Por Cláudio Oliveira/foto Júnior Santos
Se a parede do açude Guarita (foto) em tangará, romper, a população que vive às margens do Rio trairi em São josé de Mipibu e outras cinco cidades correm o risco de sofrer alagamentos. Para que isto não aconteça, o nível do reservatório não pode subir. Em vistoria ao local, o corpo de bombeiros vinculado à defesa civil do RN, decidiram que é preciso ampliar a vazão do açude e, para conter o nível do reservatório foram colocados sacos de contenção. No entanto o alerta é que a situação é preocupante.
Além de Mipibu, a população das cidades de Boa Saúde, Lagoa Salgada, Monte Alegre, e Nísia Floresta podem sofrer se a água acumulada do açude romper a parede, porque a enxurrada deve seguir o curso do rio Trairi e alagar as comunidades ribeirinhas.
Contudo, em breve começarão a serem feitos reparos na parede da barragem. A intenção é aumentar a largura do sangrador do reservatório quando as máquinas estiverem disponíveis. No entanto, os engenheiros afirmam que, caso volte a chover com intensidade na região, o risco de rompimento será ainda maior.
Com informações do VNT On line
Nenhum comentário:
Postar um comentário