sábado, 2 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010: Esclarecimentos sobre o pleito

Por Cláudio Oliveira e Darlene Alves
Às vésperas da eleição, é importante garantir que o voto será dado de forma consciente, portanto, vamos esclarecer as dúvidas para o dia 3 de outubro:

Voto Biométrico: Este ano a população mipibuense vai votar biometricamente, ou seja, o eleitor será re-conhecido pela impressão digital do dedo. Na seção eleitoral, deve-se apenas informar o nome ou, se preferir, mostrar o título. Em São José, só votam eleitores que recadastraram o título.

O voto: Vota-se primeiro em Deputado Estadual: 5 dígitos, depois Deputado Federal: 4 dígitos; em seguida são dois senadores, cada um 3 dígitos, logo após é o Governador: 2 dígitos e, por fim, presidente: 2 dígitos.

Sempre que o eleitor vê a foto do seu candidato, após digitar o número, deve apertar a tecla verde. Se não for o que escolheu, corriea com a tecla laranja e repite-se a operação.

A votação começa às 8h e termina às 17h. Pode utilizar um papel com os números dos candidatos. Mas não pode utilizar esse papel como propaganda para outras pessoas. Terão prioridade para votar, eleitores maiores de 60 anos, enfermos, portadores de necessidades especiais, grávidas e lactantes, candidatos, juízes eleitorais e seus auxiliares, servidores da justiça eleitoral, promotores eleitorais, policiais militares em serviço..

Nulos e Brancos: votos brancos ou nulos não são contados pra ninguém. Para votar em branco, deve-se apertar a tecla "branco" na urna eletrônica. Vota-se nulo quando se digita de forma errada o número do candidato e confirmar. Se a votação for feita pela metade, os votos restantes serão considerados nulos.

Exército: Em São José de Mipibu haverá tropas do e-xército para manter a tran-qüilidade e segurança das eleições neste 3 de outubro. Segundo o TRE, os motivos são candidaturas de políticos da cidade e envolvi-mento político par-tidário da PM local.

Cobertura: A TV Universitária (canal 5) fará a cobertura completa durante todo o dia das eleições. Às 18h45, 19h45 e 20h45 haverá jornal em edições especiais com as informações da apuração. O repórter e editor deste informativo Cláudio Oliveira está em uma das equipes de cobertura.

Transporte: Não é permitido que qualquer candidato transporte eleitores neste domingo. Para evitar essa prática, a Justiça eleitoral providenciou veículos para os eleitores que estiverem distantes do local de votação.

Propaganda: Aos mesários é proibido o uso de roupas ou objetos com qualquer propaganda político-partidária. Aos fiscais apenas é são permitidos nos crachás o nome e/ou a sigla do partido ou da coligação a que estão trabalhando. Aos eleitores somente é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do partido, coligação ou candidato, através do uso de broches, bandeiras e adesivos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...