sábado, 30 de outubro de 2010

Um segundo turno de acusações e mentiras

Por Darlene Alves
Dilma Roussef ou José Serra? Essas são as duas opções do Brasileiro para a presidência da república neste do-mingo (31).


A ex-ministra-chefe da Casa Civil te-ve 46,91% dos votos válidos no primeiro turno, totalizando 47.650.739 contra 32,61% de Serra (33.131.639 votos).

Se eleita, Dilma será a primeira pre-sidente mulher do Brasil. Em suas propostas, promete prosseguir com o que o governo Lula começou e diz que vai acabar com a miséria em 10 anos e reduzir o preço dos medicamentos.

Serra garante dar continuidade ao Bolsa Família, programa iniciado pelo Governo dos seus aliados, quando era bolsa alimentação, vale-gás, bolsa-escola, etc. Ele diz que vai criar um Ministério de Segurança Pública.
 
E a campanha para o segundo turno foi marcada por acusações de um para com o outro. O horário eleitoral poço se viram as propostas, os programas de governo, compromissos, projetos e outros planos de governo dos dois candidatos.  Para ambos destacam-se as acusações mútuas.

A polêmica do aborto, se aprova ou não, deixou muita gente em dú-vid. Serra diz ser contra a legaliza-ção, Dilma diz que não vai propor nada para mudar a lei, mas pensa nas mulheres que sofrem com abortos escondidos. Com tanta incerteza, há uma preocupação que o número de votos brancos e nulos seja grande.

 A VOTAÇÃO
Para as pessoas que irão às urnas no 2º turno, as regras são as mes-mas do 1º turno. A votação em Saõ José é biométrica, mas é bom levar documento com foto por segurança.

Como será apenas um candidato (dois dígitos) o tempo de votação deve ser curto. No 1º turno, muitos eleitores não compareceram às urnas. O número de eleitores que vo-tou em branco na eleição para pre-sidente foi de 3.479.340 eleitores, o equivalente a 3,13% do total. Os que anularam seus votos foram 6.124.254 representando 5,51% do total de eleitores que foram às urnas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...