sexta-feira, 10 de junho de 2011

MUTIRÃO DA SAÚDE REALIZA HOJE EXAMES DE GLAUCOMA

Nesta sexta-feira a partir das 14h00 a secretaria de Saúde de Mipibu vai realizar um mutirão para diagnosticar a glaucoma, uma doença silenciosa que pode levar à cegueira irreversível. As atividades vão acontecer no Centro de Referência, próximo à rodoviária e haverá a entrega imediata da medicação anti-glaucomatosa.


Pessoas acima de 30 anos, pessoas da raça negra, com histórico de glaucoma na família, com pressão intra-ocular elevada, diabéticos, alto míopes, quem usa regularmente ou prolongadamente esteróides (cortisona), ou que tenha trauma ocular prévio são as mais propícias a desenvolverem o glaucoma.
Olhos vermelhos, perda da visão periférica e manchas na íris
são alguns dos sintomas do glaucoma(© Micheline Dubé / iStockphoto)
O glaucoma é causado pelo acúmulo do líquido, chamado humor aquoso, que circula no interior do olho. Em geral, a visão vai piorando até que lentamente começa a afetar o próprio centro do campo visual e se estabelece a cegueira permanente. É diagnosticado mediante um cuidadoso exame ocular realizado pelo oftalmologista, que compreende um procedimento simples e indolor para medir a pressão intra-ocular denominado Tonometria, e pelos exames de Fundoscopia, Campo Visual e estudo das papilas do nervo óptico.

Embora não se possa curar, na maioria dos casos o glaucoma pode ser controlado satisfatoriamente mediante tratamento apropriado. Quem desejar participar do mutirão deve apresentar cópias de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...