quinta-feira, 6 de setembro de 2012

MIPIBUENSE NÃO ESTÁ ACOSTUMADO COM EVENTOS CULTURAIS DE QUALIDADE

 (fotos Claudio Oliveira)

A falta de eventos de qualidade que valorizem a cultura local traz ao mipibuense um problema. Ele não está acostumado a prestigiar eventos desse nível. Foi isso que se verificou quando o cortejo cultural promovido pelo colégio Marista de Natal, em parceria com a paróquia e a prefeitura, com grupos da cidade desfilou pelas ruas do centro da cidade no último fim de semana.


Para a proposta do evento, era de se esperar que as ruas estivesses cheias de gente esperando a passagem dos grupos e até interagindo com eles, mas poucos espectadores dedicaram um pouco do seu tempo para ver a culttura passar. Quem foi, certamente não se arrependeu, mas outras pessoas poderiam ter tido a mesma impressão, mas não estavam lá pela falta de hábito, diferente de shows gratuitos de bandas que tocam, muitas vezes, músicas consideradas de caráter duvidoso e que estimulam a sensualidade e a violência.

Esse comportamento é  perceptível em outras ocasiões, como por exemplo, na festa social dos padroeiros da cidade, santana e São Joaquim, quando a equipe da paróquia se esforça em organizar uma programação cultural, de qualidade, voltada para toda a família, mas que é prestigiada por poucos mipibuenses. Ainda falta um trabalho educativo principalmente nas escolas, de forma que também envolva as famílias e o município já conta com uma secretaria de cultura para tanto.


Para a secretária de cultura do município Aline Gonçalves, quanto ao cortejo cultural realizado no último sábado também faltou um pouco mais de divulgação do evento, dificuldade enfrentada devido ao período de campanha eleitoral e à proibição de carros de som no centro da cidade, porém, Aline diz que a presença do público foi satisfatória.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...