quarta-feira, 31 de outubro de 2012

EQUIPE DE TRANSIÇÃO PARA GOVERNO ARLINDO DANTAS AINDA NÃO FOI FORMADA

Arlindo Dantas (reprodução)
O prefeito eleito Arlindo Dantas ainda não definiu quem vai compor a sua equipe de transição para atuar no final da gestão do GOverno Norma Ferrira.

A equipe tem a função de apurar junto à atual administração, os dados que permitam diagnósticos sobre os quadros funcional, estrutural e financeiro do Município.

De acordo com o deputado estadual Fábio Dantas (PHS), que coordenou a campanha do pai e deve colaborar com a gestão, antes o contador Amarildo Cavalcante e o funcionário de carreira do município Antonio Marcos Freire irão solicitar informações iniciais como Folha de Pessoal com todos os detalhes; Patrimônio adquirido nos últimos oito anos e Relação de fluxo de caixa e débitos do fim da gestão - caso existam.

De posse desses dados, a equipe começa o trabalho e com o diagnóstico final o novo prefeito deve traçar o planejamento da sua gestão, determinando as primeiras ações de governo.

CANDIDATOS TÊM UMA SEMANA PARA RETIRAR SUAS PROPAGANDAS ELEITORAIS DA CIDADE


Até o próximo dia 7 os candidatos que deixaram suas marcas de campanha pela cidade, seja nos muros, casas, paredes ou com placas afixadas em locais públicos, deverão retirá-las se não quiserem descumprir com a legislação eleitoral.

Em Mipibu, alguns já se preocuparam em mandar retirar seus nomes dos muros, por exemplo, mas basta andar pelas ruas de qualquer parte da cidade para verificar que a maioria ainda permanece. Se descumprirem os candidatos, eleitos ou não, estão sujeitos às sanções da Justiça Eleitoral podendo ser multados, além de estarem agindo de forma errônea poluindo visualmente a paisagem urbana.

A legislação determina que os candidatos limpem a cidade da propaganda, no máximo, 30 dias depois da votação. Pelo Código Eleitoral, os candidatos são obrigados a retirar a propaganda eleitoral afixada durante o pleito. A fiscalização e notificação dos candidatos com propagandas irregulares cabem ao juiz especial do pleito e ao Ministério Público Eleitoral (MPE).

Após o prazo de 30 dias dado pela Justiça para a retirada das propagas eleitorais, a fiscalização do material é de responsabilidade da Vara Ambiental.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

BANCO DO BRASIL CONTINUA FUNCIONANDO SEM CAIXAS ELETRÔNICOS EM MIPIBU

Sacar dinheiro na agência do Banco do Brasil em Mipibu, só se for no caixa manual. Reaberta desde a quinta-feira, 25, a unidade bancária, assaltada e explodida no mês de julho passado, ainda não dispõe de caixas eletrônicos.

Apenas um caixa eletrônico está instalado, porém, apenas para funções de depósito, pagamentos e consultas. Internamente o atendimento ao cliente já acontece.

A agência ainda não foi totalmente recuperada. Sua reabertura estava prevista para novembro, mas a direção do banco optou por adiantar parte dos serviços para amenizar os prejuízos à população. Reparos ainda estão sendo feitos na estrutura do prédio e não foi divulgada nenhuma data para que os serviços se normalizem por completo.

ÔNIBUS UNIVERSITÁRIO RETORNA NA QUINTA-FEIRA SEM GARANTIAS DE QUE PROBLEMA NÃO SE REPITA


Após o protesto realizado pelos estudantes universitários de São José de Mipibu nas ruas da cidade durante a quinta-feira passada, o retorno dos ônibus escolares para transportá-los até Natal vai ocorrer na próxima quinta-feira, 1º de novembro, segundo a Secretária de Educação do Município, Cláudia Barros.
foto Alexandre Freire
Apesar do retorno, não foram apresentadas garantias de que o problema deixe de acontecer. A empresa responsável pelo transporte retirou um dos ônibus sem avisar. A secretária informou que, em conversa com a prefeita Norma Ferreira recebeu a confirmação e a garantia de que a mesma empresa regularizará o serviço. "Eu fiz o meu papel de trazer os ônibus de volta junto á prefeita. Ela garantiu", disse a Cláudia Barros.

Barros não soube informar se a prefeita Norma recebeu alguma garantia de cumprir corretamente com o serviço por meio de algum novo contrato ou algum acordo, tampouco se a empresa será punida, mas disse acreditar que o repasse do pagamento pelo serviço do mês de outubro não deverá ser feito em sua totalidade, já que o serviço ficou pela metade.

CÚPULA DA IGREJA CATÓLICA FARÁ EM NISIA FLORESTA A ABERTURA DA 50ª CAMPANHA DA FRATERNIDADE



O arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira, anunciou durante o encerramento do IV Congresso Eucarístico em São José de Mipibu que os bispos da CNBB, o núcio apostólico e toda a cúpula da Igreja Católica no Brasil realizará a abertura da Campanha da Fraternidade 2013 na comunidade de Timbó em Nísia Floresta.

O bispo explicou que foi na comunidade que a campanha foi iniciada pelo bispo Dom Eugênio Sales, que faleceu neste ano. Por isso a edição comemorativa aos 50 anos da Campanha terá sua abertura lá.

Em 2013 a campanha traz como tema "Fraternidade e Juventude" e como lema, "Eis-me aqui, envia-me". Em Mipibu, o pároco padre Matias Soares já anunciou que em todos os momentos celebrativos da paróquia o tema central será: "Jovens cristãos, no Ano da Fé, ide e fazei discípulos de Jesus Cristo em toda a paróquia!".

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ESTUDANTES DE AREIA BRANCA ESTÃO SEM ÔNIBUS ESCOLAR



Os estudantes da comunidade Areia Branca, zona rural de São José de Mipibu, estão sem ônibus para estudar nas escolas do centro da cidade. "Isso e uma vergonha o ônibus escolar de Areia Branca não está passando. Logo no final de ano. Que prefeitura é essa de São José?", questionou um dos estudantes pela rede social Facebook.

Segundo o mesmo, os alunos estão precisando se deslocar para a margem da BR 101 para tomar um ônibus.

Além de Areia Branca, outro caso envolvendo ônibus escolar está sendo questionado. Nesta terça-feira, 30, a prefeitura de São José de Mipibu deverá emitir algum parecer aos estudantes universitários que estão sem ônibus pela manhã e com apenas um veículo á noite para irem estudar em Natal.

Quase 200 alunos estão sendo prejudicados nos dois horários e depois de um protesto realizado pelos estudantes na sexta-feira passada, 26, a secretária Municipal de Educação, Cláudia Barros, solicitou um prazo que se encerra nesta terça.

EM MUSICAL GRUPO PASSUS CONTA OS 250 ANOS DA PARÓQUIA DE MIPIBU



Os 250 anos da Paróquia de Santana e São Joaquim em São José de Mipibu foram contados com arte pelo grupo Passus na noite de ontem, 28, após o encerramento do IV Congresso Eucarístico, iniciado desde o domingo, 21.

 No Centro Social e Pastoral, os jovens do grupo de dança apresentaram o espetáculo “Fragmentos: uma história de fé”, narrado em forma de cordel pela personagem âncora, Ana, em alusão à padroeira da cidade, Santana.

O espetáculo relembrou a vida religiosa da cidade desde o período colonial, quando os índios Mopebus ainda habitavam as terras que hoje acolhem o povo de Mipibu e foram evangelizados pelos frades capuxinhos.




A educação religiosa pelos franciscanos  na “Terra de Engenhos”, onde predominaram os senhores de engenho e os escravos também foi contada por meio de música. Durante toda a sequencia de Atos, o grupo utilizou-se de recursos audiovisuais, onde imagens retratando cada período interpretado eram mostrada como plano de fundo do cenário.


Um dos pontos altos da apresentação foi a homenagem prestada a todos os religiosos e religiosas que ajudaram a construir a história da paróquia, relembrando seminaristas, padres e bispos mipibuenses.



Os aplausos se intensificaram quando o grupo levou ao palco o ator representando Monsenhor Antônio Barros, que por mais de 30 anos ficou à frente da paróquia, retratando um pouco de sua história desde a ordenação até quando faleceu.


A homenagem aos padroeiros Santana e São Joaquim também chamou a atenção do público. Vários momentos vivenciados pela comunidade católica da cidade, inclusive fatos recentes, como a reforma da barroca igreja Matriz, foram mostrados em fotografias no telão enquanto o grupo apresentava coreografias de músicas que retratavam a história.



O espetáculo foi dirigido pela dançarina Emília Amorim e pelo seminarista Jarbas Batista. Ao final em meio aos aplausos do público, os bispos Dom Jaime e Dom Matias que assistiram toda a apresentação com o padre Matias, parabenizaram pessoalmente o grupo.




O evento foi aberto ao público, não teve fins lucrativos e contou com o apoio de diversos parceiros para figurino, cenário, som, divulgação, iluminação e produção.

CRISMA, PROCISSÃO E MISSA ENCERRAM CONGRESSO EUCARÍSTICO DE MIPIBU


O domingo, 28, foi movimentado na Paróquia de Santana e São Joaquim em São José de Mipibu. A Igreja celebrou Os 250 anos da paróquia com o encerramento do IV Congresso Eucarístico iniciado oito dias antes. Para tanto atraiu uma multidão de fiéis à Igreja Matriz para as celebrações ministradas pelo pároco da cidade, Padre Matias Soares e pelos arcebispos metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira e Emérito, Matias de Macedo.


Pela manhã, um recorde na história da paróquia: 280 pessoas, em sua maioria jovens, de todas as comunidades da cidade receberam o sacramento do Crisma. A missa começou após as 9h e teve cerca de duas horas e meia de duração.
Padre Murilo, de Parnamirim, também crismou junto ao bispo e ao padre Matias
Lotada, a Matriz de Santana e São Joaquim foi palco para os jovens que, segundo os dogmas da Igreja, confirmam no sacramento do Crisma todas as promessas direcionadas à Deus quando foram batizados pelos seus pais na infância.


“Vivam este dia como algo que se constitui para si uma sequencia da vivência na fé em Cristo: o crescimento da fé daqueles que já se batizaram e agora conscientemente recebem a responsabilidade de continuar seguindo a Cristo”, declarou o arcebispo Dom Jaime durante a missa.

O padre Matias, convocou os crismados para assumirem seu papel de cristãos frente à paróquia. “Se vocês (jovens) tiverem consciência da força que têm, nós faremos uma revolução nesta paróquia”, declarou. O padre também homenageou aos catequistas responsáveis pela formação dos jovens para receberem o sacramento.

ENCERRAMENTO




À tarde o Congresso Eucarístico foi encerrado com uma procissão que percorreu algumas ruas do centro da cidade. O arcebispo emérito Dom Matias, acompanhado por uma multidão de fiéis carregou o Santíssimo Sacramento (hóstia Consagrada) como forma de levar bênçãos à população da cidade.



Prestes à chegar à Igreja Matriz, o pároco padre Matias Soares recebeu de suas mãos o Santíssimo que foi aclamado pelos fiéis que acompanharam a missa de encerramento celebrada no largo da Igreja em um palco montado para a ocasião.


A missa campal foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira.
Ao final os bispos e o padre Matias descerraram as bandeiras da cidade, do Congresso e o estandarte de Santana e São Joaquim, padroeiros da cidade.

E no interior da Matriz descerraram a placa alusiva ao IV Congresso Eucarístico.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ESTUDANTES PROTESTAM, MAS DEFINIÇÃO DE RETORNO DE ÔNIBUS FICA PARA TERÇA-FEIRA

  
 
Um grupo de estudantes universitário saiu na manhã de hoje pelas ruas do centro de São José de Mipibu em uma passeata de protesto contra a deficiência no transporte que os leva para suas respectivas faculdades em Natal. Foi a primeira vesz que os jovens da cidade se mobilizaram numa ação como esta.



Eles se concentrarm na Praça da Saudade onde confeccionaram cartazes com frases de ordem. Em seguida, sairam em direção à Secretaria Municipal de Educação, em frente á prefeitura.


Os jovens questionam a qualidade do transporte escolar para os universitários, além da retirada do veículo do turno da manhã e de um veículo no turno da noite há mais de duas semanas (antes eram dois, em trajetos diferentes). A prefeitura contratou uma empresa para realizar o transporte que durante todo o ano vem causando problemas aos alunos.


Hoje, a secretaria de Educação do município, Cláudia Barros recebeu os manifestantes e se propôs a mediar um diálogo com as outras secretarias envolvidas (Transportes e Administração). "Vou sentar com a prefeita e com o secretário de transpotres e tenho até terça-feira para dar um retorno aos estudantes", disse Claudia.

Segundo conta, o secretário de transportes, João Corsino, comunicou-lhe que a empresa licitada retirou um onibus sem aviso prévio. "Estamos trabalhando em cima disso para substituir e precisamos de tempo para isso. Acredito que na terça feira estaremos com tudo resolvido", prevê a secretária.


Para os alunos, o problema vai persistir, mas eles dizem que não vão parar com a movimentação. "A gente vai esperar, mas continuaremos nos mobilizando pelo facebook e se não resolber vamos encaminhar denúncia aos órgãos competentes", relata o estudante Jhonnata Carvalho, um dos mobilizadores do protesto.

Participaram ainda das conversas os vereadores eleitos Jota Veras (PRB), que acompanhou o protesto, uma vez que também utiliza o veículo escolar e a vereadora Cida Maria (PP) que estava presente ao diálogo. "Esse foi o primeiro passo e agora também vamos cobrar leis que garantam nossos direitos, já que tivemos aqui os vereadores", ressalta Jhonnata.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...