domingo, 31 de janeiro de 2010

Pra não esquecer: HOLOCAUSTO NUNCA MAIS (por Ellyel dos Santos)

 Artigo
Para não esquecer!

Nesses últimos dias, nenhuma notícia, por mais importante que seja, supera em grandeza e em miséria as lembranças dos 65 anos da libertação do campo de Auschwitz, na Polônia, ocorrida em 27 de janeiro de 1945, pelas armas do Exército soviético.

Em Auschwitz morreram, por ordem dos nazistas, aproximadamente um milhão de prisioneiros. Primeiro, prisioneiros políticos poloneses, depois prisioneiros de guerra soviéticos, ciganos, homossexuais, eslavos, doentes mentais e deportados de várias nacionalidades.


sábado, 30 de janeiro de 2010

INSEGURANÇA PÚBLICA (por Jamaci Oliveira)

Artigo (enviado dia 28/01/2010)
Anteontem (26/01/2010), o Pai de família e trabalhador Mipibuense, o Taxista Cícero, foi brutalmente assassinado nas imediações do Tancredo Neves. Os colegas de profissão e a sociedade Mipibuense estão indignados. O enterro ocorrerá hoje às 14 hs. Este fato só confirma nossa convicção clara de que o governo perdeu a capacidade de garantir a segurança para a sociedade Mipibuense.

Falar de segurança hoje em dia é algo surreal, pois a idéia de segurança em nossa aldeia é algo totalmente utópico e irreal. De todas as nossas necessidades básicas a segurança é a que mais tem sido prejudicada, a ponto de, em alguns casos, inexistir em condições mínimas para vivermos em comunidade. Os taxistas, mototaxistas e comerciantes Mipibuenses nos relataram seu verdadeiro pavor, agora foi Cícero e amanhã quem será?
Razões para preocupação com essa questão não faltam. Todos os dias assistimos aos noticiários que tratam de assaltos, seqüestros, balas perdidas, assassinatos, guerras de gangues, tráfico de drogas, polícia bandida, violência sem sentido a toda hora e em qualquer lugar. Isto tudo não só em Mipibu, mas em todo País.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Mipibuense terá três dias de Cinema gratuito em praça pública

Por Francicláudio Oliveira
A partir desta sexta-feira (29), a população mipibuense poderá conferir a  magia do cinema que está sendo levada às cidades do interior do Rio Grande do Norte pelo projeto Cine Sesi Cultural. Serão apresentados até o domingo (31) seis filmes, gratuitamente, em praça pública com direito à distribuição de pipoca, durante as exibições.

Na programação principal, serão apresentados os longas-metragens: "Se eu fosse você 2", estrelado por Toni Ramos e Glória Pires, que narra as loucuras de um casal que tem seus corpos trocados mais uma vez, "Tapete Vermelho" e "A Era do Gelo 3". Além dos curtas "Até o Sol Raiar", "Câmara Viajante" e "Vida Maria".


As seções acontecem a partir das 18h30, ao ar livre, em área cedida ao Sesi, pela prefeitura municipal,  na área próxima ao antigo Fórum, respeitando as exigências físicas e técnicas dos equipamentos. Os filmes serão apresentados em tela de 12m x 5m com um projetor de 35mm, o que permite boa visualização e audição a uma distância de 25 metros.

Um excelente programa para a família mipibuense que não tem acesso ao cinema na cidade.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Lenda? Mentira? Ilusão? Que história seria essa?

Por Francicláudio Oliveira

Ninguém sabe ao certo o que pode ser. No Pau Brasil, moradores estão assustados com comentários sobre a possibilidade de sequestros sinistros de crianças que podem vir a ocorrer. E a história vai bem alémdo que um simples rapto:

Seria uma mulher que estaria a procura de uma criança pagã para beber seu sangue. O motivo seria porque ela possui uma anomalia (parece que tem órgãos de animais) e está grávida. Para que o filho não nasça com o mesmo problema ela precisaria desse sangue.

O comentário é de qque o havia passado em um programa de TV e que o marido desta mulher-bicho teria aconselhado quem a encontrasse a matasse, enquanto que a mãe dela estaria oferecendo uma recompensa de 1 mil reais para quem a entrgasse com vida. Parece besteira e ilusão, mas tem muita gente assustada com a história.

ATENÇÃO: SEBRAE oferece cursos gratuitos via Internet

O SEBRAE está com inscrições para cursos de qualificação profissional à distância, realizados pela Internet, que tem como propósito o desenvolvimento de competências que atendam às necessidades da sociedade e da formação do empreendedor, ideal para artesãos.
O SEBRAE conceitua a competência como "a faculdae mobilizar conhecimentos / saberes, atitudes e habilidades / procedimentos para um desempenho satisfatório em diferentes situações de vida: pessoais, profissionais ou sociais do artesão".
Qualquer pessoa pode ter acesso, gratuitamente. Basta se inscrever pelo site do SEBRAE (http://www.sebrae.com.br/). São diversos cursos, à disposição dos artesãos que querem se capacitar e investir num futuro melhor.
Conheça os cursos do SEBRAE pela Internet, apropriado para o artesão!
  • Análise e Planejamento Financeiro
  • Aprender a Empreender
  • Como Vender Mais e Melhor
  • D´Olho na Qualidade
  • Iniciando um Pequeno Grande Negócio

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Jovem Inventor do Pau Brasil é apresentado em programa de rádio

Por Francicláudio Oliveira/foto Jaqueline Oliveira  
O jovem Pedro Carneiro(Pedrinho), morador do bairro do Pau Brasil, teve seu talento reconhecido pelo Programa Cidadania FM, da Rádio Olho D'água FM, no último sábado (23). Pedro descobriu, sozinho, como emitir sinais de rádio FM e montou em casa o que pode ser considerado um transmissor de rádio.

Pedrinho construiu um transmissor de rádio
 

Os apresentadores do Programa, Perceval Carvalho e Conceição Barbosa, abriram espaço ao vivo para que o jovem pudesse se pronunciar. Notavelmente entusiasmada, Conceição leu uma matéria sobre Pedro que foi publicada no Informativo Força Jovem e neste blog e  o estimulou, assim como a outros ainda ocultos,  a lutarem e mostrarem seus talentos, oferecendo espaço no programa.

Perceval, que também é presidente da ONG Sociedade Terra Viva em Mipibu, ofereceu apoio jurídico para o jovem inventor, no caso de prosseguir com os trabalhos e formalizá-lo de forma legal.

Desde que foi descoberto pelo Informativo Força Jovem esta é a primeira vez que Pedrinho ganha espaço para divulagr o seu talento fora do Pau Brasil.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Dois fugitivos de Alcaçuz já foram capturados

Por Francicláudio Oliveira/foto Jornaldehoje
  
Dois dos 14 presos que fugiram através de um túnel, na madrugada do último sábado, da Penitenciária de Alcaçuz, em Nízia Floresta, foram capturados. Josenildo Lima de Santos, foi recapturado na terça-feira (19) e Luis Henrique da Costa, (Bolinha) na segunda-feira. Eles estão detidos na Delegacia de Parnamirim.
Com Josenildo, ainda foi encontrado um revólver calibre 38 e ele acabou sendo autuado também por porte ilegal de arma.
Há cerca de um mês, outros dois túneis já haviam sido descobertos em Alcaçuz, mas foram bloqueados com concreto antes de serem usados. Pela proximidade com o município de Nízia Floresta, a notícia da fuga deixou mipibuenses insegurs e alertas.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Mipibuenses acompanham padre Josenildo em 1ª Missa na nova Paróquia

Por Isabel Cristina/fotos

Uma caravana composta por 5 ônibus, 2 vãs e vários carros, totalizando cerca de 500 pessoas, acompanhou o padre Josenildo em sua estréia na paróquia que comandará daqui pra frente.
Na noite de ontem (18) ele celebrou sua primeira missa na paróquia de Bom Jesus dos Navegantes em Touros. Na chegada, mipibuenses o recepcionaram acompanhando-o até a igreja Matriz.

A Missa foi celebrada pelo  vigário geral da arquidiocese, padre Aerton. Outros 30 padres e seminaristas participaram na cerimônia .

Durante a celebração, padre Josenildo realizou o juramento de fidelidade ao trabalho que passará a realizar na paróquia e foi conduzido por padre Aertn a sentar, pela 1ª vez na cadera que agora passará a ocupar.
Depois foi levado a conhecer as dependências da igreja e, enfim, declarado o novo pároco de Touros.
Grupos da paróquia homenagearam o novo padre desejando-lhe boas vindas.
Finalizando, o padre Josenildo agradeceu a presença de todos, o carinho dos mipibuenses e prometendo prosseguir com os trabalhos em Touros.







segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Vereador explica sobre atuação para o Pau Brasil

Por Francicláudio Oliveira
Com relação a uma análise da atuação dos vereadores com realção ao bairro do Pau Brasil realizada e divulgada pela equipe do Informativo Força Jovem, o vereador Jamaci Oliveira escreveu:


"Ao ler o blog do informativo me deparei com uma informação que está desacertada." e citou os requerimentos feitos por ele:
1) Construção de uma Caixa D'água e expansão do sistema de abastecimento;
2) Criação de uma Unidade do Conselho Tutelar na Comunidade;
3) Construção da Praça do Pau Brasil (em nossa indicação sugerimos que a caixa D'água fosse na praça, par facilitar os cuidados com as plantas da praça);
4) Passagem da Máquina Patrol para recuperar as ruas no período de chuvas;
5) Construção do Acesso a BR-101 (Feito antes e depois de minha eleição);
6) Construção da Lagoa de Captação (Que está sendo construída);
7) Cessão de Terras para agricultores sem renda, dois hectares por pessoa (10 famílias)(Cadastramento em execução e terra disponibilizada - Branquinha é primeira beneficiada)
8) Crédito Educativo Municipal - Que beneficiará alunos do Pau-Brasil que é o bairro do projeto com a maior cota em função da população;
9) Internet Gratuita Municipal - A primeira torre é a do Pau-Brasil local estratégico, qualquer morador que tiver máquina com wireless poderá acessar a rede;
10) Aumento do Família Feiz para o Pau Brasil e Quebra Fuzil e Caeiras em 50%;
11) Expansão do programa de moradias populares no Pau Brasil...."

Como os dados do texto divulgado foram retirados do site da Câmara Municipal, o vereador disse:

"O site da câmara não é confiável. Está sempre desatualizado, além de não contemplar toda a produção parlamentar. Os vereadores produzem vários tipos de documentos referentes a pleitos relacionados as comunidades e que são confeccionados de acordo com o tema, origem das receitas para execução e da autoridade para qual será direcionado (...):Requerimentos (Aquele que o gestor Municipal tem a Obrigação de Fazer); Indicações (São sugestões ao gestor Municipal ele não tem a obrigação de atender); Moções (São congratulações ou informação de pesar acerca de pessoas ligadas a Cidade); Projetos-de-Lei (Se aprovados na câmara viram Lei e obrigam o gestor, contudo, ele pode vetar o projeto e não sancionar a Lei, este veto pode ser derrubado na câmara); Projetos de Resolução (Dizem respeito a operação interna da Cãmara); Ofícios ( São direcionados a diversas autoridades, e cada vereador produz o que acha para cada Comunidade e os direciona); Projetos de Decretos (regulamentam as Leis propostas, dando mais detalhes sobre quem faz o que);
Pleito Ministerial - (direcionado aos ministérios da república pedindo esclarecimentos, verbas, cadastros, etc..).
Enfim, a produção é imensa e o pessoal da câmara não cataloga isso e só publica resumos incompletos acerca da produção parlamentar e restritos apenas a requerimentos. Ainda assim, sou Eu o vereador que mais produziu requerimentos em 2009.



Foi feito um levantamento na câmara acerca da produção parlamentar, que inclusive foi publicado no blog o Mipibuense demonstrando isso. Além do mais NUNCA um vereador pediu tanto, e de tantas maneiras para o PAU-BRASIL como Eu fiz."


Jamaci disse que poderia passar cópia de tudo o que mencionou. Não será necessário! muito intrigante não poder confiar no veículo de informação da Casa, uma vez que se for assim, não serão encontradas informações do interesse da população. Torcemos para que isso venha a mudar. Mas reafirmamos: Tudo o que foi publicado neste blog e no Informativo Força Jovem foi retirado do site da Câmara Municipal, que deveria estar com as informações corretas!

A DESPEDIDA DO PADRE QUERIDO


Por Francicláudio Oliveira/fotos: Isabel Cristina

Nesta segunda-feira (18) o padre Josenildo inicia a nova fase de sua vida religiosa, comandando a paróquia de Bom Jesus dos Navegantes, no município de Touros/RN, onde celebra seua primeira Missa lá.
Caravanas estão sendo organizadas em Mipibu para acompanhar e mais uma vez se despedir do padre que por 10 anos dirigiu a Paróquis em São José de Mipibu. A partida acontecerá por volta das 14h. A repórter do blog, Isabel Cristina participa da viagem e vai relatar e mostrar com fotos como tudo aconteceu.









A primeira parte da despedida ocorreu na última sexta-feira (15) com a última Missa do padre enquanto pároco, celebrada em Mipibu, sobre lágrimas de vários paroquianos .











Paroquianos de várias partes da cidade se desepediram e relembraram nos 10 anos do padre Josenuildo na Paróquia de santana e São Joaquim em São José de Mipibu.










As principais autoridades políticas da cidade, prefeita Norma Ferreira e Kéricles Alves, presidente da Câmara Municipal estiveram presentes e prestaram homenagem ao padre Josenildo.













O Frei Zezinho e o secretário do padre, Jonh Lennon, homenagearam o padre relembrando sua vocação e trabalhos nos 10 anos em Mipibu.












Padre Josenildo foi homenageado pelos jovens, que representaram os grupos e pastorais da cidade. A coregrafia o homenageou falando de gratidão e amizade.











Ao final o padre recebeu flores e abraços de inúmeros paroquianos que formaram fila para não perder a oportunidade de demostrar todo o carinho e gratidão.
Em discurso, padre Josenildo agradeceu, cantou e incentivou aos que estiveram com ele a prosseguirem na caminhada.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

MIPIBU RETRÔ 2009 (Parte III)

Por Francicláudio Oliveira
As festas em Mipibu são sempre muito animadas. A folia do carnaval foi marcante, mais blocos, mais máscaras, bem que podia ter sido mais organizada para a passagem dos blocos, né! Uai, no são João foi! Cada bairro fez o seu; no Pau Brasil a festa da Fogueira veio com Pau de sebo, casal matuto e atrações do bairro. E na cidade, mesmo sem os dois filhos de Francisco, a festa atraiu milhares de pessoas, com uma estrutura que rendeu elogios.


Milhares também foram ver a Parada da Diversidade do agreste, realizada pela sociedade Terra Viva, que realizou ainda um Seminário de Direitos Humanos. Direito também a Paz, foi o que os jovens do Pro Jovem pediram na Marcha pela Paz.

Porém, a cidade festeira esteve mais contida em seu aniversário. Os 164 anos do município foram celebrados com inaugurações de obras públicas e show. E faltou caprichar um pouquinho mais nas festividades de fim de ano. Depois de várias críticas, a decoração natalina enfeitou o centro da cidade faltando menos de uma semana para o Natal. Mas não houve nenhum evento que remetesse à data. Diferente do Pau Brasil que realizou pela nona edição o auto ‘Então é Natal’ e conseguiu apresentá-lo em Laranjeiras dos Cosmes, além de uma árvore de Natal com 7 metros de altura feita de garrafas pet e erguida no bairro.
E as crianças ganharam presentes dos amigos da Valcred no seu dia e também no Natal pela Sociedade Terra Viva e no engenho Olho D’água.

Quanto ao reveillon, nenhuma novidade ... parece que nosso forte está mais para Carnaval e São João. Não é uma empresa de telefonia móvel, mas é “Simples assim”! Falando nisso uma nova empresa desse ramo passou a atuar na cidade: “Viva a Vivo chegou!”.

Viva mesmo para o grupo mipibuense ‘Lêda Empório’ que rompeu os limites da aldeia e abriu loja na cidade vizinha de Goianinha, lançou promoção permanente para os clientes e um espaço com produtos entre R$ 0,65 e R$ 1,99. Bons negócios evidenciaram outra empresa: A Coco e Cia se destacou nacionalmente.
Ah, Destaque??? Mipibu viu filhos seus mostrando que podem ir além: Haendel Dantas, estudante de publicidade, teve seu blog reconhecido nacionalmente. Foi o “Blog do Mês” da edição 70 (Out/09) da Revista Webdesign, principal veículo de comunicação sobre o design para web no país. A cidade ganhou um repórter de TV, visto em todo o estado: Francicláudio Oliveira, estudante de jornalismo, apareceu de vez e continua no ar. A jovem cantora Liana Viana ficou em excelente classificação no festival da Canção da Assembléia Legislativa. Motivos para comemorar mesmo!

Comemorando ficou o Flamengo de Laranjeiras dos Cosmes no Campeonato Municipal de Futebol, vitorioso sobre o Vasco do Pau Brasil. Os melhores jogadores do Campeonato foram escalados para a seleção mipibuense de futebol que jogou contra o ABC Junior de Natal.

E se é pra comemorar, que tal 29 anos? O jornal O Alerta celebrou seu 29º aniversário em edição especial. Especial também foi o 2º aniversário do Informativo Força Jovem, que evidenciou o trabalho da equipe e valorizou os jovens do seu bairro, Pau Brasil, que escolheu os rapazes e moças mais belos num desfile de beleza e ao som de banda musical. Além disso, a equipe realizou diversas festas valorizando a o talento e cultura dos moradores, com apresentações em eventos religiosos e datas comemorativas. Pena que as autoridades não valorizem estas iniciativas. Por duas vezes, a Secretaria de Transportes não mandou um veículo que garantiu para que os grupos do bairro se apresentassem em outros locais da cidade: A primeira vez foi para uma quadrilha junina e a segunda para o grupo que realiza o auto do Natal. Um desrespeito a quem faz cultura.

Cultura! Nunca esse assunto foi tão discutido na cidade. A Câmara municipal lançou o Programa Câmara Cultural que deu visibilidade aos artistas e valorizou pessoas que algum serviço tenham prestado ao município. O jornalista José Maria (Nilson) relançou o documentário ‘Terra de Engenhos’. O artista plástico José Estelo lançou seu livro e foi homenageado pelos vereadores, assim como a professora Lúcia Amaral com o livro orgulho Mipibuense. E a quase desconhecida Fundação Mipibu de Cultura ganhou visibilidade, graças a um proposto aumento no salário do seu presidente, Manoel Nicodemus. E ele hein?! Mal acabou essa polêmica foi alvo de críticas por não ter comparecido ao lançamento do livro da Orgulho Mipibuense. Detalhe: seu representante estava lá, mas não foi anunciado pelo mestre de cerimônias do evento. Mas a Fundação esteve no I Fórum de Cultura em Parnamirim e, na cidade, a Conferência Municipal de Cultura leva um representante à conferência estadual. Enquanto isso, a Associação Cajupiranga se tornou Ponto de Cultura e inaugurou suas instalações com promessas de bons serviços para a população na área.

 Outras entidades foram contempladas: A Associação de Mulheres e Jovens teve seu projeto de geração de renda e construção de sua sede aprovados, assim como a associação de Curral Novo. Outras contemplaram a população: A Associação Comunitária de Comunicação e Cultura saiu por alguns bairros com a Escola Móvel de Informática, atendendo a população no tocante às aulas gratuitas de informática básica e sorteio de computadores e a Fundação Zé da Bicicleta abriu a Escola Nascedoura de Talentos, no Pau Brasil, com espaço para festas e salas para cursos gratuitos. Foi uma festa a inauguração que levou milhares de pessoas ao local, inclusive a governadora Wilma de Faria.

É... as festas em Mipibu são sempre muito animadas!

Padre Josenildo se despede hoje da Paróquia

Por Isabel Cristina


Na noite desta sexta-feira, às 19h, o padre Josenildo Bezerra se despede da paróquia de Santana e São Joaquim celebrando sua última missa como pároco da cidade. Ele será transferido para a cidade de Touros e este será oficialmente seu último trabalho na cidade enquanto pároco. Como todo momento de despedida, a missa promete ser emocionante e o padre deverá ser homenageado na ocasião.

Padre Josenildo chegou à São José de Mipibu em 1999, foi vigário paroquial e administrador paroquial até que se tornou pároco da cidade. Celebrou sua 1ª missa no dia 14 de novembro de 1999 e, desde então, comandava as mais de 50 capelas distribuídas em toda a paróquia.

“Tive que aprender muitas coisas, pois foi minha 1ª paróquia e levo comigo marcas que não dá nem para relatar, afinal foram dez anos.” comenta o padre que relata sua maior dificuldade neste período: reformar a Igreja Matriz e continuar os trabalhos deixados pelo Mons. Antônio Barros: “Agradeço a todos que durante esses 10 anos me ajudaram nesta tarefa de evangelizar”.

Na próxima segunda-feira (18) o padre será recebido na igreja Bom Jesus dos navegantes, em Touros, onde tomará posse daquela paróquia celebrando sua primeira Missa. Estão sendo organizadas várias caravanas para acompanhar pe. Josenildo na sua chegada à nova paróquia. Interessados podem procurar a Secretaria Paroquial para reservar passagem.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

MIPIBU RETRÔ 2009 (Parte II)

Por Francicláudio Oliveira
Eles tomaram posse. O ano começou vereadores novatos e veteranos e a mesma administração da prefeita Norma Ferreira.

Uma administração que, segundo enquete deste blog, foi avaliada como péssima no primeiro mandato. Mas Norma inaugurou várias obras: ampliação e reformas de prédios públicos, como escolas e postos de saúde, ruas pavimentadas, casas populares, material para a agricultura, peixe e festa para o povo e vai urbanizar e construir quiosques na avenida Olavo Feliciano. Embora algumas obras tenham ficado incompletas como o estádio Ferreirão (Sem iluminação) e a quadra de esportes do Pau Brasil (vira uma piscina quando chove, pois não há para onde a água escorrer). Mas o ex-vereador-oposição, Liquinho do Pau Brasil, declara publicamente que agora apóia o grupo de Norma Ferreira. Grupo este que, assim como outros, se articula para as próximas eleições, inclusive 2012.

A prefeitura permitiu, por meio de parcerias com outros poderes a construção do novo fórum de justiça e do Fórum do TRE e doou o terreno para a construção de uma agência do INSS.
A Câmara Municipal ganhou grande visibilidade em 2009 e saiu por bairros com o projeto Câmara Intinerante. Apesar do presidente da Casa, Vereador Kerinho mostrar trabalho, o destaque maior, foi o novato Jamaci Oliveira e suas inovações políticas. Ele fez reuniões com moradores, lançou um site pessoal, acampou lutas pesadas como os acessos na duplicação da BR 101, irritou e agradou ‘gregos e troianos’, desafiou e chamou aliados de oportunistas e ganhou espaço na mídia local e até estadual, devido aos requerimentos sobre a BR 101.

Ah, essa duplicação! Ô assunto pra render! O ministro visitou o trecho até então não-liberado. A liberação desse trecho não aconteceu na data anunciada. Para os mipibuenses, um túnel de aceso foi confirmado, mas depois substituído por um semáforo e passarelas. Norma foi então à Brasília (desta vez para tratar desse assunto), ministro confirma acessos ao centro da cidade, mas não para logo, pois a liberação do trecho seria até o final do ano. Só se for de 2010, pois 2009 acabou com as obras atrasadas.

E como atrasaram! DNIT diz que atraso deve-se às desapropriações, mas o atraso causa transtornos aos moradores e motoristas. Lagoas se formaram em frente às casas quando choveu. E nada de conclusão das obras. Ah, um novo motivo: A CAERN seria a culpada com suas obras de saneamento.

Ah essas obras! Outro problema: Faltou água em Mipibu e todos acusam a prefeita, que se sentindo injustiçada cobra da CAERN. E, vejam só! Segundo a CAERN, a culpa da falta d’água é do DNIT com as obras da BR. Mas, e os buracos nas ruas, alguns das obras de saneamento, outros não? O Boneco João Buracão foi lá cobrar satisfações. Parece que ele ajudou bastante.

De muita ajuda precisou a segurança da cidade, muito discutida em audiências na Câmara Municipal. Fuga em massa da delegacia e assassinatos provam que nada de concreto acontece e a imprensa do estado publica. Passageiros sofrem com assaltos entre Parnamirim e São José. E em evento público, Norma cobra reforço na segurança à governadora Wilma de Faria, que promete atender ao apelo.

Apelo maior fizeram os servidores do Hospital Regional Mons. Antônio Barros, condenado a fechar as portas. Por que? Faltava tudo. O atendimento péssimo. E olha que o grupo político responsável pelo estabelecimento havia sido trocado, parece que era para melhorar os serviços. Um caos que foi visto por todos na mídia estadual. Visto (e como foi visto) também o medo e os casos de gripe suína aumentando. Anunciaram a morte de um bebê em Mipibu devido a esta doença.

Mas não só de desgraça vive a Saúde em Mipibuense, que realizou relevantes encontros para discutir assuntos como saúde mental, saúde popular. Um Conselho de Saúde se firmou, bons índices de vacinação de crianças e idosos nas campanhas ao longo do ano e baixos números de dengue tranqüilizaram a população.

População que recebeu o bispo de Natal Dom Matias Patrício. Ele passou uma semana na paróquia visitando e reunindo os fiéis católicos. O blog seguiu e divulgou cada passo do religioso na cidade de religiosos. Religiosos, como os Filhos de Santana que prestaram votos em Mipibu, confirmando sua vocação. E foi pela vocação que o coordenador do Shalon, Washington, foi embora. Quem também irá é o padre Josenildo, que foi homenageado pelos seus 10 anos de ordenação e trabalhos a frente da paróquia.

A paróquia que cresceu construindo novas capelas. Rocinha começa a sua, mas faltam recursos. KM 38 inaugura a Capela do século em ritmo junino. E em ritmo de fé e alegria a terra de Santana celebrou seus padroeiros Santana e São Joaquim. Arrastou uma mutidão no exalta Cristo, cavalgou com vaqueiros, crismou jovens e firmou a fé da cidade.

Cidade-natal que o Filho ilustre não esquece. Em uma das vezes em que esteve na terrinha, o bispo mipibuense de Bom Fim/BA, Dom Canindé Palahano plantou com a Escola Instituto Pio XII, um pé de Pau Brasil naquele bairro de mesmo nome. Enquanto isso, em meio às lágrimas da diretora Lourdinha Palhano, a mesma escola viu o seu pé de abricoteiro tombar e cair.

Alegria, tristeza, expectativas. 2009 deixou uma mistura de sentimentos em todos os segmentos da cidade que podem se definir neste novo ano ... espera-se que seja com as festas e talentos revelados. É o que você vai ver na última postagem da série MIPIBU RETRÔ 2009, amanhã!

Funcionária de creche que foi alvo de reclamações das mães fala ao Informativo Força Jovem

Por Francicláudio Oliveira e Isabel Cristina
Heyde Tásia é funcionária concursada na crechinha do Pau Brasil. Há cerca de 2 meses foi alvo de reclamação das mães pelos seus serviços. Segundo as mães ela estava varrendo a creche no momento em que os alunos chegavam, o que teria provocado até problemas respiratórios em alguma das crianças. Heyde procurou o Informativo e deu as sua explicações sobre o assunto.

Com o horário das 6 da manhã até terminar todo o serviço, Heyde Tásia disse que as mães nunca chegaram no local no momento em que ela varria as salas, apenas o pátio da creche e justificou a demora na limpeza devido ao período em que as folhas caem com mais freqüência e às más condições do seu material de trabalho: “Tanto que comprei uma vassoura e trouxe pra cá, mas achei que a prefeitura tinha que forne-cer o material de serviço, en-tão levei de volta.” E disse mais: " A nossa tábua de cortar carne é inapropriada, é um encosto de cadeira velha." Ela falou que uma vez pediu emprestado um ciscador que a diretora, Eliana Cardoso comprou para sua casa: “Realmente deu efeito, pois com um ciscador bom, em menos tempo consegui limpar. Quando a secretária veio visitar a creche ainda era o ciscador velho e ela não percebeu isso”.

Segundo Heyde a secretária constatou que não era exatamente como foi denunciado a ela. Quanto à acusação de que por sua culpa crianças teriam adoecido, ela desafia: "Eu nunca varri na presença de criança nenhuma pra evi-tar o que disseram que aconteceu. Quero que a mãe me prove que por minha causa a criança teve problemas respiratórios" Heyde disse ainda que a diretora determinou que ela é responsável sozinha pela limpeza: "Acho que é ruim porque ela sempre precisa cisa de mim na cozinha, principalmente em eventos", disse.
A funcionária trabalhava na creche de Laranjeiras dos Cosmes, disse que saiu de lá por questões políticas, e mesmo sem ter problemas com nenhuma colega da creche do Pau Brasil prefere voltar pra lá do que con-viver em conflitos como o que se disse ter sido exposta, por isso quer pedir transferência. Ninguém teria lhe procurado pra falar sobre o assunto. Para ela as pessoas do Pau Brasil gostam muito de reclamar e isso devido ao excesso de assitencialismo que recebe.
"A gente vê luz e trevas onde quer. Uma coisa nem sempre é tão ruim quanto a gente imagina. se a gente observasse as coisas na vi-da como ensinamento para crescer e não para reclamar seria muito melhor a vida pra todo mundo". Concluiu.

*Heyde não quis ser fotografada. Clic e ouça esta entrevista na íntegra.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

MIPIBU RETRÔ 2009 (Parte I)

Por Francicláudio Oliveira
Em todo lugar é possível encontrar uma câmera ligada, seja digital, celular, filmando ou fotografando. O registro do dia-dia se consolida com os novos veículos acessíveis às pessoas. Em Mipibu blogs como este registraram o ano de 2009 e relembra agora o que nós fomos, fizemos ou sentimos no ano que passou. Pra começar...

Vergonha! Um ônibus escolar mipibuense preso na Polícia Rodoviária Federal por vários dias. Enquanto isso, os ônibus que não foram apreendidos passaram o ano necessitando de manutenção. Mas um dos blogs da cidade publicou o valor do repasse para investimento com o transporte escolar do município: R$ 179.545,00 de abril a julho, investidos em quê?

Agonia para quem precisa estudar todos os dias em Natal. Quase não haveria ônibus para transportar os universitários e quando houve, o serviço gerou reclamações ... Quem optou pelo transporte público, teve que se acostumar com o aperto e as inúmeras paradas ao longo do caminho. Há, e a passagem ainda aumentou!

A educação passou por dificuldades em 2009: Greve na rede estadual, problemas com funcionários concursados na rede municipal. Uma semana sem aulas na cidade, devido a feriados que imprensaram um dia ou adiantaram outro feriado. falaram da construção de outra, mas e as que já existem? Estariam bem? Inauguraram uma escola no Bairro Novo e, no Pau Brasil, uma escola praticamente nova foi entregue a comunidade. O preço: Dois meses de atraso no início do ano, com previsão de prolongamento das aulas até janeiro e sábados letivos. Os sábados letivos não aconteceram com os alunos e nem o prolongamento até janeiro.

Nossos estudantes ficaram abaixo da média nacional no ENEM de 2008. Mas outros estão comemorando o sonhado ingresso na Universidade Federal para 2010. Apesar de tudo, a Escola Estadual Francisco Barbosa comemorou 30 anos desfilando pelas ruas da cidade. Quem também comemorou foram novos diretores em cinco escolas municipais, e na maior delas, a Severino Bezerra, houve problemas e denúncias.

Falando em eleição, novos conselheiros tutelares foram eleitos e empossados. E não é que parecia eleição de prefeito e vereador!


Empossados também recenseadores do Bolsa Família que fizeram prova para exercer a atividade, ganhando por produção. A meta é 200 cadastros por mês, o pagamento, bem... aos poucos!

Empossados ainda, mais de 500 concursados em diversas áreas. Mas o concurso perdeu a validade e nem a recomendação da promotora mudou a expectativa. Ninguém mais será chamado! Mesmo que haja vagas do concurso ainda não preenchidas! E as denúncias sobre funcionários contratados rolaram ... assim como problemas com os concursados: Demora para se apresentarem, faltas não-justificadas ...

Justificativas não compreendidas ficaram na defesa da prefeita Norma Ferreira, quando denunciada pelo Ministério Público por não repassar entre 2005 e 2006, para o INSS, os descontos que foram retirados dos servidores, num valor que passava de 1 milhão de reais entre repasses e sonegação.

Faltou justificativas também na idéia de criar novas secretarias municipais, quando já haviam diminuído o número delas, ou a aprovação pelos vereadores do direito à reeleição do presidente da Câmara, quando eles mesmos haviam criado a lei contra a reeleição, sem falar no adiantamento desta reeleição, faltando ainda quase dois anos para que pudessem acontecer. Ufa! Que ano louco! E tem mais: quem esqueceu a proposta de aumentar de R$ 1.300 para R$ 3.000 o salário do presidente da Fundação Mipibu de Cultura? Olha só, qual era a justificativa para São José de Mipibu não estar no Programa Cidadão sem Fome? Depois foi incluída, mas o programa ainda não chegou aqui.

Outras justificativas resolvem: o jornalista José Alves foi criticado na Câmara Municipal por vereadores. Teria sido um mal entendido e depois de tudo justificado, a paz reina entre os amigos.

Casos difíceis de compreender não acontecem só em Mipibu. O deputado Federal Fábio Faria pagou com dinheiro público viagens de sogra, namorada e celebridades. Mas para tantas polêmicas, a terrinha de Mipibu dispôs de um novo meio de comunicação em massa: os blogs. Os blogueiros não deram trégua na hora de discutir assuntos pertinentes para o município. E deu resultado! A imprensa local narrou com a precisão de que dispunha o dia-a-dia da cidade. Blogs novos surgiram. Outros se consolidaram e agora se configuram como guardiões da aldeia Mipibu.

Todos esses fatos você pode conferir no arquivo deste blog, na aba lateral. Amanhã você verá a segunda parte do Mipibu Retrô 2009, relembrando o que mais aconteceu na política, religião saúde e segurança. AGUARDE!

Zilda Arns, fundadora da Pastoral da criança e outros brasileiros morrem no Haiti

fonte Redação Yahoo! Brasil/foto agência estado

Zilda Arns Neumann (foto), coordenadora internacional da Pastoral da Criança, foi uma das vítimas do terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter que devastou o Haiti, o país mais pobre da América, por volta das 19h50 (horário de Brasília) na terça-feira (12). De acordo com informações da Globonews, ela estava em missão pela Pastoral no país caribenho.

Zilda é fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, um órgão de Ação Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O Exército Brasileiro confirmou nesta quarta que pelo menos quatro militares morreram devido ao tremor. Ao menos outros cinco militares brasileiros ficaram feridos.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Informativo Força Jovem faz análise da atuação dos vereadores para o Pau Brasil

Por Francicláudio Oliveira/foto José Alves

Poucos requerimentos para o bairro que votou em todos eles
     Na última edição do Informativo Força Jovem foi publicada uma matéria que analisou a atuação dos vereadores da cidade com relação ao Pau Brasil, bairro em que o informativo circula. Em um ano de mandato, poucos requerimentos foram feitos em benefício daquele bairro pelos nove vereadores que atuantes. Todos eles receberam votos naquela comunidade, mas segundo o site da Câmara Municipal, apenas três vereadores fizeram algum requerimento específico que envolveu Pau Brasil ou Rocinha.
     A maioria dos requerimentos da vereadora Carla Simone Gomes de Lima foi para Japecanga, sua localidade. Mas alguns se voltaram para a Rocinha: Doações para construção da Capela Madre Rosa Gattorno; Aquisição de transporte que faça os itinerários: Tancredo Neves - Bairro Novo - Pau Brasil - Centro da Cidade, aos sábados; calçamento da Rua Princesa Isabel, na Rocinha. Este último também foi solicitado pela Vereadora Maria do Socorro Melo de Morais, que destacou seus requerimentos, entre outros, para Laranjeiras dos Cosmes.
     Outro vereador que solicitou algo para aquele bairro foi Kéricles Alves Ribeiro: uma parada de Moto-Táxi no Pau Brasil; iluminação do Estádio de Futebol Janilson Ferreira, “O Ferreirão”; paradas de ônibus em Pau Brasil e Rocinha.
     O Vereador Clidenor Ferreira da Silva fez mais requerimentos para Arenã e Jardim; Já o vereador Crisóstomo José Barbosa não concentrou seus pedidos em nenhum bairro específico, mas em vários (menos Pau Brasil), assim como o Vereador Jean Póggio Nerino. A Vereadora Kélia Peixoto Serafim concentrou seus requerimentos no Centro da cidade e num determinado momento do ano mostrou-se preocupada com o atraso nas aulas da escola do Pau Brasil. O Vereador Jamaci Silva de Oliveira pediu mais pelo Mendes, Passagem dos Cavalos, Portelinha e Laranjeiras do Abdias e o Vereador Roberto Texeira Ferreira fez quase todos os seus requerimentos aprovados para o bairro de Taborda.
     Claro que ao longo do ano todos fizeram requerimentos para a população geral, além dos direcionados às comunidades já citadas. Os dados referem-se apenas aos que foram aprovados. Se os outros vereadores fizeram algum requerimento, estes não foram aprovados ou, pelo menos, não constam no site da Casa. Mesmo os requerimentos sendo provados pelos outros, a execução dos mesmos não aconteceu. Talvez, quem sabe possam ser executados em 2010...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A terra está tremendo no Rio Grande do Norte

Por Francicláudio Oliveira/Foto: Reprodução/Site do Observatório Sismológico

Dados do Observatório sismológico da Universidade de Brasília sobre os tremores de sábado


A Região do Mato Grande está sentindo com freqüência abalos sísmicos que estão assustando. Os tremores foram sentidos por volta das 16h (horário de Brasília) de sábado passado e alcançaram 2.0 na escala richter, mas o coordenador do laboratório sismológico da UFRN, Joaquim Ferreira, acredita que a magnitude do tremor do fim de semana tenha chegado a 3 graus na escala Richter. Hoje (11), por volta do 12h55min, o fenômeno voltou a acontecer. Em várias áreas da região metropolitana e bairros de Natal a terra também tremeu.
O município de João Câmara é o local onde os abalos acontecem com mais intensidade. Especialistas ouvidos pela imprensa disseram que os recentes tremores poderão se repetir nestes dias e que não se sabe ainda o que pode está acontecendo, nem se se há motivo para maiores preocupações.

Árvore Natalina do Pau Brasil é apagada

Por Francicláudio Oliveira/fotos




Foi apagada na noite de ontem a árvore natalina de garrrafas pet, que enfeitou o bairro do Pau Brasil no período do Natal. Na ocasião houve uma celebração natalina e ao apagar as luzes da árvore, moradores cantaram juntos uma canção de ano novo.
Nesta segunda-feira(11) começa a desmonatagem e o material será reaproveitado para confeccionar a deste ano. Enquanto esteve erguida, a árvore natalina foi reconhecida por blogs da cidade e apresentada em matéria da TV Universitária, além de receber visitantes do bairro e de outras partes da cidade.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Recenseadores do Bolsa Família paralisam atividades

Por Francicláudio Oliveira/foto divulgação

Depois de dois meses em atividade, os recenseadores do Programa Bolsa família em São josé de Mipibu, aprovados em processo seletivo, paralisaram nesta semana as atividades de cadastramento das famílias. Um deles informou que dos oito que estavam em campo, apenas quatro continuavam no serviço e a meta de  200 cadastros por mês não está sendo atingida. Além disso eles ainda não teriam sido remunerados pelo trabalho, tendo que providenciar o almoço nas comunidades distantes em que estiveram. Segundo o edital do concurso, a Secretaria não ofereceria alimentação aos aprovados e a meta de  cadastros deveria ser cumprida.
Na quinta-feira (07) numa reunião com a secretária de Ação Social, Adriana Viégas, teria sido definido que seria possível a ajuda na alimentação e o primeiro pagamento.
A equipe já se encontrava no Pau Brasil quando paralisou o trabalho. Segundo o coordenador do programa no município, Luíz Antônio, a comunidade não ficou desatendida. Uma recenseadora trabalhou nesta sexta-feira e na próxima segunda (11) o cadastramento voltará ao normal com o restante da equipe.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

PARABÉNS PRA VOCÊ!!!!

foto divugação

Esta é Vitória que está apagando velinhas hoje. Ela é filha de uma das leitoras mais participativas do blog, Catarina Pinheiro, que não esconde a alegria em parabenizar e mandar beijos e abraços para a filhona.
PARABÉNS, VITÓRIA! QUE ESTA DATA SE REPITA POR MUITOS ANOS REPLETA DE ALEGRIAS!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...