quarta-feira, 9 de maio de 2012

MIPIBU RECEBE PROJETO PILOTO DE TELEMEDICINA

Por Cláudio Oliveira/foto reprodução
O Programa de Telemedicina da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), pelo qual exames são feitos por telefonia fixa, celular ou internet, contabiliza resultados positivos no estado e já estão sendo implantadas outras variantes começando em São José de Mipibu.

Segundo o coordenador do Programa de Telemedicina, Carlos Eduardo Costa, o Tele MAPA (que mede a Pressão Arterial) e o Tele Holder (que verifica a frequência cardíaca) foram implantados como projeto piloto em São José de Mipibu e em Caicó. Estes projetos também estão em processo de implantação nos municípios de João Câmara e Caraúbas.


Como não é possível ter um cardiologista em cada município do Estado, e o eletrocardiograma, geralmente, precisa de um cardiologista para ser interpretado, a Telemedicina é um suporte importante para cobrir locais sem a presença desse profissional. O equipamento portátil registra um eletrocardiograma com 12 derivações (convencional) simultâneas.

Com a telemedicina médicos de qualquer parte do estado enviam os eletrocardiogramas por meio de telefonia fixa, celular ou internet para uma Central, onde uma equipe médica de plantão faz a análise e elabora o laudo, em média, dentro de cinco minutos. O diagnóstico é enviado ao local de origem, imediatamente e, se o caso for de emergência, os cardiologistas de plantão entram em contato com o médico para orientar quanto aos primeiros procedimentos a serem tomados.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...