quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Senadores Potiguares são os menos produtivos de Brasília

Por Cláudio Oliveira
NOTA: Em época de eleição, vale a pena avaliar o desempenho daqueles políticos que já estão no poder. As informações desta postagem foram divulgadas por jornais de grande circulação em todo o RN e trata-se da sugestão de um leitor.

Garibalde Alves
Segundo o Portal da Transparência, desde 2003, a bancada do Rio Grande do Norte no Senado é a única com desempenho de 0% no índice da taxa de aprovação e a menos produtiva em termos de apresentação de matérias de "impacto" (relevantes).

José Agripino
Apesar de os três senadores potiguares se destacarem a nível nacional (Garibalde Alves/PMDB, já foi presidente do Congresso Nacional e comanda atualmente a Comissão de Assuntos Econômicos/CAE, José Agripino/DEM é o líder da oposição e Rosalba Ciarlini/DEM é a presidente da Comissão de Assuntos Sociais/CAS), eles apresentaram apenas 17 propostas e nenhuma delas foi aprovada, diferente do Rio Grande Sul, por exemplo, que lidera com 372 proposições, das quais 22 duas foram aprovadas. Os três senadores disputam as próximas eleições em 03 de outubro.

Rosalba Ciarline
Nem nas matérias de pouco ou nenhuma importância a bancada potiguar se salva, já que aparece nas últimas posições com apenas 35 proposições. Mas a atividade parlamentar não se resume à apresentação de matérias. Os senadores e deputados apresentam todos os anos emendas que podem resultar em obras nos estados e podem conseguir verbas nos ministérios para viabilizar projetos, entre outras questões.



E os deputados?
A bancada de deputados federais potiguares é a sétima mais produtiva na Câmara, em Brasília. Foram 60 proposições, mas apenas uma delas aprovada. A taxa de aprovação dos federais é de 1,7%. Já o quesito matérias de pouca ou nenhuma relevância totaliza 16 projetos com 2 deles aprovados. Todos os atuais deputados federais disputam a reeleição: Fábio Faria (PMN), João Maia (PR), Henrique Eduardo Alves (PMDB), Rogério Marinho (PSDB), Felipe Maia (DEM), Fátima Bezerra (PT), Betinho Rosado (DEM) e Sandra Rosado (PSB).

E quanto aos deputados estaduais, o Rio Grande do Norte aparece como um dos estados que têm um legislativo estadual sem divulgação do desempenho dos seus parlamentares.

3 comentários:

JOTA VERAS disse...

Avaliar deve fazer parte da vida de todos os cidadãos. Assim construiremos um futuro melhor sem aqueles que não fizeram valer a democracia de algums.

Anônimo disse...

Catarina Pinheiro Diz:

Como toda Regra têm exceção, EIs ROSALBA, com + Uma aprovação, a LICENÇA MATERNIDADE, para que a MÃE/Mulher trabalhadora possa ficar mas tempo com seu filho.
dentre outras , é só LER...
Catarina Pinheiro

Anônimo disse...

Perai..porque vcs não editaram meu comêntario..?
afinal tá lá..Rosalba senadora aprovado a licença maternidade..dentre outras coisas

catarina pinheiro

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...