quarta-feira, 30 de setembro de 2009

EX-VEREADOR (oposição) DECLARA APOIO AO GRUPO DA PREFEITA

Extraído do Informativo Força Jovem ed 50
A repórter Isabel Cristina entrevistou o ex-vereador Francisco das Chagas Araújo (Liquinho) e ouviu dele sua atual visão política. Ele faz declarações a favor da prefeita e critica o grupo político do deputado Arlindo Dantas. Liquinho fala, ainda, da suas pretensões políticas:

IFJ: O senhor rompeu com o grupo político liderado pelo deputado Arlindo Dantas?
É o seguinte: Eu não rompi. Trabalhei oito campanhas com ele e fui a coluna deles aqui no Pau Brasil, quando em 96 nenhuma liderança política aceitou Arlindo Dantas. Foram as pessoas simples e
pobres como eu quem o aceitou. Quando mais precisei na Campanha de Juliana (Filha de Liquinho para o Conselho Tutelar) pensei que eles iam dar apoio e me viraram as costas. Mas não foi só por isso, no ITEP, Central do Tarbalhador, Hospital (...) você vê pessoas que ele empregou mas não vê ninguém do Pau Brasil, que eu possa ter indicado.



IFJ: O senhor está ou pretende estar no grupo de apoio á prefeita Norma Ferreira?
Diante de tudo, eu já não poderia ser contra a prefeita. Eu fui pras ruas e disse que o deputado era o melhor para o povo e até aqui não consegui nada nem pra mim nem pra ninguém do Pau Brasil. Notei que não tinha como a prefeita fazer em quatro anos o que os outros não fizeram em 20, 30, 8... e analisando, dentro de 5 anos, você vê as obras que ela fez, como a água no Pau Brasil. Não posso continuar sendo contra uma pessoa que está trabalhando pelo município.


IFJ: E no pau Brasil, já se fala de uma proximidade sua com um dos representantes da prefeita na comunidade, o senhor Chico de Longa, principalmente nas eleições para conselheiro tutelar, quando parece que apoiou sua filha, a conselheira eleita, Juliana. Há realmente essa aproximação?
Achei bonita a ação de Chico de Longa e outros do grupo de Norma, que eu pensei que fosse adversário meu e apoiaram e votaram Juliana sem nem conversar comigo. Não foi interesse, não foi maldade ou para me tirar do lado de Arlindo. Votaram porque viram que era o melhor votar em uma pessoa do Pau Brasil. Não poderia deixar de receber o apoio deles, quando meu grupo me deixou sozinho.

IFJ: O senhor acredita que os eleitores compreenderão sua mudança de opinião?
Ninguém, pessoas que têm bom raciocínio e bom entendimento, vai se revoltar contra mim porque passo a apoiar o grupo da prefeita, pois todos nós estamos vendo o desenvolvimento da prefeita no município. O povo sabe que a minha política é em benefício da minha comunidade. O meu deputado não apresentou nada para minha comunidade e a prefeita sim.


IFJ: O que o senhor tem a dizer aos que ficarão desconfiados de suas idéias?
Peço a Deus que abra suas mentes e entendimento. O povo sabe que o melhor para São José foi a prefeita e, agora Kerinho. Porque depois das eleições ninguém veio mais ao Pau Brasil, o único foi Kerinho. Não posso viver enganando o povo dizendo que meu grupo é o melhor. Tenho que passar para o povo o que é justo e verdadeiro.


IFJ: Em entrevista ao informativo, o senhor disse que se Deus e o povo quisesse o senhor se candidataria novamente. Como pensa agora? O povo quer?
O que o povo tá dizendo é que seja candidatop no grupo da prefeitta. Se Deus aprovar o que o povo tá falando eu sou candidato. Se não for eu vou apoiar quem estiver melhor nas pesquisas, seja Milena, Júlia, Dédo... Continuo dizendo eu estou do lado da prefeita a troco de nada. Estou desempregado, não vou pedir emprego a ela, mas não vou defender o que não serve pra o nosso bairro, mas sim o que é bom pra ele, pois só quero valorizar o nosso bairro...

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Três localidades mipibuenses festejam o mesmo padroeiro

Por Francicláudio Oliveira/imagens cedidas
Pau Brasil, Taborda e Centro. Três localidades em diferentes áreas do município celebram nesta semana o mesmo padroeiro, São Francisco de Assis:

Em Taborda, a festa começou desde o sábado (26) com Alvorada festiva, Procissão com a bandeira da festa e Celebração da Palavra. Até o próximo sábado acontecem celebrações e missas às 19h30min na capela local. Já no domingo, dia do padroeiro, uma Alvorada Festiva e Caminhada Penitencial levantará os fiéis às 5h da manhã. Ao meio dia os fogos do Pipocasso alertará a todos que a comunidade está em festa e que às 16h todos devem seguir a Procissão com a imagem do Padroeiro, seguida da Santa Missa, que será celebrada pelo pe. Josenildo Bezerra. Neste mesmo dia também ocorrerão batizados no bairro. Na festa social ainda acontecerão um bazar comunitário, nesta terça-feira (29) e o I PASSEIO CICLÍSTICO, no sábado (03), a partir das 7h, saindo da Capela, passando pela lagoa de Passagem dos Cavalos e voltando à Capela. Além disso, a quermesse e barraca de lanches funcionam no nesta quarta,sexta-feira e sábado.

No centro da cidade São Francisco é festejado pelo Movimento Franciscano Portadores da Paz. A festa começa nesta terça-feira (29) com Missa na capela do grupo às 19h30 min. Até o sábado (03) todas as noites serão celebradas Missas sendo que, no sábado será às 7h e às 19h30min acontece o Jantar com escolha do rei da Festa. No dmingo, dia 04, a partir das 18h30min, uma procissão, seguida de missa encerra os festejos. Todas as noites haverá barracas de lanche, pescaria e bazar.

No Pau Brasil São Francisco será celebrado a partir desta quarta-feira(30). Uma procissão seguida de missa abre abre a programação religiosa que se segue até o domingo (04) com celebrações, missas, confissão, oração do terço, louvor com os jovens, encontro com a infância Missionária e adoração ao Santíssimo Sacramento, além das caminhadas Penitenciais com café comunitário no domingo (04), quando, a partir das 18h30min, uma procissão com Missa encerra o evento.
A Festa Cultural no bairro será no dia 11 de outubro com o desfile e escolha do rei e rainha da festa, além de apresentações culturais.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Informativo Força Jovem responde a insultos de diretor de escola

NOTA DA REDAÇÃO

Na edição Nº 49, do Informativo Força Jovem, do dia 12 de setembro de 2009, foi publicada na sessão 'Estamos de Olho' a seguinte nota: "Mães de alunos da Escola Clóris Trigueiro dizem que lá estão servindo merenda do dia anterior, por isso, se preocupam se isto não coloca a saúde dos seus filhos em risco." Esta informação chegou até nossa equipe, realmente por meio de algumas mães. Procuramos outras que também confirmaram o fato. Tratava-se de um cachorro-quente que sobrou de um evento da escola e que seria servido para os alunos do pré, mas, por interferência de funcionários do colégio (que orientaram as mães a procurar o informativo) isso não aconteceu com os do pré. A nota foi publicada a pedido das mães e nossa função era divulgar para alertar os órgãos competentes. Ressaltamos que não foi dito que se tratava de merenda estragada, apenas que era comida do dia anterior e havia a preocupação das mães. Nada mais natural!

No entanto, cinco dias após a publicação, o diretor da Escola, Sr. Reginaldo da Silva abordou a integrante da equipe do Informativo, Isabel Cristina, quando ela sequer estava a trabalho do jornal. O diretor, na presença de outras duas pessoas questionou Isabel sobre a origem da informação e porque não fomos ouví-lo antes de publicar.

1º: é do princípio jornalístico ouvir os dois lados, mas também é um princípio desse trabalho alertar a sociedade e autoridades para fatos denunciáveis, se vierem de fontes confiáveis, como foi o caso.
2º: Não somos da Vigilância Sanitária, Prefeitura, nem detetives, apenas abrimos espaço para a comunidade se pronunciar.
3º: é de lei que o jornalista não é obrigado a divulgar suas fontes.

Entretanto, o diretor foi mais agressivo e nos acusou de denigrir a sua imagem e que seria a terceira vez que isso acontece. Acusou-nos ainda de ingratidão ao dizer que é do mesmo partido (político) que ele e nos classificou de 'medíocres' e 'idiotas'. Para terminar, ameaçou entrar na justiça contra a equipe. Tudo isso na sua sala, na Escola.

O diretor deve estar confuso. Em 49 edições, a escola foi matéria em mais de 30. Destas, a minoria abordou fatos negativos. Quando abordados, quase sempre foram informações confirmadas por ele mesmo: problemas com professores, materiais, violência entre alunos, etc.

Referente à sua imagem como diretor, houve uma matéria negativa sobre a forma como ele se comportou, insultando os que se opuseram a ele, ao vencer as eleições para este cargo. Ora, como diretor, o que ele fizer é do interesse da comunidade, sendo assim é pra ser publicado sim! Outra, foi quando publicamos o seu afastamento da direção, em virtude das eleições municipais, o que não chegou a denigrir sua imagem, como ele disse.

No sábado, 19/09, tentamos falar com o mesmo por telefone para agendarmos uma reunião. Ele simplesmente não nos deixou falar e alterou o tom da voz dizendo: " O problema é que vocês não gerenciam o que escrevem e se continuarem assim vão continuar escrevendo 'merda'. Ah, não posso falar com vocês agora!" e desligou o celular.

Esclarecemos que o Informativo não pertence a partido nenhum. Nunca publicamos nada que fosse mentira ou ferisse a moral e imagem das pessoas. Jamais iremos bajular quem quer que seja. Elogiamos quem e quando merece. Criticamos e cobramos quem e quando é necessário. Talvez por isso tenhamos chegado a 2 anos de publicação com grande admiração e respeito dos leitores, inclusive que nem conhecemos pessoalmente.

Lamentamos o comportamento do Sr. Reginaldo e o lembramos que os 'medíocres' e 'idotas' têm feito muito mais pela comunidade com a 'merda' que escrevem, do que muitos outros que se acham soberanos e donos do mundo. Como fazemos, Informar, esclarecer e educar as pessoas é fundamental para o desenvolvimento pessoal e cidadão. Ele deveria saber disso, uma vez que dirige uma escola com centenas de alunos desde o pré até o nono ano. Lamentamos pelos alunos, pelos pais e pela comunidade. E deixamos para os que lêem esta nota interpretarem quem é ‘medíocre’, ‘idiota’ e que faz ‘merda’, como ele nos qualificou.


Atenciosamente e com toda a indignação:

Francicláudio Oliveira/Isabel Cristina/Jaqueline Oliveira/Darlene Alves/Sandra Bezerra/Mônica Oliveira/Leonila Oliveira

Muheres do Pau Brasil confeccionam brinquedos para crianças

Por Francicláudio Oliveira/fotos: Isabel Cristina


Um grupo de integrantes da Associação de Mulheres e Jovens do bairro de Pau Brasil, em São José de Mipibu estão confeccionando brinquedos a partir de materiais recicláveis. Sob o comando da presidente da Associação, Eliana Cardoso, o grupo utiliza caixa de leite, garrafas pet, anéis de latinhas, entre outros que, com criatividade e boa vontade viram brinquedos para serem doados no próximo dia das crianças para os alunos da creche local.

O trabalho é voluntário e, para as artesãs, além da satisfação em presentear as crianças, é um aprendizado que pode ser utilizado em outros momentos como fonte de renda. Segundo a presidente, Eliana Cardoso, o trabalho não está recebendo nenhuma ajuda de entidades, órgão ou pessoas, apenas o trabalho dos próprios integrantes do grupo e sobras de materiais de outras atividades realizadas na associação.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Árvore Abricó é retirada do Instituto Pio XII, após tombar

Por Francicláudio Oliveira/fotos cedidas
Por mais de 70 anos, a árvore-símbolo do Instituto Pio XII em São José de Mipibu fez parte do dia-a-dia de várias gerações de estudantes. Com frutos gostosos que costumava soltar, não há aquele que tenha passado por aquele colégio sem lembrar do famoso 'pé de abricó.
Porém, nesta semana (dia 22/09) com muita tristeza e grande preocupação a direção e funcionários viram a árvore partir ao meio e tombar. "Ficamos sem esta árvore plantada pelo saudoso Mons. Barros fundador do PIO XII", lamentou a diretora Lourdinha Palhano, agradecendo a Deus por não ter ocorrido danos maiores. O corte foi orientado pelo Sargento Oliveira do Resgate de Bombeiros.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Mipibuense estréia ao vivo como repórter de TV

Por Darlene Alves
Será hoje (24), a partir das 18h30min na Tv Universitária (Canal 5). O editor deste blog e do Informativo Força Jovem Francicláudio Oliveira estará ao vivo realizando uma entrevista dentro do telejornal TVU Notícias. Francicláudio está no 7º período do curso de jornalismo/UFRN e há 5 meses faz estágio na redação da TV. Recentemente iniciou reportagens no Programa 'Por dentro do Campus', que vai ao ar toda terça-feira, às 19h30, no mesmo canal e hoje é sua estréia ao vivo no principal telejornal da emissora .

Dom canindé e Instituto Pio XII plantam no Pau Brasil árvore com o nome do bairro

Por Francicláudio Oliveira/fotos cedidas
Em visita à cidade nesta semana, o atual bispo da Diocese de Bom Fim, na Bahia, mipibuense Dom. Canindé Palhano esteve, acompanhado da diretora do Instituto Pio XII, Lourdinha Palhano, junto a um grupo de alunos e a professora de Ciências, Vanúzia, no bairro do Pau Brasil onde plantaram uma árvore “Pau-Brasil” com mais de dois metros de altura.
Na ocasião, o bispo realizou explanação e bênção na Capela do bairro. Dom Canindé Palhano foi o responsável pela construção da referida capela e durante anos atuou na comunidade com os paroquianos da Paróquia de Mirassol/Natal e por mais de 30 anos ajudou a comunidade mostrando a importância de conservação do MEIO AMBINETE.


O plantio da árvore fez parte das atividades do pio XII durante a Semana da Árvore e será cultivada por moradores.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SOZINHO, JOVEM FABRICA TRANSMISSOR DE RÁDIO NO PAU BRASIL

Por Jaqueline Oliveira/foto Jaqueline Oliveira
O jovem Pedro Carneiro de Oliveira (Pedrinho), de 20 anos que reside na Rua das Carambolas/Pau Brasil, desde Agosto de 2008, conseguiu, sozinho, montar o que poderia se tornar um estúdio de som.

Pedrinho conta que tudo começou há um ano atrás, quando a sua avó lhe pediu para consertar um aparelho de som: “Percebi que, ao consertar o som perto de outro aparelho, dava interferência, aí fiquei curioso.” A partir daí, Pedrinho começou suas tentativas sem saber no que resultaria e, aperfeiçoando sua curiosidade, já está quase concluindo sua primeira invenção: um transmissor caseiro

“Pretendo montar uma rádio comunitária, para revelar novos talentos da comunidade”, diz Pedrinho ressaltando que vai tentar realizar seu sonho mas precisa de apoio. O jovem tem conhecimento de que não pode executar essas atividades de qualquer forma, por isso espera orientações de pessoas interessadas que queiram lhe dar a oportunidade de trabalhar legalmente com o que está aprendendo e gostando de fazer.

VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO É NESTE SÁBADO

Por Francicláudio Oliveira/Foto: Nerivelton Araújo/AAN
Neste sábado, um velho conhecido das campanhas de vacinação será visto novamente visitando os postos de saúde. É o Zé Gotinhas incentivando os pais a levarem suas crianças menores de 5 anos para serem vacinadas contra a poliomielite, doença que causa a paralisia infantil. Esta é a segunda fase da campanha de vacinação neste ano, e tanto as crianças que já tomaram a vacina neste ano quanto as que não tomaram devem receber a segunda dose.
Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar cerca de 14,7 milhões de crianças - 95% das crianças menores de cinco anos no Brasil. Os postos estarão abertos das 8h às 17h, mas os pais devem conferir o horário de vacinação no posto mais próximo. Também é necessário levar a caderneta de vacinação da criança.


Em Mipibu alguns postos já estão realizando a vacinação há alguns dias para evitar tumultos no sábado e impedir que alguma criança fique sem se vacinar.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Wilma e João Maia se desentendem e discutem

Da Coluna Roberto Guedes
A governadora Wilma de Faria e o deputado federal João Maia, presidente regional do PR, travaram um diálogo fortemente áspero na noite do último sábado, 12, em Patu, pondo em risco a sobrevivência da relação que se vinha estabelecendo entre a chefe do executivo estadual e a “Unidade Potiguar”.

1º Round: Wilma reclamou contra atitudes que João Maia e Robinson Faria, presidente da Assembleia Legislativa e do diretório regional do PMN, adotaram contra ela durante o encontro compartilhado na sexta-feira, com intermediação dos deputados federais Henrique Eduardo Alves, presidente regional do PMDB e líder dessa agremiação na Câmara Federal. Ela alterou a voz e chegou a colocar o dedo em riste, provocando a reação de João.

2º Round: Ele teria mandado que ela retirasse o dedo de perto de seu nariz, porque ainda não teria nascido o homem ou a mulher que fizesse isso impunemente, e falou do desempenho de Wilma, dizendo literalmente que o governo dela se havia acabado há muito tempo e desde então o que se tinha era o do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, cuja força a seu ver não tem explicação.

3º Round: Wilma disse que viu na criação da Unidade Potiguar uma tentativa de emparedá-la e garantiu que ninguém conseguirá isso, e entre outras ameaças terminou dizendo que ainda nesta semana, em Brasília, conseguiria com o presidente Lula da Silva destituir João Maia da condição de relator do projeto de regulamentação do pré-sal.

Esse diálogo foi confirmado em Natal por diversos políticos. Segundo fontes que conheceram a conversa de sexta-feira, a aspereza atingiu volume tão preocupante que em dado momento Henrique Eduardo, inventor da Unidade Popular, deixou de tentar intermediar o diálogo entre Wilma e João Maia. Jornais natalenses corroboram esta informação dizendo que, daí por diante, quem assumiu a mediação foi o também deputado federal Fábio Faria, o filho de Robinson, em cuja residência seria realizado um encontro entre eles em Brasília, nesta terça-feira.
A tese reafirma informação veiculada há muito tempo, segundo a qual foi combinando previamente com Wilma que Henrique Eduardo procurou João Maia e Robinson, porque estes tendiam a se afastar do vilmismo como reação contra o prestígio e a concentração de poder que vinham bafejando Iberê ao ponto de um dos políticos mais ligados à Governadora, o deputado estadual Gustavo de Carvalho (PSB), declará-lo o candidato “in pectoris” dela à chefia do Executivo estadual em 2.010.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Leitora discute soluções para resolver vários problemas em Mipibu

Debater e discutir a nossa cidade é uma das propostas deste veículo de Comunicação. A leitora Ângela Freire, que muito nos alegra com suas participações, escreveu opinando sobre alguns problemas em São josé de Mipibu. Esperamos que as autoridades da cidade possam avaliá-las sem a presunção de que se tratam de críticas destrutivas às imagem deles e possam se utilizar deste texto para fazer o melhor por Mipibu.
Por ângela Freire
"Aqui faço algumas considerações acerca de problemas - algumas até crônicas - que estão em colapso. Urge soluções! Deveremos contribuir para viabilizar; são elas:

O CEMITÉRIO PÚBLICO: Superlotado. O que há de concreto para se ter um novo? (Um dos locais seria uma propriedade à margem da BR 101 e com acesso pelo Conjunto IPE); vão arrumar um há quantos quilômetros do centro de São José? É preciso atender ao centro e bairros vizinhos;
A FEIRA LIVRE (foto cchla.ufrn.br): Como estão às condições físicas e de higiene dos alimentos e de quem os manuseia, principalmente as carnes, quais as condições expostas? Há fiscais de fato vistoriando? Será que cumpre seu papel ou faz vista grossa?

ACESSO AO HOSPITAL REGIONAL (foto José Alves): É estreito, tem buracos, lama, quebra-molas altos); até o doente chegar lá, sofre viu?
QUADRA DE ESPORTE/PRAÇA/LAZER (foto Isabel Cristina): Que deveria ser ao ar livre como em alguns bairros de Natal. Ex: Em Pirangi, próximo á Airton Senna. Tem espaço para prática de futevôlei e futsal -com redes de proteção-, caminhada, skate, passeio para deficientes visuais, cadeirantes e idosos, musculação, brinquedos infantis, bancos de praça, etc. Por que não adotar nos setores, bairros e conjuntos (como no centro da cidade: espaço em frente ao antigo cinema) e nas comunidades. Obs.: Sei que existem quadras por aí, mas, não são adequadas.

O RIO MIPIBU: Está morrendo! Como proteger essa manancial? Será que transferir os moradores e transformar a região em um parque não ajudaria?

SANEAMENTO BÁSICO: Teve início, a empresa licitada fez o serviço só em algumas ruas e setores. Como andam essas obras? Este é um ponto muito importante que ajuda a não poluir o Rio Mipibu;

CULTURA (foto José Alves): Espaço para os Artistas e Artesãos . O Espaço da Cultura em frente á Escola Estadual Barão de Mipibu pelo visto não funciona, é inútil. Além dos quiosques serem privados, quando deveriam ser públicos, pois lá se poderia instalar o(s) órgão(s) que é (são) responsável (responsáveis) – como, por exemplo, a Fundação Mipibu de Cultura, promoção de eventos, apoio às participações em eventos fora da cidade, etc. ;

O MATADOURO: Para onde está sendo escoada a água servida e os restos dos animais? Tem a fiscalização da Vigilância Sanitária? Se tiver, será que também se faz vista grossa para o que há de errado?

LIXO: Cadê a Usina de Reciclagem? Contando com a cooperação das Escolas, Órgãos Públicos, Donas de casa e a sociedade como um todo; seria uma solução que geraria emprego, renda, movimentava a economia e por conseqüência um bom adubo orgânico para ser utilizado na agricultura local;
Espero que os leitores deste texto, analisem e se possível, ajude a concretizar ou melhorar essas idéias.
Sou uma cidadã preocupada com a qualidade de vida do nosso povo e que desta forma busca contribuir.

Cordialmente,
Angela Freire.
Natal/RN "

Promotora pede prorrogação do concurso público

Por Francicláudio Oliveira
A promotora de justiça da Comarca de São José de Mipibu, Heliana Germano, enviou ofício à prefeita Norma Ferreira recomendando o prorrogamento do concurso público, realizado em 2007, por mais dois anos. O vencimento do concurso aconteceu neste mês, mas segundo o edital do próprio concurso, poderá ser prorrogado por mais dois anos.


No Ofício, a promotora justifica que existem aprovados, dentro do número de vagas, que ainda não convocados para assumir seus cargos. Outro argumento é relativo à economia de recursos e esforços para a realização de um novo concurso, quando este ainda pode ser prorrogado, o que poderá ser considerado desvio de poder.


O ofício foi enviado no dia 31 de agosto de 2009, aguardando resposta no prazo de 5 dias úteis, ou seja, a resposta estava prevista para o dia 08 de setembro, terça-feira passada. O site da prefeitura informa que o vencimento do concurso realmente aconteceu neste mês.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

PROJETO PRETENDE REVELAR PEQUENAS JOGADORAS DE FUTEBOL AMADOR NO PAU BRASIL

Por Mônica Oliveira/foto cedida
o time do projeto já começa a se formar e participará de campeonatos

Há três meses um novo projeto de futebol amador feminino foi iniciado Pau Brasil, trata-se do projeto ‘ Do colégio para o campo’ incentivado pelo treinador do Clube feminino ‘Olho D’água de Futebol', Zé Bonitinho. Todas as tardes 12 meninas entre 09 e 16 anos aperfeiçoam todos seus conhecimentos de futebol no campo e na quadra de esportes e lazer do bairro.
Elas já estão sendo preparadas para participar do Copão Serrano este mês na Paraíba:“Durante esses três meses já descobri 03 grandes pequenas revelações como Gabriela de 09 anos, Natália, de 10 e Liana de 13 anos e vejo que aqui tem grandes talentos basta alguém valorizar,” comenta o treinador, ressaltando o interesse das meninas. Zé bonitinho diz que seu desejo é que a equipe cresça, mas lembra que precisa que elas se interessem e que surjam colaboradores para ajudar com materiais esportivos. O treinador está organizando rifas e bingos para comprar o que precisa para o time e avisa a outras interessadas que o convite está aberto á todas que queiram participar da equipe.

´Prefeita desiste do projeto de aumento de salário do presidente da fundação Mipibu de Cultura

Por Francicláudio Oliveira
Depois de muitas discussões, críticas e tentaivas de aprovação, o projeto de Lei enviado pela prefeita, Norma Ferreira, para votação na Câmara Municipal no final do mês passado, está oficialmente fora de questão. Pelo menos é o que solicita o documento enviado à Câmara municipal pela prefeita para que o projeto seja retirado da pauta da casa.
Até então, o projeto estava em apreciação pelo vereador Jamaci Oliveira, que na próxima terça-feira (15), o apresentaria mais uma vez para votação com as devidas alterações.
"Já era de se esperar que a cidade jamais concordaria com tanta audácia. Não foi a toa que a Opinião Pública se mobilizou para que o Projeto fosse repensado, até porque não havia argumentos convincentes que justificasse um aumento de R$ 1.300 para R$ 3.000 no salário do presidente da Fundação Mipibu de Cultura, Sr. José Nicodemos. Errou a prefeita e infelizmente desgastou a sua administração com a proposta. É preciso avaliar as possibilidades e estudar se a proposta vale a pena para a cidade. A mídia e a sociedade mipibuense estão atentas!"

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Câmara retira de pauta votação de aumento de salário e discute Segurança Pública

Por Isabel cristina e Francicláudio Oliveira/fotos Isabel Cristina
A votação pelo aumento de 130% no salário do presidente da Fundação Mipibu de Cultura, José Nicodemos (foto), simplesmente não aconteceu. O assunto foi retirado de pauta porque o vereador Jamaci Oliveira pediu vistas para fazer modificações no projeto e assim reapresentá-lo na próxima sessão que acontece na terça-feira (15).

O vereador informou ao blog que pretende propor aumento, mas não necessariamente no valor sugerido. Para ele, é preciso que o município dê condições à Fundação para que a cultura da cidade seja mais valorizada. O reajuste no salário do Sr.Nicodemos, segundo o vereador, seria de acordo com o salário dos secretários municipais, numa porcentagem ainda não definida, mas que possivelmente passaria de R$ 1.300 para, mais ou menos, R$ 1.700, com mais recursos destinados à Fundação Mipibu de Cultura.

Antes deste anúncio, aconteceu uma audiência sobre Segurança Pública, mas nenhum vereador da situação (salvo Kélia Serafim que não esteve na Casa), nem mesmo o presidente da câmara participou das discussões, o que gerou indignação por parte dos três únicos vereadores presentes: Crisóstomo, Jean Nerino e Clidenor. O presidente da Câmara, Kéricles Alves (Kerinho) justificou dizendo que estavam discutindo 'outro assunto', mas que a casas estava muito bem representada pelos presentes.
O Tenente-coronel, Araújo Lima (foto), que comandou a audiência, esperou cerca de meia hora pelo presidente da Câmara para que fizesse a bertura do evento, já que era a autoridade maior da Casa. Após fazer a bertura do debate, Kerino ausentou-se durante toda a audiência.

Além dos três vereadores, a audiência contou com a participação do vice-prefeito, secretários municipais, sociedade civil e o tenente coronel Araújo Lima., que falou sobre o GGI (Gabinete de Gestão Integrada Municipal).

LEITORA COMENTA SOBRE FALTA DE INCENTIVO AOS BLOGS MIPIBUENSES

Os blogs têm se tornado a principal fonte de informações em São José de Mipibu, constituindo o que já pode ser chamado de mídia mipibuense. Leitora assídua destes veículos de comunicação, Catarina Pinheiro faz um interessante comentário sobre o assunto:

"Caros Amigos (a)
Bom Dia,
Quero dividir com vocês algo que venho observando já há algum tempo, trata-se do SITE da Camâra Municipal de nossa Cidade , que não sabemos a razão não nos informar o que vai estar em pauta muito menos a hora das referidas sessões. Li no blog de Jamaci Oliveira, sobre a sessão de ontem e onde foi posto aquele projeto, é, o de NICÓ, mas tbm fararam de Segurança Publica, que bom, alguêm lembrou de avisar o meu espanto é : Está informação não deveria estar no Site, daquela majestosa casa ? mas como se trata de dois assuntos extremante "sensíveis" tá tudo quietinho. Resta a nós convidarmos os amigos mais próximos que estão online, para ver de perto.
E outro ponto que também vejo, é a falta de incentivo ao noticiario local. No link de informativo não consta o Blog Informativo Mipibu, que traz noticias e, acima de tudo, são jovens que se interessam por isto, se esforçam, diferente daqueles que só pessam em Orkut. Creio que como é o Site da casa do povo, na minha opinião é preconceito, pois eu tbm já sugeri e não, sei porque, não colocam. Peço a colaboração de vocês, pois quando utilizamos a imprensa de forma saúdavel, obtivemos bons resultados.
Quero parabenizar a todos vcs que nos informam diariamente o que acontece nesta cidade, como também aqueles que não se calam e enviam sua criticas e sugestões para estes "blogs' da cidade. Continuem assim!

Grata, Catarina .

P.S : Espero que tenham compeendido minha forma de expor.
A sessão da Câmara, a que Catarina Pinheiro se refere não foi divulgada nem mesmo para todos os vereadores. O vereador Clidenor teria ido ao local sabendo apenas da reunião semanal que não aconteceu na terça-feira, como de costume.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O AUMENTO DE R$ 1.700 NO SALÁRIO DO PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO MIPIBU DE CULTURA SERÁ VOTADO HOJE

ARTIGO DE OPINIÃO

por Francicláudio Oliveira

Incovenientemente, está maracada para as 10h desta manhã, na Câmara Municipal de Mipibu, reunião em que será votado o projeto de lei que aumenta em R$ 1.700,00 o salário do presidente da Fundação Mipibu de Cultura, Sr José Nicodemos. Sendo um projeto da prefeita Norma Ferreira, que tem a maioria dos vereadores ao seu favor, é possível que o aumento, visto por muitos como 'descaramento' possa ser aprovado.

Na prática serão R$ 1.700,00 a mais na conta do Sr José Nicodemos para 'fazer a fundação, que nunca funcionou, funcionar' como foi colocado pelo presidente da Câmara na última sessão da Casa.

sábado, 5 de setembro de 2009

Novos conselheiros tutelares são empossados

Por Isabel Cristina/fotos Isabel Cristina
Promotora Heliana Germano com os novos conselheiros


José Carlos, Renilson Luiz, Juliana Lima, Thiago Eduardo e Odete Ferreira são os novos Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Assim como os outros, Júliana Lima assina termo de posse perante a mesa e presentes à cerimônia
A posse aconteceu na manhã da sexta-feira (04) no plenário da Câmara Municipal, na presença da prefeita Norma Ferreira, da promotora da Comarca, Heliana Lucena que, em discursos, destacaram a importância do trabalho dos conselheiros e de como estariam sendo observados pela sociedade, pelos membros do CMDCA e pela promotoria. Antes, a secretária e membro do conselho, Gilvanice Nunes, relatou o papel do conselheiro no município. Também prestigiavam a cerimônia, o presidente da Câmara Municipal, Kéricles Alves, vereadores, familiares dos novos empossados e membros do CMDCA.

Representando os novos conselheiros, Odete Ferreira agradeceu a todos e enfatizou a ''árdua missão'' que terão nos próximos três anos em que exercerão a função.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Leitor do Rio de Janeiro parabeniza equipe do Informativo Força Jovem

Meninos e meninas do Informativo Jovem:

Desculpem-me pelo atrazo no envio dos meus cumprimentos pelo segundo aniversário do jornal.

Fico feliz de ver que aquela semente plantada por vocês já começa a ganhar altura e, por consequência de muito trabalho e idealismo, transforma-se numa frondosa árvore, saudável e bela. Saudável sim, pois não tem o ranço do texto politiqueiro e bajulador; saudável sim, pois vocês não se prestam à manobras mesquinhas e servís; Saudável sim, pois quem rega essa árvore de comunicação são jovens idealistas, cujo trabalho é árduo e, porisso, essa árvore será bela, aliás, já o é.
Maravilhosa a iniciativa do concurso que fizeram para eleger as meninas e meninos mais belos do Pau Brasil. Esse bairro que, por preconceito e desinformação, é por muitos, sobretudo os políticos, marginalizado, esquecido, têm agora uma juventude ativa, idealista, reformista, pronta para transformar o presente e sugerir um futuro melhor para o lugar onde vive. Esse concurso mexe com a autoestima dos jovens do Pau Brasil, para melhor, derrubando aquele velho preconceito de que gente bonita é quem dinheiro ou poder.
Vocês, passo a passo, estão desafiando e vencendo comportamentos retrógrados e construindo um futuro brilhante, sem temer julgamento ou censura de quem quer que seja. E o que é mais bonito, em grupo, unidos, todos pela mesma causa: RESPEITEM O PAU BRASIL E SUA GENTE !!!

Um forte abraço,
Edilson Avelino
(Rio de Janeiro)

Novo fórum é inaugurado em Mipibu

Por Isabel Cristina/fotos: Isabel Cristina
Na tarde de ontem, 03, São José de Mipibu recebeu oficialmente seu novo Fórum. A inauguração aconteceu na presença de lideranças políticas e jurídicas da cidade e do estado, além da sociedade civil e organizada. O prédio, localizado à Avenida Senador João Câmara, no local do antigo campo Olho D'água, recebeu o nome do Desembargadaor Túlio Bezerra de Melo.
A mesa da cerimônia foi composta pelos desembargadores, Rafael Godeiro (presidente do Tribunal de Justiça do estado) e Expedito Ferreira, juíza da comarca do município, Drª Érica de Paiva Tinoco, prefeita Norma Ferreira, Presidentes da Câmara Municipal e da Assembléia Legislativa, Kéricles Alves e Robinson Faria.
Logo após, a Drª Érica Paiva e a prefeita Norma Ferreira realizaram o descerramento da Placa inaugurativa. Em discurso, a juíza relembrou o início do seu trabalho na cidade, destacando a superação das dificuldades no município. Agradecendo à DRª Érica, a prefeita também relatou as dificuldades para que a cidade pudesse ter um uma sede própria do judicário. Finalizando os discursos, o desembargador Rafael Godeiro realtou a série de fóruns que estão sendo inaugurados no estado: 03 até então e mais 07 até o final deste ano.
Na ocasião, presidente da Câmara de vereadores, Kéricles Alves, realizou a cerimônia de entrega do título de Cidadão Mipibuense à Drª Érica(Entregue pelo vereador Jamaci Oliveira) e ao Des. Expedito Ferreira (entregue pela vereadora Carla Simone).

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Em vez de R$ 1.300,00, R$ 3.000,00 para o presidente da Fundação Mipibu de Cultura

Por Francicláudio Oliveira
Isso é o que propõe o projeto de lei da prefeita Norma Ferreira, apresentado ontem (01) na Câmara Municipal, em benefício do presidente da Fundação Mipibu de Cultura, Srº José Nicodemos. Segundo os vereadores, é um amento que ultrapassa 130%. Na discussão, o presidente da Câmara, Kéricles Alves (Kerinho), defendeu a proposta explicando que, com 'apenas' R$ 1.300, o presidente da fundação não teria como bancar passagens e diárias em viagens para fazer a fundação funcionar.
No blog Carlinhosdaminasgás, as palavras de Kerinho afirmam que a referida fundação nunca funcionou e que seria necessário o aumento no salário do presidente para que funcionasse. Dos vereadores presentes, Jean Nerino e Clidenor foram os que mais contestaram. Este último esclareceu que as despezas da fundação, em viagens e eventos são (ou devem ser) pagas pelo município e não com um acréscimo no salário do presidente. Se for assim, também deveria aumentar o salário dos outros funcionários.
O Projeto foi retirado da pauta e Kerinho deu 48 horas para que fossem feitas as avaliações. Na próxima sessão o projeto deve ser colocado em pauta e votado.

"Não ficou muito claro o objetivo desse projeto. Recebemos e-mails de leitores criticando e discutindo o assunto. Será que houve um acréscimo no repasse do FPM (que estava zero), ou não há leis mais importantes a serem votadas na cidade? É verdade que, com relação à investimentos em cultura, São José está bem aquém do que poderia, mas será que o melhor investimento é o aumento no salário do presidente da Fundação? Será que há uma excelência na administração dessa fundação, que mereça um acréscimo de 130% no salário do seu gestor? Gostaríamos de não estar julgando mal, por isso, este blog está aberto para maiores esclarecimentos das partes envolvidas."

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Teste de DNA poderá ser gratuito em São José de MIpibu

Por Francicláudio Oliveira
Mães mipibuenses carentes com renda máxima de 2 (dois) salários mínimos e que desejarem provar a paternidade de um filho poderão solicitar o exame de DNA gratuito no município, desde que haja requisição judicial.
Mas isso só será possível quando a prefeita Norma Ferreira sancionar como lei o projeto apresentado pelo vereador Jamaci Oliveira na úleima sessão da Câmara Municipal.
Segundo o documento, é necessário que a mãe já resida em São José de Mipibu/RN em período igual ao da idade da criança que estiver pretendendo a investigação da paternidade acrescido de 1 (um) ano. O Sistema de saúde do município seria obrigado a oferecer condições para a realização do exame ou firmar convênios com laboratórios ou, ainda, terceirizar os serviços reconhecidamente qualificados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...