Por Cláudio Oliveira/imagens ilustrativas
Por não recadastrar o tíltulo na revisão biométrica que durou todo o mês de março, 6.001 eleitores terão seus título cancelados. Foi anunciado para todo o mês de março o cadastramento biométrico para São José de Mipibu e mais três cidades do estado, sendo Mipibu o maior colégio eleitoral com 26.738 eleitores e a cidade com mais faltantes à revisão do título.
O eleitor com o título cancelado podem regularizar a situação até o dia 05 de maio no Fórum da Justiça eleitoral. Até esta mesma data é o prazo para aqueles que precisarem transferir ou emitir o título pela primeira vez. Estes devem se apresentar com cópia da carteira de identidade e do comprovante de residência.
A revisão eleitoral é uma forma de evitar que pessoas que não tenham ligação com um município apareçam no local apenas no dia da votação, o que, além de ser irregular, pode caracterizar crime eleitoral. Com o cadastramento Biométrico não há a possibilidade de uma pessoa votar por outra, tornando inviável a fraude ao procedimento de votação. Já que ao votar cada eleitor vai se identificar na urna eletrônica com suas expressões digitais.