domingo, 2 de setembro de 2012

CORTEJO DE CULTURA PERCORRE RUAS DE MIPIBU

 

A tarde de ontem (1º) foi animada pelas ruas do Centro de Mipibu. Grupos culturais da cidade, acompanhados pelos alunos e funcionários da Escola Marista de Natal realizaram um coretjo cultural.

Este foi o ponto alto da Caravana Cultural da escola que se instalou na cidade e encerra hoje suas atividades com um espetáculo de apresentações artísticas resultante das oficianas (mini-cursos) que foram realizados ao longo da programação que começou na sexta-feira passada.

CONFIRA AS FOTOS:
Ao som da banda Marcial da Escola Estadual Francisco Barbosa, vários grupos desfilaram cultura em Mipibu, realizando um momento que pouco de vê na terra dos indios Mopebus.

Falando em Índios, uma tribo de índios também participou do cortejo. Os índios representam grande representatividade no Carnaval do município que tem um grande potencial de talentos, mas que não recebe incentivo suficiente na área.


Talentos como os jovens do grupo Passus que também abrilhantaram o desfile em um balé com fitas.

O balé das crianças também foi apresentado, seja no modelo clássico...

... no balanço das saias ciganas ...

... nos passos marcados do pastoril ...

... ou no som do berimbau da capoeira.



No caso das crianças, elas também estavam presentes em típicos grupos culturais como o Boi de Reis, da comunidade de Maninbu, que reuniu também jovens, mulheres e idosos, mantendo viva a tradição do boi.

Outros levaram para as ruas o colorido da arte em guarda-chuvas.


E os alunos do colégio Marista entraram na dança em estilo teatral ...

.. e no balanço do Boi de Reis, num encontro de gerações e de diferentes culturas.

A caravana cultural tem o apoio da Paróquia, que cedeu dois prédios (Instituto Pio XII e Centro Social) tanto para as atividades como para o alojamento dos estudantes e funcionários do Marista, responsáveis pelo evento. A prefeitura também colabora fornecendo a infraestrutura para as atividades, bem como refeições, transporte e envolvimento dos grupos culturais da cidade. Para tanto, as secretarias de Cultura, Turismo, Ação Social e Educação formaram uma comissão para prestar a assistência necessária.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...