Por Francicláudio Oliveira/foto: ilustração
Esta é uma semana de folga para os alunos da cidade. Em nenhuma escola da rede pública haverá aulas em se tratando de uma semana de feriados:
Na segunda-feira foi feriado da padroeira do Brasil. A quinta é dia do professor, as escolas não funcionam e a sexta (16), emancipação política do município, feriado municipal.
Sobram a terça (13) e a quarta (14). Para 'fechar' esses dois dias, algumas escolas transferiram o feriado 28 de outubro, dia do servidor público e imprensaram o dia que sobrou. Outras realizam planejamento e reuniões para funcionários. Há, ainda as que adotaram as duas medidas.
É interessante lembrar que há escolas que estão com aulas atrasadas, devido à movimentos grevistas no início do ano e ainda as, que ppor outros motivos também estão com conteúdo atrasado, como é o caso da escola do pau Brasil que começou o ano dois meses depois das outras devido a reforma realizada na estrutura da escola.
5 comentários:
Porque niguem anunciou esse detalhe das aulas .... abraços de marcos cunha
Sr Marcos, quanto aos outros, não sabemos, mas nós estávamos tentando confirmar os motivos desta semana de aula, para depois publicar. Obrigado pela atenção com nossa cidade.
Então amigos do informativo....enquantos outros anunciam festas, politicos para 2010 e 2012 , vcs publicaram esse FATO creio que todos SJM sabiam mas só vcs publicaram , isso é realmente uma isonomia de trabalho .
Vcs já receberam meu email referente ao comentário do Blog da Sra Angela. abraços de marcos cunha
Caríssimos,
não é de hoje que a Educação está relegada á segundo, terceiro, último plano no nosso país!
E quando se tem feriados... vixi! É uma maravilha!
O que dizer mais se os gestores adotam as medidas e a população aceita! Ou alguém acha que os alunos, professores e funcionários não gostam dessas folgas? (Pelo menos a maioria).
Ás vezes penso como Jessier Quirino: vou embora pro passado...
Mas, lendo um Artigo do Educador e Escritor Marcus De Mario (Instituto Brasileiro de Educação Moral/RJ), OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO, volto atrás, porque acredito que podemos e devemos construir um presente e futuro bem melhor.
Mesmo sabendo que o Brasil consta na pesquisa da UNESCO sobre o Ensino Médio (por exemplo), com essas situações:
- Tem 8,7 milhões de alunos matriculados e índice de repetência 43%, muito alto.
- Alto grau de insatisfação por parte dos alunos.
- Desinteresse dos alunos pelo ensino e pela escola.
- Problemas de indisciplina.
- Falha de espaço social, cultural e esportivo na escola.
Daí se faz algumas considerações e se indica possíveis soluções, como:
- Dá vida à escola, envolve os procedimentos pedagógicos nos interesses existências do aluno, sensibiliza os educadores, abre espaços consideráveis para atividades cidadãs, envolve a família e a comunidade, tudo isso sem malabarismos políticos e sem modismos didáticos: é apenas uma questão de uso do bom senso e da dinâmica que a vida nos oferece, pois entendemos essa vida como imortal, interexistencial - espírito e matéria - e essencialmente moral.
Quanto á indisciplina:
O jovem é um ser irriquieto, repleto de energia e com tendências adquiridas no passado em plena ebulição, porque não propor a eles participação com responsabilidade? Por que o jovem não pode participar das decisões escolares? Por que o jovem não pode opinar e dar idéias? Por que o jovem não pode assumir determinadas tarefas? Por que o jovem tem de ser policiado o tempo todo? Os limites, tão necessários, devem ser compreendidos e incorporados, mas isso só acontece num ambiente que permite participação e distribuição de tarefas.
Quanto aos espaços reinvidicados - social, cultural, esportivo - reflexo da ânsia por uma nova escola, leva-nos a compreender que a escola não é toda poderosa para tudo resolver, mas é generoso espaço, específico, de educação do ser transcendente, e que sua ação não se encerra no ato de ensinar. A escola representa o espaço ideal para desenvolvimento das potencialidades do espírito, do intelecto e do social, devendo abrir todas as suas possibilidades para contemplar um projeto pedagógico multifacetado.
A vida é educação e a escola representa, em escala proporcional, essa vida.'
Portanto, reflitamos:
Qual a contribuição dos Gestores, da Escola, do Professor, do Aluno e do Ensino para uma educação de qualidade?
Felicidades!
ANGELA FREIRE
NATAL/RN
21/10/2009
Postar um comentário