segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Trabalho da árvore natalina do Pau Brasil é jogado fora

Por Cláudio Oliveira e Isabel Cristina/fotos Eliana Cardoso

Um dos marcos das comemorações de fim de ano do bairro do Pau Brasil, a árvore natalina feita de garrafas descartáveis, estava sendo, literalmente jogado fora, maldade e falta de respeito para com a comunidade.
momento em que o material era levado
Toda a estrutura e ornamentação da árvore de 7 metros estava guardada no Centro Pastoral do bairro, para ser reaproveitada neste ano, na confecção de uma nova árvore que já está prestes a começar, mas o jovem Michel do Rosário, simplesmente sem comunicar a ninguém providenciou a retirada do material, mandando que algumas crianças jogassem no lixo porque ele iria queimar.

material que já estava no lixo quando os moradores perceberam o que acontecia
A explicação dada às crianças que obedeceram sua ordem, foi que podiam vender o material  senão ele queimaria na tarde de hoje (18) porque eram entulhos que não serviam e estavam ocupando espaço.

Crianças providenciaram o transporte para levar o material e vender
O jovem Michael do Rosário não ocupa nenhuma função que explique a atitude e nunca participaou das atividades de confecção da árvore. Já chegou e dirigiu grupos da capela do bairro, mas afastou-se de todos. Há menos de um mês voltou a freqüentar a capela e foi recebido pela equipe de animadores, inclusive pelo pároco da cidade. Até o momento da postagem, ele não foi encontrado pela equipe do blog e Informativo Força Jovem para explicar o acontecido.
 material no local em que esteve guardado até então
A desconsideração com o trabalho da árvore causou revoltar nas pessoas que presenciaram a cena por a confecção da árvore natalina ser um trabalho voluntário, realizado há dois anos, por dezenas de pessoas do bairro com milhares de garrafas, que (a essas alturas) não daria mais tempo recolher e fazer todo o trabalho. Um orgulho para os moradores, que se tornou conhecido em toda a cidade, por meio dos blogs e até em outras cidades pela mídia. 

A idealizadora do projeto da árvore, Eliana Cardoso, disse ter ficado muito triste  em ver um trabalho de mais de seis messes jogado, como se fosse lixo, quando o combinado entre os que participaram da atividade era reutilizar tudo num trabalho de reciclagem: " Já tinhamos programado para no proximo mês comerçarmos a montar a árvore, e me deparei com essa triste realidade. Graças a Deus ainda tive tempo de impedir que parte do material fosse para o lixo, mas muita coisa se perdeu." diz Eliana lamentando que o material do musical 'Então é Natal' (foto à direita) não pôde ser resgatado. Para conseguir de volta parte do material, Eliana precisou pagar às crianças para que devolvessem.


após pagar às crianças
parte do que deu para resgatar
parte do material sendo trazido de volta

 Para resgatar o material dona Eliana deu uma gratificação em dinheiro para as crianças que estava levando o material para vender.

Clic AQUI e saiba mais sobre o trabalho de confecção e festa ao acender a árvore no Pau Brasil

Um comentário:

JOTA VERAS disse...

Como um trabalho significativo poderia ser jogado no lixo? Tenho a plena convicção de além contribuir com o bem social e sustentável do nosso município, esse projeto sem dúvidas ajudou a transformar a vida de muitos moradores do bairro Pau Brasil, fazendo-os cooperadores e colaboradores de um planeta melhor e ecologicamante correto, projeto esse que deveria estar na pauta da Educação Municipal, onde muitos passariam a entender a necessidade de preservar nossas riquezas ambientais (Mata da Bica). Parabéns aos que conseguiram recuperar parte dos materiais. Grande Abraço!

Jota Veras
www.twitter.com/JOTAVERAS

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...