quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MIPIBU E MONTE ALEGRE FORAM AS QUE MENOS REDUZIRAM ANALFABETISMO NA GRANDE NATAL

Por Cláudio Oliveira/imagem reprodução
São José de Mipibu tem uma taxa de 24,5% em analfabetismo, o que equivale a cerca de 9 mil mipibuenses que não sabem ler nem escrever, ficando a frente apenas de Monte Alegre (28,9%) entre os municípios da Grande Natal. Os dados são do Censo-2010 do IBGE e referem-se ao período de 2000 a 2010, divulgados hoje. Esse resultado deixa Mipibu abaixo da média estadual, que ficou em 27,2% (passando de 25,4% em 2000 para 18,5% no ano passado).
Parnamirim é o município com a menor taxa de analfabetismo com apenas 8% de sua população sem saber ler e escrever. A redução foi de 42% (caiu de 13,8% para 8,0%). A segunda menor taxa é a de Natal (8,3%) e a maior em todo o estado é a de João Dias (38,9%), município do Oeste Potiguar que também tem a maior taxa de extrema pobreza do RN.

Os motivos identificados para a dificuldade em reduzir o analfabetismo são as dificuldades que os municípios têm para alfabetizar a população de faixa etária mais elevada.

Em Parnamirim, o esforço feito nos últimos dois anos pela prefeitura local alfabetizou 8 mil crianças, entre 2009 e 2010, através do EJA (Educação de Jovens e Adultos) criado especificamente com esta finalidade. Vale salientar que nos últimos cinco anos em Mipibu era perceptível o aumento de programas de educação de jovens e adultos. Havia bairros onde teoricamente funcionavam até 06 turmas, cada uma com 20 alunos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...