quinta-feira, 4 de março de 2010

Sem aulas, médico e água em Mipibu

Por Francicláudio Oliveira
Três problemas graves estão em alta na terra de Mipibu
Primeiro, a greve dos professores que, até então, está indefinida. Parece que, depois que os professores enterraram a educação e, junto com ela, a prefeita e os vereadores que julgaram ser contra a educação, não mais se ouviu falar em como estão as negociações, ou pelo menos, se há negociações. Enquanto isso, os alunos permanecem fora da sala de aula, sem previsão de retorno. Para completar, os professores da rede estadual também entraram em greve. Esta já dura quatro dias e eles decidiram hoje, em assembléia, que vão permanecer assim, ou seja, não há pra onde correr.

Outro problema é a falta de médicos na cidade. Bairro Novo já está há dois meses sem atendimento médico e o Pau Brasil já está quase chegando a isso. Ninguém explica ou justifica a falta de médicos. A população adoece e, se procurar o Hospital Regional simplesmente não é atendida, isto porque os médicos do Estado também entraram em greve. Nesta semana uma mãe do Pau Brasil, sem atendimento no seu bairro, levou sua filha de alguns meses ao Hospital Regional e a médica apenas olhou para a criança e mandou que voltasse, pois estavam em greve. A criança está com um problema na pele, por muitos chamado de 'saltador'. A solução, segundo o pai da criança é partir para a auto-medicação.

A falta d'água também tem se configurado como um grave problema na cidade. O abastecimento da Caern já é deficiente há muito tempo no Centro. Nas últimas semanas vários pontos da cidade sofreram com a falta d'água. Atualmente quem tem sentido isso na pele são os moradores da localidade de Manimbu (há dois meses sem água, segundo informações) e do Pau Brasil, há duas semanas sem água, que é coordenada pelo Sistema de Abastecimento de Água e Esgotos-SAAE. Nesses casos, nenhuma autoridade 'competente' se pronuncia à população, causando revolta em quem precisa 'se virar' para conseguir água.

O blog aguarda que algum órgão se pronuncie a respeito desses problemas.

2 comentários:

Anônimo disse...

pergunta pra prefeito si ele estar com as contas de energia da casa dela sem pagar e se os planos de saude tambem .isso e uma vergonha pra que nosso voto.

Anônimo disse...

parabens a imformação corresponde com a realidade que infelismente se encontra nosso municipio e principalmente a questão da agua que vale salientar que o arenã passa pelo mesmo problema e vivo nosso municipio a mais de quarenta anos e esse problema é terrivel e muito antigo fico sem compreender pois temos um grande manacial debaixo de nossos pés. para se resolver falta vontade politica, inclusive a atual prefeita e os que lhe antecederão em algums momentos revoltaram a população por esse pessimo serviço do saae que a prefeitura vem servindo.é interessante franciclaudio que o informativo mipibu.busque informações e colaborasse na soluçao do saae eu estive com o responsavel pelo saae que me informou que alem das taxas de serviço pagas pelo usuario serem muito baixas existe um alto indice de usuarios que não pagão pelo serviço e o saae fica sem autonomia de resolver pequenos problemas, sempre se socoreendo na prefeitura que por sua vez ja paga uma conta acumulada que foi parcelada e altissima do saae a cosern alem da do mes vigente. dificudades no orçamento da prefeitura sem reservas em caixa e com a diminuição do fpm a situação ficou grave. e de vez em quando regredimos 30 anos tansportando agua para nossos lares em latas. 08488415010

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...