novas capelas. Rocinha começa a sua, mas faltam recursos. KM 38 inaugura a Capela do século em ritmo junino. E em ritmo de fé e alegria a terra de Santana celebrou seus padroeiros Santana e São Joaquim. Arrastou uma mutidão no exalta Cristo, cavalgou com vaqueiros, crismou jovens e firmou a fé da cidade.

Cidade-natal que o Filho ilustre não esquece. Em uma das vezes em que esteve na terrinha, o bispo mipibuense de Bom Fim/BA, Dom Canindé Palahano plantou com a Escola Instituto Pio XII, um pé de Pau Brasil naquele bairro de mesmo nome. Enquanto isso, em meio às lágrimas da diretora Lourdinha Palhano, a mesma escola viu o seu pé de abricoteiro tombar e cair.

Alegria, tristeza, expectativas. 2009 deixou uma mistura de sentimentos em todos os segmentos da cidade que podem se definir neste novo ano ... espera-se que seja com as festas e talentos revelados. É o que você vai ver na última postagem da série MIPIBU RETRÔ 2009, amanhã!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...