sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Quase 90% dos mipibuenses já foram contados

Por Cláudio Oliveira/fonte IBGE

A contagem da população em São José de Mipibu está perto de ser concluída. Até esta sexta-feira (24) já foram contabilizados pelo IBGE 33.368 habitantes no município.  Segundo o coordenador de área do órgão, Jailson Filgueira, a contagem está dentro da normalidade. “De início ficamos meio apreensivos com algumas casas fechadas e moradores temendo receber os recenseadores por conta do medo da violência. Mas agora, com 87 por cento da população estimada já contabilizada, o trabalho flui normalmente”, explicou o cooredenador em reunião com a prefeita Norma Ferreira.


Faltam pouco mais de 6 mil moradores serem recenseados. A contagem está prevista para ir até outubro deste ano. No censo passado, segundo a prefeita Norma, um grande contingente da população deixou de ser recenseada, devido ao problema de um bandido perigoso solto na região, procurado pela polícia que impediu os entrevistadores do IBGE deixarem de ir às residências, temendo ser atacados.

Já cidades como Nísia Floresta confirmaram o aumento de sua população com um trabalho de contagem muito bem realizado no último censo, em 2007, saltando de 19.040 para 22.906. No entanto, lá a prefeitura municipal concedeu transporte para os recenseadores e até almoço para que o trabalho fosse realizado com a maior eficiência possível. Em Mipibu não houve esse apoio e a população saltou de 34.912 para 36.990. a expectativa é que neste censo, a população chegue a 38.404 mipibuenses.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...