quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Órgãos responsáveis já sabiam da 'Fossa a céu aberto' em Japecanga

Por Cláudio Oliveira/fotos blog Cons. Saúde
A 'fossa a céu aberto', como foi denunciada por um morador da comunidade de Japecanga e que estaria oferecendo risco à população da localidade Baixio, já era conhecida pelas autoridades e órgãos do município, mas a príncipio trata-se de uma lagoa de decantação, autorizada pelo IDEMA, órgão que fiscaliza agressões contra o meio ambiente e licencia aquelas que não provocam danos ao mesmo.

Em 2007 o conselho municpal de saúde visitou o local, fotografou, mas nada constatou de irregular. A costatação ficou baseada numa placa do IDEMA que está afixada ao local.

Em 2010, técnicos da secretaria municipal de meio ambiente também visitou o local e entendeu se tratar de uma lagoa de decantação, liberada pelo IDEMA, onde foram tomadas as medidas para não comprometer o solo, o lençol freático ou a saúde dos moradores.

Com as novas denúncias, uma equipe da secretaria voltou ao local, mas disse não constatar as irregularidades divulgadas na imprensa mipibuense e reafirmou que a lagoa está liberada pelo IDEMA, ainda com a placa do órgão, que está superior à secretaria de Meio ambiente. Mesmo assim, a secretaria se prontificou a entrar em contato com o órgão para garantir que não há riscos na localidade do Baixio.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...