Por Cláudio Oliveira/fotos reprodução
O museu do vaqueiro localizado na estrada da lagoa d o Bom Fim, onde também funciona o Forró da Lua, é o primeiro e único museu de Mipibu, além de ser um dos únicos do gênero. O espaço, administrado pelo seu criador, Marcos Lopes, valoriza a figura do vaqueiro com peças que fazem parte do dia-a-dia do vaqueiro. Diversos vaqueiros de várias regiões do Nordeste, principalmente do Rio Grande do Norte também são mostrados lá.
No entanto, o atrativo espaço, que é decorado exatamente de acordo com o cenário do interior, é muito pouco visitado pelos mipibuenses. Segundo marcos Lopes, nenhuma escola da cidade visitou o museu: “Já estiveram aqui escolas de Parnamirim, natal, Nísia Floresta, mas de São José, não.”
A falta de divulgação pode ser um dos motivos, mas também parece não haver reconhecimento do poder público local. Quem visita o museu, participa de uma verdadeira aula da história do nordeste brasileiro, uma excelente opção para estudantes conhecerem e aprenderem a valorizar as origens nordestinas.
Como não há uma equipe ou funcionários no museu, todas as visitas devem ser agendadas, inclusive as excursões escolares, já que o próprio Marcos é quem explica cada peça e cada fato apresentado lá. A visitação é gratuita.
Leia mais: