terça-feira, 16 de novembro de 2010

Consumidores devem se recadastrar para manter tarifa social de energia

Por Cláudio Oliveira
Os consumidores de baixa renda beneficiados pela Tarifa Social de Energia Elétrica devem ficar atentos ao prazo de trecadastramento para continuar desfrutando do desconto na conta. Com uma nova regulamentação, os usuários perderão o benefício se não estiverem cadastrados na Cosern a partir de 1º de dezembro.

Além disso, perdem o direito de participar dos projetos de eficiência energética, como a doação de geladeiras e lâmpadas, só podendo voltar a ter direito após o cadastramento e aprovação da Agência Nacional de Energia Elética (Aneel). Atualmente, a Tarifa Social concede até 65% de desconto na conta de energia e abrange quase metade dos usuários potiguares, cerca de 450 mil pessoas.

Para recadastrar, deve-se ligar para o 116 ou ir a um dos postos de atendimento da COSERN, informando o Número de Identificação Social-NIS. Todos os beneficiados pelo Bolsa família têm esse número. Os que não o tiverem devem procurar a secretaria do Bolsa Família para se cadastrar e depois procurar a COSERN. Pelas novas regras, o principal critério para o programa não é mais quanto o cliente gasta, mas sim a renda.

Com descontos, a Tarifa Social representa um alívio importante para muitos consumidores, isto porque, um cliente que consome até 30 kWh de energia por mês em sua residência, paga uma conta de apenas R$ 3,99 na Tarifa Social (38,73% do valor da conta normal). Se perder o benefício, a conta sobe para R$ 10,30.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...