Por Informativo Força Jovem/foto: Divulgação Hoje é 16 de outubro, dia da emancipação Política de São José de Mipibu, localizada a 37 Km de Natal. Já são 164 anos emancipada. Está entre os 10 municípios mais populosos do estado e é integrante da Grande Natal (mesmo sem infraestrutura e desenvimento que a justifique como área metropolitana). Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal realiza eventos visando beneficiar a ~população: Inauguração de academias públicas e equipamentos para o Centro de Reabilitação educacional. Hoje acontece missa, hasteamento da bandeira, shows e apresentações culturais.
Mas nada na cidade, além de uma faixa na prefeitura, lembrava, hoje cedo, a tão festiva data. No carnaval a cidade se enfeita, no São João também, no Natal do mesmo jeito e até durante a Copa do mundo, mas no aniversário da cidade, não. Será que não há o que se comemorar?
Hoje à noite as pessoas devem se fazer presente para curtir shows. Que bom! As pessoas precisam de diversão. Mas também precisam de saúde, emprego, segurança, educação e outros quesitos que constroem a sociedade.
Infelizmente, por duas semanas seguidas, Mipibu foi notícia no estado devido à assassinatos ocorridos impunemente. A insegurança amedronta moradores, apesar de ainda não ser uma cidade tão violenta.
Nesta semana o município voltou a ser notícia na mídia estadual. O Hospital Regional está um caos e pode ser fechado. Bom, pelo menos comemora-se 61 anos da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância-APAMI, que tem lá suas dificuldades ...
Muitos mipibuenses estão se formando profissionalmente nas mais diferentes áreas, mas a cidade não oferece estrutura e oportunidade para atuarem. É grande o número de pessoas que utilizam todos os dias os transportes intermunicipais (superlotados, desconfortáveis, com horários incertos e por um preço considerado por muitos como 'absurdo': R$ 4,50 pelos 37 Km até Natal enquanto se vai da Zona Norte à Sul da capital pagando-se R$ 2,00) para trabalhar, pois em Mipibu não há emprego. Mas eles se sentem privilegiados, pois centenas de outros estão à procura de emprego deixando currículos e buscando concurso em outras cidades.
Não, não há só o que se reclamar. Também há o que se comemorar: As pessoas. O mipibuense é um povo que tem garra, como os primeiros habitantes desta terra: índios Mopebus. Com tantas dificuldades, ainda conseguem sorrir e buscar um futuro melhor. Por seus habitantes, Parabéns São José de Mipibu pelos 164 anos de luta e não de liberdade política, uma vez que, às vezes se tem a impressão de que tudo gira em torno de grupos políticos aos quais as pessoas estão submetidas .
Ah, se você leitor puder mostrar outros grandes motivos 'CONCRETOS' a se comemorar, por favor deixe um comentário para esta postagem, mas, por favor, assine.