segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vacinação antirábica ainda não acabou em Mipibu

Por Cláudio Oliveira
A Campanha antirábica em Mipibu vacinou, entre 03 de agosto e 18 de setembro, 2.578 cães e 541 gatos na Zona Urbana e 4.905 cães e 1.326 gatos na Zona Rural, totalizando  9.350 animais vacinados, efetivando uma cobertura territorial do município de 100%.
 
Mas a campanha ainda não acabou. Quem ainda não vacinou seus bichos tem até o dia 22 de outubro para imunizá-los pois, segundo o subcoordenador de Vigilância Ambiental da SMS, José Ricardo de Oliveira Filho, ainda há vacinas na Secretaria de saúde: "Pedimos aos donos de animais ainda não vacinados que procurem agendar a vacina dos mesmos, sendo o prazo máximo de 22 de outubro”, concluiu.

A vacina é a arma mais eficiente contra a raiva, que se caracteriza no animal com salivação além do normal, alterações de comportamento, paralisia dos músculos faciais, aversão à claridade, etc. O tratamento da doença deve ser realizado enquanto o doente (homem ou animal) ainda não apresentar os sintomas, pois assim que os sintomas se manifestam não existem mais chances de cura.

Devem ser imunizados animais saudáveis a partir dos dois meses de idade e não há restrição para gestantes e lactantes, porém, animais doentes só devem receber a vacina após a recuperação. A vacina é a principal medida de prevenir que a raiva chegue aos humanos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...