sexta-feira, 31 de agosto de 2012

FUNÇÃO DUPLA MOTORISTA-COBRADOR É DISCUTIDA NA CÂMARA DE NATAL E DEVERIA SE REPETIR EM MIPIBU

A Câmara Municipal de Natal discutiu ontem em audiência Pública, a dupla função de motoristas de ônibus em Natal e bre um precedente para que o mesmo se repita em outras cidades, como pro exemplo em Mipibu.
ilustração


Em Natal, a audiência contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário do RN (Sintro-RN), além de trabalhadores e integrantes de movimentos sociais e trabalhistas, de acordo com o propositor da audiência, vereador Franklin Capistrano (PSB), existe um projeto de lei na capital, de Nº 1011/2009, que veda a dupla função do motorista dentro dos ônibus de Natal. No entanto, apesar de ter recebido parecer favorável da Comissão de Justiça e da Procuradoria da CMN, o projeto nunca chegou a ser discutido em plenário.

O presidente do Sintro-RN, Nastagnan Batista, se mostrou favorável à discussão do Projeto de Lei. “Precisamos discutir esse projeto de lei, para que tenhamos o amparo legal necessário para discutir a questão em outro patamar”, afirmou.

Em Mipibu não é diferente. Motoristas das empresas de transporte intermunicipal da cidade realizam as duas funções ao mesmo tempo, tornando seu trabalho mais estressante, cansativo e as viagens mais demoradas.

No caso da empresa Barros/Trampolim, por exemplo, devido as duas catracas, o motorista precisa sair da direção e se dirigir até a catraca traseira para desbloquear a roleta, como ocorre muitas vezes, ou mesmo esperar que os passageiros resolvam sozinhos o problema da não identificação dos cartões eletrônicos, que também é frequente.

Além disso, o ato de repassar troco, receber dinheiro, passar o cartão na máquina gera riscos para o motorista que também está ao volante e para os passageiros,

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...