sexta-feira, 16 de outubro de 2009

São José amanhece mais velha: 164 anos emancipada

Por Informativo Força Jovem/foto: Divulgação
Hoje é 16 de outubro, dia da emancipação Política de São José de Mipibu, localizada a 37 Km de Natal. Já são 164 anos emancipada. Está entre os 10 municípios mais populosos do estado e é integrante da Grande Natal (mesmo sem infraestrutura e desenvimento que a justifique como área metropolitana). Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal realiza eventos visando beneficiar a ~população: Inauguração de academias públicas e equipamentos para o Centro de Reabilitação educacional. Hoje acontece missa, hasteamento da bandeira, shows e apresentações culturais.

Mas nada na cidade, além de uma faixa na prefeitura, lembrava, hoje cedo, a tão festiva data. No carnaval a cidade se enfeita, no São João também, no Natal do mesmo jeito e até durante a Copa do mundo, mas no aniversário da cidade, não. Será que não há o que se comemorar?

Hoje à noite as pessoas devem se fazer presente para curtir shows. Que bom! As pessoas precisam de diversão. Mas também precisam de saúde, emprego, segurança, educação e outros quesitos que constroem a sociedade.

Infelizmente, por duas semanas seguidas, Mipibu foi notícia no estado devido à assassinatos ocorridos impunemente. A insegurança amedronta moradores, apesar de ainda não ser uma cidade tão violenta.

Nesta semana o município voltou a ser notícia na mídia estadual. O Hospital Regional está um caos e pode ser fechado. Bom, pelo menos comemora-se 61 anos da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância-APAMI, que tem lá suas dificuldades ...
Muitos mipibuenses estão se formando profissionalmente nas mais diferentes áreas, mas a cidade não oferece estrutura e oportunidade para atuarem. É grande o número de pessoas que utilizam todos os dias os transportes intermunicipais (superlotados, desconfortáveis, com horários incertos e por um preço considerado por muitos como 'absurdo': R$ 4,50 pelos 37 Km até Natal enquanto se vai da Zona Norte à Sul da capital pagando-se R$ 2,00) para trabalhar, pois em Mipibu não há emprego. Mas eles se sentem privilegiados, pois centenas de outros estão à procura de emprego deixando currículos e buscando concurso em outras cidades.

Não, não há só o que se reclamar. Também há o que se comemorar: As pessoas. O mipibuense é um povo que tem garra, como os primeiros habitantes desta terra: índios Mopebus. Com tantas dificuldades, ainda conseguem sorrir e buscar um futuro melhor. Por seus habitantes, Parabéns São José de Mipibu pelos 164 anos de luta e não de liberdade política, uma vez que, às vezes se tem a impressão de que tudo gira em torno de grupos políticos aos quais as pessoas estão submetidas .

Ah, se você leitor puder mostrar outros grandes motivos 'CONCRETOS' a se comemorar, por favor deixe um comentário para esta postagem, mas, por favor, assine.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabenizo ao redator do texto sobre os 164 anos de São José.
Se eu fosse redigir alguma matéria sobre essa data, creio que faria bem parecido com este que foi publicado.
Há trinta e dois anos resido no Rio de Janeiro e, quando a saudade aperta, corro pra rever minha cidade, meu povo. Gosto disso, e fico feliz de ir à feira, visitar os velhos amigos, ouvir o cantar do galo nas madrugadas mipibuenses e também ouvir as badaladas do sino da Igreja Matriz.
Mas, também sofro ao chegar em São José e ver que, ao contrário de tantas cidades que conheço pelo Brasil afora, infelizmente, o tempo andou para traz. Em todos os aspectos, não temo em dizer.
Por isso, quero congratular-me mais uma vez com vocês, que fazem o Informativo Força Jovem, pelo texto sensato, sem ufanismos falsos, sem frases feitas, mas, sobretudo, com o compromisso de serem os guardiãs e eternos vigilantes dessa cidade.
Como já lhes disse, num outro contato, esse é o caminho. A verdade, doa em quem doer.
Lembrem-se, o homem é mercadoria das mais fáceis, quando oferece a sua convicção, a sua verdade, a serviço de terceiros.

Um forte abraço.
Edilson Avelino

Angela Freire disse...

Amigos do Informativo,
Emancipação é um termo usado para descrever vários esforços de obtenção de direitos políticos ou de igualdade, freqüentemente por um grupo especificamente privado de seus direitos ou mais genericamente na discussão de tais questões.
Ou pode-se dizer que Emancipação significa é o ato de libertar um indivíduo ou um grupo social ou equiparar o padrão legal de cidadãos em uma sociedade política.
Pergunto: onde há igualdade em Mipibu?
Qual o esforço e estímulo para EQUIPARAR O PADRÃO LEGAL DE CIDADÃOS EM UMA SOCIEDADE POLÍTICA?
Muitos já saíram daí em busca de realizações na vida e vão continuar a sair. Não podemos ser hipócritas e por vendas nos olhos para a realidade nua e crua de que, só se dá bem (mesmo que seja por um tempo – que é quando se está no poder) quem pertence ou apoia grupos políticos. Fazer o que? É a realidade brasileira... e Mipibu é Brasil!
Mas há os que têm caráter e coragem de ir à luta em busca dos seus sonhos e ideais sem vender a sua diguinidade; este caminho, amigos, é mais difícil e árduo, mas muito gratificante por que nos torna livres! Aí está nossa EMANCIPAÇÃO!

ANGELA FREIRE
NATAL/RN, 19/10/2009.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...