terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PARADAS PARA ÔNIBUS SÃO REORGANIZADAS NO CENTRO DE MIPIBU


As paradas de ônibus de São José de Mipibu começaram a ser redefinidas. A partir de hoje, os ônibus estão obedecendo às paradas determinadas pela secretaria de trânsito do município. Está proibido parar em outros locais que não sejam os previstos.
parada na Avenida Olavo Feliciano

No Centro da cidade só deve haver três paradas. A primeira em frente à praça do Espaço Turístico e Cultural, a outra em frente à unidade da Caern na Avenida Olavo Feliciano onde também poderá haver uma terceira parada próximo à sede da empresa Coco&Cia. O único problema é que ainda faltam paradas cobertas nestes dois últimos locais para abrigar os usuários do sol e da chuva.

Nem passageiros e nem ônibus poderão usar a esquina da Avenida Jaime Sales com a Vinte e Seis de Julho, próximo à prefeitura, como parada e nem o espaço da empresa Barros próximo ao cemitério. Tampouco qualquer parte do trajeto por onde os ônibus passam.

A medida, segundo funcionários das empresas de transporte foi determinada pela secretaria de transportes dentro do plano de reorganização do trânsito no centro de Mipibu. Aos sábados durante a feira livre outras medidas foram tomadas e controlam há um mês o volume de veículos e pessoas nas vias da cidade.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL LEVA BOMBEIROS ÀS BOATES DE NATAL


Em virtudo da tragédia na Boate Kiss em Santa Maria (RS) onde um incêndio vitimou mais de 230 pessoas, deixando feridas pelo menos outras 120 na madrugada de ontem, o corpo de bombeiros do RN incia nesta tarde uma série de vistorias nas boates de Natal.

Os bombeiros vão analisar os alvarás de funcionamento e se os equipamentos de segurança e proteção contra incêndio estão em funcionando. Vale salientar que em caso negativo e diante da repercussão do caso no Rio Grande do Sul, algumas podem ser interditadas, dependendo das condições que forem encontradas.

Em Santa Maria, um dos principais problemas que ocasionaram as mortes, segundo depoimentos de sobreviventes, foi a dificuldade para sair do local, visto que havia apenas uma porta de saída (que funcionava como entrada), sem sinalizadores e com extintores de incêncio que não funcionaram.

Nos outros municípios, as prefeituras que não dispõem do serviço imediato dos bombeiros, também deveriam realizar vistorias nas suas casas de shows. Em São José de Mipibu, por exemplo, a casa noturna mais frequentada no centro da cidade também não dispõe de saídas de emergências visíveis.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

CONTAS ATRASADAS OCASIONARAM CORTE DE ENERGIA EM SERVIÇOS PÚBLICOS DE MIPIBU

 

Sem energia no mercado público, no Centro de Atenção Psicossocial Manoel Amaro Freire (CAPSMAF) e em algumas comunidades que ficaram sem abastecimento dágua. Foi esta a situação vista em São José de Mipibu nesta quinta-feira (24).

A justificatica está nas dívidas, desta vez nas contas de energia elétrica que deixaram de ser pagas na administração passada e sem recursos suficientes, continuam em atraso nos 24 dias da administração atual.

Na manhã de ontem o fornecimento de energia foi cortado no mercado público municipal, gerando transtornos aos comerciantes que precisaram fazer gambiarras de pontos comerciais fora do mercado para amenizar os prejuizos. A situação foi resolvida após um acordo com a companhia de energia (Cosern).

O mesmo ocorreu no Centro de Atenção Psicossocial. De acordo com o diretor do centro, Alexandre Freire, após tomar conhecimento sobre o problema, o prefeito Arlindo Dantas encaminhou a situação ao setor responsável pelo pagamento e a situação foi resolvida. Na manhã de hoje, a COSERN religou a energia.

Na comunidade da Rocinha, o corte de energia paralisou o abastecimento dágua. Metade dos moradores entre Pau Brasil e Rocinha ficaram sem água por causa da falta de pagamento de contas de energia de pelo menos dois meses anteriores (novembro e dezembro).

Por esta mesma razão, quem reside no outro bairro Tancredo Neves, também sofreu com a falta dágua porque sem energia, as bombas no poço do Serviço Autônimo de Água e Esgostos (SAAE) não funcione.

Em todos os casos, a prefeitura providenciou a religação da energia e os serviços estão voltando a funcionar ainda nesta quarta-feira.

UFRN ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE MÚSICA EM MIPIBU


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas para o curso gratuito de educação musical em cinco cidades do estado, entre elas, São José de Mipibu.

O curso gratuito de 180 horas é destinado a professores da educação básica da rede pública de ensino com turmas disponíveis também em Natal, Parnamirim, Macaíba e Mossoró. As inscrições podem ser realizadas pelo site da universidade (click aqui) até o próximo dia 08 de fevereiro.

São destinadas 50 vagas e as aulas ocorrerão nos dias 15 de 16 de fevereiro; 01,02, 22 e 23 de março. Mais informações pelo e-mail educacaomusical.continuum@gmail.com

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

DESCONTO NA CONTA DE LUZ SERÁ MAIOR DO QUE O PREVISTO


 
A redução das contas de luz dos consumidores e das indústrias será maior do que o inicialmente previsto pelo governo. A diminuição será de 18% da tarifa paga pelos cidadãos brasileiros e de até 32% para as indústrias.

Em setembro, a presidente Dilma Rousseff havia prometido uma redução de 16,2% para residências e de até 28% para indústrias, mas o governo reviu as metas e decidiu ampliar o desconto e antecipar as benesses aos consumidores.

O plano de barateamento da energia é uma das principais bandeiras do governo Dilma. Com a medida, o governo espera reduzir os custos das empresas brasileiras, que ganham mais competitividade num momento em que a crise econômica internacional se agrava.

CONTROLADORIA IDENTIFICA MAL USO DE RECURSOS FEDERAIS EM MONTE ALEGRE

Monte Alegre

O município vizinho Monte Alegre é um dos que utilizaram mal os recursos do governo federal, de acordo com relatório da Controladoria Geral da União (CGU) publicado na última sexta-feira. Além dele, Ilho D'água dos Borges também se verificou o mesmo problema.

Os fiscais da CGU verificaram oferta de serviços de má qualidade, postos do programa saúde da família sem estrutura adequada com descontrole de medicamentos, merenda não distribuída nas escolas mesmo com o dinheiro repassado, além de desatualização nos cadastros do programa Bolsa Família.

Neste último a controladoria identificou ainda que há alunos não localizados e com baixa frequência escolar, falta de carteiras de vacinação e beneficiários com renda acima do aceitável para ser beneficiado pelo programa. Estes são critérios fundamentais para  ser incluído no programa.

No Rio Grande do Norte dois municípios foram investigados em agosto passado pela CGU, dentre 24 cidades do país. As cidades são escolhidas por sorteio.
Olho Dágua dos Borges
O outro município potiguar foi Olho Dágua dos Borges, onde não havia controle no estoque de medicamentos e um sobrepreço de mais de R$ 200 mil na construção de cisternas de abastecimento dágua. Também verificou-se irregularidades em licitações e superfaturamento de mais de R$ 100 mil em serviços pagos e não realizados. Falhas no Bolsa família e utilização de veículos impróprios para transporte de estudantes foi outro problema.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PEDESTRES PREFEREM SE ARRISCAR NA PISTA DO QUE USAR PASSARELA



Os pedestres de São José de Mipibu preferem encurtar o caminho, e desconsiderando a passarela que foi construída nas imediações do terminal rodoviário continuam arriscando a vida para atravessar as pistas da BR 101 duplicada. A principal justificativa é que, como a BR é triplo do percurso da travessia normal, é mais rápido atravessar por baixo.

A passarela foi uma solicitação da população e a única construída nos três quilômetros de trecho urbano por onde a BR duplicada passa. Não adiantou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ter instalado na semana passada as grades de contenção para evitar a travessia de pessoas embaixo da passarela.

Dados de entidades ligadas à segurança no trânsito citam que até 60% dos atropelamentos na estrada acontecem a menos de 300 metros de uma passarela. Eles apontam ainda a ausência de equipamentos de segurança entre as pistas, mas não é o caso de Mipibu e falta de hábito da população residente nas proximidades das vias de utilizar as passagens aéreas. Vale salientar que em caso de atropelamento, o motorista pode alegar que foi suicídio por parte do pedestre caso o acidente ocorra há até 100 metros de distância da passarela.

GESTORES DE ESCOLAS RECEBEM MÉRITO PELOS RESULTADOS ALCANÇADOS

divulgação
Os gestores de algumas escolas de São José de Mipibu foram homenageados pela secretaria municipal de educação em virtude dos resultados obtidos em alguns aspectos, através do trabalho desenvolvido com toda a equipe no ano passado. As homenagem ocorreu em reunião com a Secretária municipal de Educação Lúcia Martins, ocasião que marcou a abertura do ano letivo 2013.

Entre os os homenageados estão Adriana Matias e Fátima Silva da Escola Municipal Josefa Generosa de Melo e CEMEI Professor Mário Alexandre  pela pontualidade; Rondinele Rangel, Maria das Neves e Aparecida da Escola Municipal Maria Mirtes da Silva, Escola Municipal Eusa de Melo Palhano e Escola Municipal Marcina Galvão pela entrega em tempo hábil de documentação na secretaria; Mário Alexandre e Cristina da Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo pela aprovação do maior número de alunos no IFRN e Rosemeire Mafra e Jocélia Maria da Escola Municipal Maria Salete de Lima que alcançou o maior média no último IDEB.

Durante o encontro, a secretária também sorteou brindes para os gestores presentes e firmou com eles a  parceria entre para a realização de um trabalho conjunto, objetivando o crescimento e um melhor desempenho na educação no município.

sábado, 19 de janeiro de 2013

NÍSIA FLORESTA VAI SEDIAR LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE EM SEUS 50 ANOS

Igreja Matriz de Nísia Floresta receberá cupula da Igreja Católica

Entre os dias 14 e 15 de fevereiro, o município de Nísia Floresta vai sediar o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013 (CF). Hà 50 anos foi lá, na comunidade de Timbó que tudo começou.
Para dar os encaminhamentos finais da programação festiva, padres da Arquidiocese, lideranças religiosas e civis reuniram-se nesta semana no município para fiscutir os detalhes. A programação começa no dia 14 de fevereiro, às 14h, com a acolhida ao núncio apostólico do Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, e a comitiva de bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB.

Às 14h30, acontecerá uma coletiva de imprensa, seguida da celebração da santa missa, às 15 horas. Às 16h, será realizada a reabertura da casa das irmãs missionárias de Jesus Crucificado, incentivadoras do surgimento da Campanha da Fraternidade. Em seguida, haverá a visita ao túmulo da poetisa Nisia Floresta.

Às 17h, a comitiva segue para a comunidade de Timbó, onde haverá homenagens, visita a capela de São Gonçalo (padroeiro da comunidade), apresentação sobre o nascimento da CF em versos, oração do ângelus, benção do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e descerramento da placa alusiva aos 50 anos da campanha. No encerramento da programação em Nísia Floresta, às 19h,  acontecerá um show religioso.

OS R$ 748 MIL DE FPM NÃO CAÍRAM NA CONTA DE MIPIBU

O prefeito Arlindo Dantas não teve sorte com a primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) da sua gestão. São José de Mipibu é um dos 32 municípios potiguares que não receberam a primeira parcela do Fundo no último dia 10 de janeiro. O município deveria ter recebido R$ 748 mil.

A razão é a dívida milionária que o município acumula. Como os débitos envolvem dívidas com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e/ou com a Receita Federal, o Governo Federal debita os valores que seriam depositados na conta do município. Com isso, o saldo foi zero.

No Rio Grande do Norte outras 31 Prefeituras sem ter crédito na primeira parcela: Assu, Alto do Rodrigues, Areia Branca, Caicó, Carnaubais, Ceará-Mirim, Currais Novos, Parnamirim, Extremoz, Governador Dix-Sept Rosado,Guamaré,Ielmo Marinho, Jucurutu, Lagoa Nova, Luís Gomes, Maxaranguape, Mossoró, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parelhas, Rio do Fogo, Pedro Avelino, Pedro Velho, Pendências, Porto do Mangue, Pureza, Tibau, Santo Antônio,
São Miguel do Gostoso, Taipu e Tangará.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

SECRETÁRIA VAI SE REUNIR COM ESTUDANTES PARA TRATAR SOBRE ÔNIBUS UNIVERSITÁRIO

Uma comitiva formada pelos estudantes universitários Jaciara Soares, Jean Dantas e Werlley Santos  será recebida pela secretária municipal de educação de Mipibu Lúcia Martins na próxima terça-feira, 22, para tratar sobre os ônibus que transportam os universitários para a capital.
Jaciara Soares, Jean Dantas e Werlley Santos
Nos últimos anos, a irregularidade do transporte, somada à problemas técnicos que muitas vezes deixava os estudantes sem transporte foi um grande obstáculos para os alunos que precisam se deslocar todos os dias para as faculdade, cursinhos e universidades de Natal.

O encontro ocorrerá na secretaria de educação do município, mediada pelo vereador Jota Veras. Outros estudante podem compor a comissão. A estudante Jaciara Soares convida os interessados a postarem nome e instituição no grupo #acordamipibu criado na rede social facebook.

"O ideal seria um representante de cada instituição o que infelizmente não conseguimos nem para o protesto que houve no ano passado, sendo assim está aberto a todos, mas sabendo que teremos deveres a cumprir e principalmente voz para exigir nossos direitos! Serão 8 membros", avisou na rede social.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PREFEITA CAMILA DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA DO LIXO EM NÍSIA

Se em São José de Mipibu foi uma divida milionária, em Nísia Floresta foi o lixo que levou a prefeita de Camila Maciel Ferreira, a decretar hoje estado de emergência. O município estaria enfrentando dificuldades  no âmbito da limpeza pública.
cidade está limpa, sujeira estaria nas praias da cidade (foto Larisse de Sousa/Intertv Cabugi)

Uma das justificativas para a medida foi o aumento no fluxo de pessoas na várias praias que são destino de natalenses e turistas durante o verão. A  produção de lixo no litoral também aumentou e com o acúmulo de lixo, a prefeita diz no decreto que quer evitar um surto epidêmico em virtude do insuportável e generalizado acumulo de toneladas de lixo que aterram as vias públicas contribuindo para proliferação de insetos nocivos a saúde dos munícipes.

O decreto terá duração de 60 dias e no mesmo documento a prefeita já autoriza a contratação de empresa de limpeza pública sem licitação.

EX-PREFEITA NORMA SE DEFENDE E DIZ QUE DÍVIDA MILIONÁRIA JÁ ESTÁ PARCELADA

Norma quebrou o silêncio ( reprodução)
 Demorou, mas a ex-prefeita Norma Ferreira quebrou o silêncio e se pronunciou sobre as acusações de ter deixado os professores sem salários em dezembro, além de uma dívida de R$ 25 milhões. Ela enviou uma nota de esclarecimento ao blog Carlos Silva.

Em suas explicaçoes Norma diz que  há anos os recursos do Fundeb não eram suficientes para pagar a folha da educação e, por isso, no último mês de gestão ficou impossibilitada de alocar recursos de outras fontes, deixando os professores sem seus vencimentos. Segundo conta, a Prefeitura necessitaria de R$ 2.891.715,19, em dezembro quando recebeu pelo Fundeb, apenas o valor de R$ 1.539.185,43. "Desta forma então, não foi possível alocar mais recursos próprios para o cumprimento do pagamento dos professores relativo ao mês de dezembro"m escreveu na nota.

Ela confirmou que a dívida de R$ 25 milhões que levou o prefeito Arlindo Dantas a decretar estado de emergência existe, mas que 93,5% deste valor está parcelada para os próximos 20 anos. sem ter divulgado isto nos seus oito anos de mandato, Norma diz agora que a culpa é das adminsitrações passadas. "Grande parte dela (dívida) não foi criada ou concebida pela administração 'Norma Ferreira' e sim pelas que antecederam ao meu governo. São credores dessa dívida o INSS, a COSERN, os Precatórios Trabalhistas e o FGTS, que juntos somam R$ 23.394.085,77", revelou por meio da nota.

A ex-prefeita proveitou para alfinetar o atual prefeito em suas gestões passadas, criticando-o por decretar estado de emergência. A ex-prefeita não deixou claro se o município está em boas condições financeiras e nem apontou soluções, caso esteja com sérios problemas em caixa.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PREFEITURAS RECEBEM 1º COTA DO FPM. PARA MIPIBU - R$ 748 mil

As prefeituras já receberam nas contas municipais o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2013. Em São José de Mipibu foram inseridos R$ 748.210,97 neste primeiro repasse do ano.

Cabe ao prefeito definir suas prioridades para destinar estes primeiros recursos que chegam. No decêndio está descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). De acordo com os cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), este repasse apresenta um crescimento de 15,9%, em termos reais, em comparação com o primeiro decêndio de janeiro do ano passado.

Apesar deste resultado, a CNM explica que o crescimento se deve ao repasse reduzido do início do ano anterior – 2012. O primeiro repasse do FPM em 2013 não alcançou, por exemplo, o de 2011, quando houve um bom desempenho do Fundo: R$ 2,811 bilhões.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

PADRE FÁBIO DE MELO E DUNGA DA CANÇÃO NOVA FARÃO PALESTRAS EM NATAL


O cantor e compositor, Padre Fábio de Melo; e o missionário da Comunidade Canção Nova, Dunga, participarão como palestrantes, assim como o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha e outros convidados, do Seminário comemorativo aos 50 anos da Campanha da Fraternidade - CF.

O evento vai ocorrer no próximo dia 15 de fevereiro no Centro de Convenções, localizado na Via Costeira de Natal. A Arquidiocese de Natal já disponibilizou a venda dos ingressos para o Seminário ao preço de R$ 30,00 e pode ser adquirido na Livraria Paulinas, no centro de Natal. No entanto, a coordenação do evento informou que o valor é promocional e vale somente até 31 de janeiro e dá direito ao almoço.

Durante o Seminário, também acontecerá o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, com a presença da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB; do Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello; e dos bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB.

Em preparação à comemoração dos 50 anos da Campanha da Fraternidade, a Arquidiocese também confeccionou camisetas, nas cores brancas e pretas. A camiseta, no valor de R$ 20,00, pode ser adquirida na sala da CF, localizada no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 13 horas.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

SARGENTO DUDU DESPONTA COMO PRINCIPAL NOME DA OPOSIÇÃO NA CÂMARA DE MIPIBU

Sargento Dudu assume oposição ao prefeito Arlindo Dantas
O discurso do presidente da Câmara de Mipibu, Figueiredo Varela (PMDB) durante sua posse em que pediu aos colegas vereadores para não haver oposição parece que não fará muito sentido, pelo menos não para o vereador Eduardo Simplício (PT). Ele já se assumiu como vereador da oposição e externou os primeiros sinais de sua insatisfação com o novo governo municipal.

"Funconários demitidos, me indigna muito a perseguição eleitoral, mesmo estando em pleno século XXI. Serei sim oposição, mas não ao povo de Mipibu. O que vier para câmara que seja do anseio da população mipibuense irei apoiar, caso contrário não irei compactuar com os demais", declara o vereador que antes de se eleger se mostrava claramente insatisfeito com as deficiências da gestão da ex-prefeita Norma Ferreira, mas filiou-se a um partido de sua base aliada.

Eleito para o primeiro mandato, Dudu já se declarou contra a demissão de um funcionário que trabalhava em cargo de comissão há 16 anos à frente da distribuição da água em Larajeiras dos Cosmes, onde reside. Ele critica ainda o calendário da Câmara. "Infelizmente este calendário da câmara não é tão proprício a população, quando sem nem assumir, já coloca os vereadores em recesso", reclama.

Na Câmara também estão em partidos que fizeram oposição à Arlindo Dantas (PMDB) durante a campanha os vereadores Alexandre Eloi e Joelmo Teles, ambos do PSD, além de Cida do Paredão (PP).

MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGARÁ EX-PREFEITA PELO NÃO PAGAMENTO DOS PROFESSORES

Promotora Heliana Germano vai abrir inquérito contra Norma

O salário atrasado dos professores no mês de dezembro levaram a promotora do Ministério Público em Mipibu Heliana Lucena Germano a abrir um inquérito civil público para investigar a ex-prefeita da cidade Norma Ferreira. Se as acusações se confirmarem, Norma será denunciada por crime de improbidade administrativa.

O novo prefeito de São José do Mipibu Arlindo Dantas e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação já foram convovcados pela promotora para uma reunião que ocorrerá nesta tarde, na sede da Promotoria. Em entrevista ao blog recentemente, o presidente do sindicato Joaquim Tomé disse que a promotora já havia sinalizado para pedir o bloqueio de contas do município para que os pagamentos fossem realizados.

 O secretários municipal de Administração e o controlador do Município também foi convocado para apresentar cópia dos extratos bancários das contas municipais, da Lei Orçamentária Municipal de 2013 e proposta de pagamento dos salários dos professores em atraso, com vistas à celebração de Termo de Ajustamento de Conduta para cumprimento da obrigação.

Esta não é a primeira ação de improbidade administrativa contra Norma investigada pelo Ministério Público Estadual. Em agosto passado, a então prefeita começou a ser investigada sobre suposto crime de improbidade administrativa motivado por compensação previdenciária indevida, ou seja, servidores tiveram seus salários descontados indevidamente. (Leia aqui)

*Com informações da Tribuna do Norte

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

ESTUDANTES PODEM SE REESCREVER EM UNIVERSIDADES PELO SISU

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a uma vaga nas universidades e institutos federais podem se reescrever até a próxima sexta-feira, caso não tenham alcançado a nota de corte.

Desde a madrugada desta terça-feira (8) os candidatos já podem consultar a nota de corte para os cursos oferecidos no site do Sisu. É como se fosse uma banca de apostas. Os interessados em determinado curso inserem no sistema a nota que tiraram no Enem. Se um curso tem 50 vagas, os estudantes que tiveram as melhores 50 notas conseguirão as vagas. A nota de corte será a nota mais baixa desse grupo de alunos.

No entanto até sexta-feira próxima é possível mudar de opção mesmo que se tenha alcançado essa nota de corte que é uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. Se um estudante com melhor nota entrar no sistema, tira a vaga de quem estiver logo atrás. Só no fim do processo, no dia 14, os estudantes serão chamados para matrícula nas universidades.

Na madrugada desta quinta-feira, uma nova atualização do sistema apresentará nova nota de corte nos cursos. No Rio Grande do Norte estão disponíveis 2.785 vagas, divididas entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1.395 vagas), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1.190 vagas) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (200 vagas).  Em todo o país são 129.319 vagas no ensino superior em 3.752 cursos de 101 instituições.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

PROFESSORES MIPIBUENSES PODEM LEVAR PAGAMENTOS ATRASADOS À JUSTIÇA

O salário dos professores que não foi pago pela gestão anterior podem gerar agora um novo problema para o prefeito Arlindo Dantas. Sem receber seus vencimentos e sabendo que o município não tem recursos para pagar, os professores aguardam uma resposta positiva do Executivo para não judicializar a questão.

O anúncio foi feito ao blog pelo presidente do Nucleo Sindical da categoria Joaquim Tomé. "Sabemos que o prefeito está sem dinheiro em caixa, mas os professores precisam pagar suas contas. Algo precisa ser feito. A promotora já sinalizou que poderá pedir o bloqueio das contas da prefeitura", disse.

Na última reunião ocorrida hoje entre o sindicato e o Ececutivo o sindicato sugeriu que o prefeito antecipasse o pagamento de janeiro e  negociasse o de dezembro ao longo do ano dentro de uma proposta boa para a cateforia e para o município, mas nada se definiu.  "Amanhã a tarde vamos passar as informações para a categoria, mas antes vamos sentar mais uma bez com o Executivo e ouvir a promotora também", avisa Joaquim.

Se a categoria juficializar a questão e as contas forem bloqueadas, qualquer recurso que entrar em caixa só poderá ser destinado para pagar a folha dos professores num total de R$ 1,100 milhão, que não foi paga em dezembro, quando Norma Ferreira ainda era a prefeita da cidade. "Não é culpa dessa gestão, mas a gente não pode esperar. As contas vencem. O prejuízo é total", relata o presidente do sindicato.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

ESTUDANTES DE MIPIBU COMEMORAM APROVAÇÃO NO VESTIBULAR UFRN

No último vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estudantes mipibuenses mais uma vez comemoram a aprovação em diferentes áreas. O município já tem grandes profissionais formados pela universidade e nos últimos anos tem emplacado novos alunos na segunda melhor federal do Nordeste. Hoje foi um dia festivo para os aprovados, confira alguns:

Hildita Haab - Ciências Sociais
Jarbson Batista - Economia
Rafael Lucas - Direito
Renata Santos - Quimica
Hellen Tais - Farmácia
Bruno Miranda - Turismo
Douglas Raí - História
A divulgação do resultado ocorreu no final desta manhã. Foram oferecidas 3.015 vagas nos cursos de graduação distribuídas em diferentes áreas e campus da universidade. Essa foi a última edição do vestibular da UFRN, já que a partir do próximo ano o ingresso será por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

COM DÍVIDA HERDADA DE R$ 25 MILHÕES PREFEITO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM MIPIBU

Arlindo Dantas decretou hoje Situação de Emergência em São José de Mipibu após ter conhecimento de uma dívida deixada pela gestão anterior que gira em torno de R$ 25 milhões.

A Situação de Emergência deve durar 90 dias e será acompanhada de algumas providências para contenção de despesas.

No decreto, Dantas alega que não foram pagos os salários dos professores da rede municipal de ensino e outros servidores e nem dixados recursos suficientes para cumprir com o pagamento da folha.

Além disso, despesas com energia elétrica, previdência social, abastecimento d'água, fornecedores e outros somam R$ 25 milhões, com apenas dez por cento desse valor em caixa.

Com o decreto de emergência, por 90 dias estão suspensos os pagamentos das dívidas municipais para que a secretaria de adminsitração tome as devidas providências de planejamento.

RESULTADO DO VESTIBULAR UFRN SERÁ DIVULGADO NESTA MANHÃ


A comperve divulga às 10 h de hoje, 3 de janeiro, a lista dos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que a partir do próximo certame adotará o Enem como único sistema para ingresso nos seus cursos.

O anúncio do resultado do vestibular começará será feito de forma simultânea pela TVU e pela Universitária FM.

Meia hora antes, a TVU vai apresentar um programa especial, em parceria com a Comperve, para marcar a despedida do vestibular. A reitora Ângela Paiva vai ler os primeiros colocados por área e, em seguida, começa a leitura dos nomes dos mais de 3 mil aprovados.

*Com informações do NOVO JORNAL

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

FIGUEIREDO É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DE MIPIBU PEDINDO PARA NÃO HAVER OPOSIÇÃO



Como já era esperado, Figueiredo Varela foi eleito presidente da Câmara Municipal de São José de Mipibu. E mais: com a unanimidade dos votos.

Empossado, o novo presidente do legislativo mipibuense pediu aos colegas para que essa legislatura esquecesse os desentendimentos partidários e trabalhasse unida pelo desenvolvimento da cidade.

''Peço para que esqueçam de oposição ou situação e vamos nos unir para trabalhar em favor de São José de Mipibu junto com o prefeito Arlindo Dantas'', discursou rapidamente.


Figueiredo vai presidir a Câmara acompanhado somente por mulheres na Mesa Diretora. A vereadora novata Magna Barreto é a vice-presidente, a veterana Simone é a primeira secretária e Cida é a segunda secretária.

A eleição de Figueiredo a presidência da Câmara teve a ''benção'' do prefeito Arlindo Dantas, que acompanhou a eleição após ser empossado. A sessão de votação ocorreu na Câmara minutos depois da cerimônia de posse do prefeito, da vice Fernanda Moraes e dos vereadores.

ARLINDO DANTAS É EMPOSSADO PREGANDO UNIÃO COM VEREADORES

 Foto Amauri Freire
Arlindo Dantas e Fernanda Moares

A Câmara Municipal de São José de Mipibu será, ao que tudo indica, a extensão da gestão Arlindo Dantas. O prefeito, empossado ontem, disse em seu discurso de posse que sua gestão será marcada pela união com os vereadores.

''A união da Câmara com o prefeito vai dar respaldo à população. Estamos chegando para trabalhar'', declarou. Arlindo disse ainda que sua equipe foi escolhida pela capacitação profissional. ''Foi escolhida a dedo e esperamos juntos encontrar as soluções para os graves problemas que afetam nossa cidade'', enfatizou.
 Foto Amauri Freire

O prefeito também declarou que a educação municipal, que estará nas mãos da professora Lúcia Martins, buscará resgatar alunos mipibuenses que migraram para escolas de municípios vizinhos. Na saúde, que será administrada por Alexandre Dantas, Arlindo promete uma revolução. ''Vamos fazer uma revolução na saúde e temos ideias para isso. Nossa equipe vai buscar recursos necessários e criaremos um grande centro de diagnóstico e especialidades médicas''.

Na área de emprego e renda, o novo prefeito disse que buscará incentivos ficais para atrair empresas e indústrias dando prosseguimento a um trabalho iniciado na sua gestão que terminou em 2004, mas que estagnou nos últimos oito anos. Nessa área, a expectativa é que deva entrar em ação a experiência do empresário mipibuense e diretor da Fiern aliado de Arlindo, Ednaldo Barreto. O prefeito disse que para executar seus projetos conta com os vereadores.

Mas o que surpreendeu as centenas de pessoas que assistiam a posse tanto na Câmara com na área externa onde um telão exibia todo o evento, foi o anúncio de uma dívida de mais de R$ 1 milhão na folha de pessoal deixada pela prefeita Norma Ferreira. Em caixa, segundo relatou, há apenas R$ 25 mil. No discurso, o prefeito disse ainda que somadas as dívidas em outras áreas, o ''rombo'' chega a R$ 15 milhões. ''Pedimos paciência aos que querem resultados imediatos, masjá preparamos um projeto para enviar aos veredores buscando soluções para sair dessa crise financeira'', argumentou Arlindo Dantas.

EM MISSA E CERIMÔNIA NA CÂMARA PREFEITO E VEREADORES TOMAM POSSE EM MIPIBU


O novo prefeito de São José de Mipibu, sua vice, Fernanda Moraes e os treze vereadores eleitos no pleito de 2012 foram empossados ontem para um mandato de quatro anos.
 Foto Amauri Freire

A posse começou com uma missa realizada pelo padre Matias na Igreja Matriz. Na ocasião o padre falou, durante a homilia, o que possivelmente todos os mipibuenses gostariam de dizer aos novos eleitos. ''São José precisa urgentemente de uma boa gestão. Vai ser difícil pelas questões históricas e culturais, mas o gestor que trabalhar política como se fazia há quarenta anos atrás está fadado ao fracasso'', disse o padre.
  Foto Amauri Freire

Diante dos novos líderes políticos da cidade, o padre os aconselhou a trabalhar sem olhar pelo retrovisor, ou seja, sem focar o trabalho lembrando a todo o momento o que não foi realizado pela gestão anterior. ''Quem baseia o seu trabalho olhando pelo retrovisor, já começa atrasado. Quais projetos vocês têm para o desenvolvimento de São José de Mipibu? Vocês têm uma grande responsabilidade com o povo que lhes elegeu'', reforçou.
 Foto Amauri Freire


Vereadores, prefeito e vice, participaram da missa e da cerimônia de posse, acompanhados pelos familiares. A presença de filhos, pais, esposos e esposas era uma constante. Os deputados Fábio Dantas e Hermano Moraes participaram do evento.
  Foto Amauri Freire

Após a missa, Arlindo Dantas foi empossado com a vice Fernanda Moraes em cerimônia na Câmara, onde também ocorreu a votação para a presidência do legislativo referente ao biênio 2013-2014. São vereadores de Mipibu os novatos Alexandre Eloi (PSD), Jota Veras (PRB), Eduardo Simplício - sgt Dudu (PT), Janiel Lima (DEM), Magna Barreto (PR), Janete Rodrigues (DEM) Maria Aparecida - Cida do Paredão(PP), Verônica Senra (PMDB), Márcio Freire (PHS), Joelmo Teles (PSD), além dos veteranos Jean Nerino (PSB), Carla Simone (PSD) e Figueiredo Varela (PMDB) que retorna à Câmara.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

TV PONTA NEGRA FILMA EM MIPIBU SITUAÇÃO DO LIXO QUE SE ACUMULA NAS RUAS


Uma equipe da TV Ponta Negra esteve hoje em São José de Mipibu para conferir a sujeira deixada nas ruas pela administração da prefeita Norma Ferreira. Uma cidade suja será entregue hoje ao prefeito eleito Arlindo Dantas que será empossado no final desta tarde.

 

A equipe percorreu algumas ruas da cidade e ouviu moradores sobre a situação do lixo, que por sinal estava mais crítica há uma semana. Na ocasião garis limpavam as ruas do centro, mas bastava seguir para as ruas mais próximas que se conferia como o lixo se acumulou e a coleta não foi realizada pela empresa contratada, a TCL.


A reportagem tentou ouvir o prefeito eleito, mas ele cumpria um compromisso fora da cidade. Em seu lugar o futuro secretário de saúde, Alexandre Dantas, declarou que uma ação de emergência será realizada com a contratação de garis temporários, até que se faça nova licitação para a contratação de uma nova empresa de limpeza urbana.
 

A TCL ainda está com o contrato vigente durante este semestre, mas a nova gestão pretende cancelar porque a empresa não cumpriu com sua função contratual. Segundo Alexandre, até carros e garis da prefeitura estavam sendo utilizados para a coleta deficiente, quando a empresa é que deveria contratar funcionários e somar com os garis efetivos. Até um carrro utilizado para transportar alimentos do programa Compra Direta, foi utilizado para carrehar lixo.

A reportagem vai ao ar a partir das 13h20 pelo telejornal Jornal do Dia, na TV Ponta Negra, afiliada potiguar do SBT.

CINCO MINUTOS DE FOGOS E MISSA RECEBERAM 2013 EM MIPIBU


Cinco minutos de fogos. Foi o máximo que a paróquia de Mipibu conseguiu fazendo uma cota com os vereadores para o réveillon da cidade não passar em branco. O padre Matias ao iniciar a primeira missa do ano, agradeceu aos vereadores diplomados Márcio Freire, Jean Nerino, Figueiredo, Cida e Eloi, além do empresário Daniel Ferreira, filho da prefeita Norma Ferreira.


Fogos pontuais promovidos por particulares também foram vistos em outras partes da cidade, mas sem grande intensidade. O centro da cidade, porém não esteve tão movimentado como em anos anteriores. Nos sábados de feira a movimentação é maior. Além dos fogos, a primeira missa do ano também marcou a chegada de 2013 nas terras dos Mopebus.

 

No sermão o padre disse que a cidade precisa urgentemente ser bem administrada, numa alusão ao final da gestão da prefeita Norma Ferreira, avaliado negativamente pela população. "A cidade precisa de uma boa gestão para que seu povo recupere a auto-estima", disse o padre Matias, convidando todos à paz e a serem mais exigentes e conscientes, no que tange aos direitos de cidadãos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...