segunda-feira, 23 de agosto de 2010

IBGE enfrenta dificuldades na realização do Censo

Por Cláudio Oliveira, Darlene Alves e Augusta Santos/fotos ilustrativas
Assim como em todo o país, em Mipibu não está sendo diferente. A insegurança é o principal motivo que está interferindo na realização do Censo 2010. A informação é repassad pela prefeitura da cidade que está utilizando carro de som, mesagem pela internet e orientação nas escolas numa campanha para incentivar a população a colaborar com o Censo.

A iniciativa partiu quando um recenceador teria declarado à administração municipal que há muitas casas com portas fechadas e muitos moradores se recusando a receber os trabalhadores do IBGE. “Tem um condomínio que só conseguimos acesso á menos da metade das casas. O restante dos moradores não quis nos receber, alegando temer assaltos”, contou o recenseador.

São José está dividida em 56 setores por onde 35 recenseadores, que foram treinados no período de 19 à 24 de julho, percorrerão para obter informações que tracem o perfil do morador mipibuense. No período de três meses devem ser cadastrados todos os domicílios mipibuenses.

A pesquisa conta com o questionário básico, com 16 perguntas,  e o de amostragem, com 100 questões que apuram dados mais específicos dos domicílios. A aplicação dos questionários deve durar de  30 a 50 minutos. O Censo deste ano está todo informatização por meio de computadores de mão.

A população reconhecerá o recenseador por estar estar usando colete azul-escuro e boné com a marca do IBGE, além de um crachá. Mesmo assim, se o cidadão tiver dúvidas poder ligar para o IBGE (0800 721 8181) ou entrar na página da internet (http://www.ibge.gov.br/). As entrevistas são presenciais, mas o cidadão que estiver ausente poderá responder à pesquisa pela internet, mas a autorização se dá somente após visita do recenseador.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...